O que é o círculo cromático e para que serve?

Hoje vamos falar de uma ferramenta poderosa, o círculo cromático, um instrumento que vai te ajudar a criar paletas de cores criativas, equilibradas e cheias de personalidade.

Vamos te explicar direitinho os principais conceitos do círculo cromático e como aplicar cada um deles. Topa o desafio?

O que é círculo cromático?

Como o próprio nome diz, é um círculo composto por 12 cores: primárias, secundárias e terciárias, com suas diferentes nuances. A principal finalidade do círculo cromático é nos auxiliar a fazer combinações de cores interessantes e cheias de harmonia.

Afinal, quem nunca ficou em dúvida na hora de fazer uma combinação de cores?

Antes de mais nada, entenda os principais termos do círculo cromático.

Curiosidade: O círculo cromático mais conhecido atualmente foi criado por Isaac Newton, por isso também é chamado Círculo de Newton.

Cores primárias, secundárias e terciárias

  • Cores primárias são as cores puras: amarelo, vermelho e azul.
  • Cores secundárias são formadas a partir da mistura de cores primárias: laranja (amarelo + vermelho), verde (azul + amarelo) e violeta (vermelho + azul).
  • Cores terciárias: são geradas a partir da mistura dos dois primeiros tipos, como vermelho alaranjado, azul arroxeado, etc.
  • Nuances são as diferentes graduações, ou intensidade de uma cor, como, por exemplo, os diversos tons de vermelho.

Cores quentes, frias e neutras

No círculo cromático existe uma divisão entre as cores quentes e as frias.

As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de calor. Fica fácil de entender se associarmos ao fogo. São elas: vermelho, rosa, amarelo, laranja e todas as suas nuances.

No caso das cores frias, estão mais associadas à água e ao frio: azul, verde, violeta e lilás.

Você deve estar se perguntando, onde o preto, branco e o cinza entram nessa história? Essas são cores neutras, quando olhamos para elas não percebemos nem a sensação de calor e, nem de frio.

Como usar o círculo cromático

Existem muitas formas de harmonizar as cores usando o círculo, aqui vamos falar das mais utilizadas.

Cores análogas

Olhando para o círculo, análogas são as cores vizinhas. Exemplo: Violeta, roxo e lilás.

Quando escolhemos cores análogas, temos combinações de tonalidades semelhantes, o resultado é uma sensação de união harmônica.

Todos os meses a artesã Júlia, da Sandalo e Cedro, compartilha aqui no blog paletas de cores inspiradoras utilizando os conceitos do círculo cromático. Em agosto ela criou uma paleta com cores análogas usando o vermelho e rosa que ficou um arraso!

Cores de agosto

Cores complementares

Cores complementares são aquelas que ficam no lado oposto do círculo e, apesar disso, combinam perfeitamente entre si. Por exemplo: verde e rosa ou violeta e amarelo.

É uma harmonia contrastante, cheia de energia e que geralmente chama a atenção.

Veja a paleta de outubro, podemos identificar as combinações lindamente contrastantes.

paleta de cores

Ah! Junto com as paletas do mês, convidamos artesãos para compartilhar receitas exclusivas e gratuitas, usando a seleção de cores escolhidas. Não deixe de conferir!

Na paleta de novembro, identificamos uma combinação entre cores análogas e complementares, além disso, a Julia explorou também o conceito de cores quentes e frias. Deu nó no cérebro?  Calma que vamos explicar direitinho!

Paleta de cores

A artesã escolheu duas cores quentes de tonalidades análogas, vermelho e laranja. Para contrastar, ela combinou com duas cores frias e complementares a elas, o azul piscina e lavanda, cores análogas entre si. O resultado ficou muito interessante, não acha?

Cores tríades

Tríades é uma composição feita com três cores, escolhidas através de um triangulo imaginário, sobreposto ao círculo cromático. Exemplo: roxo, vermelho e verde.

O resultado é uma combinação colorida e contrastante, mas que harmoniza entre si. Como a paleta de julho, que teve verde, laranja e roxo. Já tinha imaginado juntar essas cores antes?

Paleta de Julho

Esse mesmo conceito foi utilizado na paleta de março com a tríade azul, violeta e amarelo.

Dica: Disponibilizamos uma receita de saia linda, usando essa paleta. Vai lá dar uma olhadinha!

paleta de cores fio Bella

paleta de cores fio Bella

Tom sobre tom

Uma composição tom sobre tom é monocromática, escolhemos uma única cor e suas variações de intensidade.

O efeito contrastante é alcançado com a combinação de diferentes tonalidades, criando uma espécie de degradê. Como a Saia Quadrados que publicamos a receita recentemente aqui no blog.

Crochê de Verão

Esse conceito também foi aplicado na paleta de junho que teve uma temática mais natural.

paleta de cores

Conhecer o círculo cromático vai te ajudar a fazer combinações ousadas e, ao mesmo tempo, equilibrada! Podemos dizer que é um caminho seguro para se arriscar no mundo das cores.

E se você quiser saber quais são as principais tendências de cores para 2022, não deixe de ler o post que publicamos sobre esse assunto.

Se esse post te ajudou, não deixe de compartilhar!

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top