No museu temos a oportunidade de mergulhar em diferentes épocas, culturas e estilos artísticos. Cada peça exposta conta uma história única e carrega consigo uma riqueza de detalhes, padrões e texturas. Essa diversidade é uma verdadeira fonte de inspiração. Os museus nos oferecem um vasto repertório visual que pode ser traduzido em novos projetos cheios de personalidade.
Ao admirar pinturas, esculturas e outras obras de arte, somos convidados a viajar para além das fronteiras da realidade e explorar novos mundos. Quando as obras são feitas com técnicas conhecidas por nós, isso é ainda mais poderoso.
Conheça o trabalho de cinco artistas das artes têxteis.
Selecionamos cinco artistas das artes têxteis para que você conheça melhor o trabalho deles e se deixe influenciar pelas suas criações.
Alex Rocca – Técnica tufting
Alex Rocca é um artista, designer e cenógrafo reconhecido por criar peças de tapeçaria escultórica. Inspirado por diversas referências do dia a dia, como cinema, design de interiores e arquitetura, ele utiliza o tufting (técnica de tapeçaria também conhecida como tufagem) em seu trabalho, explorando o efeito 3D em formas geométricas abstratas em suas tapeçarias de parede. Inicialmente, Alex focava em peças comerciais com formatos simples e planos, mas ao longo do tempo, ele passou a desenvolver trabalhos mais conceituais e artísticos, adicionando texturas e volumes aos projetos. Para compor suas obras ele utiliza lã e uma variedade de fios com diferentes espessuras.
Anne Galante – Técnica crochê
Anne Galante é uma artista versátil que atravessa os universos da moda, decoração, arte e street art por meio do crochê. Com um talento excepcional, ela já trabalhou com marcas renomadas e em projetos especiais para diversos arquitetos. Anne transformou o crochê em arte, criando cenários e objetos que desafiam a imaginação. Foi então que teve a brilhante ideia de unir o grafite com o crochê, resultando em um projeto único, repleto de personalidade e delicadeza. Anne cria desenhos em áreas internas e externas, aplicando o crochê de forma inusitada e surpreendente. Seu trabalho é uma verdadeira manifestação de sua paixão pelo crochê e pela arte em todas as suas formas.
Jessica Costa – Técnica tufting
Jéssica Costa também encontrou sua paixão na técnica de tapeçaria tufting. Embora já tenha trabalhado com tricô em tear (Lanofix), bordado e tricô com agulhas, sua formação têxtil e em moda, a levaram a enxergar o tecido como uma matéria-prima incrivelmente maleável e poderosa. Jéssica percorre um processo de “pintura”, mas diretamente com fios e lãs. Ela utiliza diferentes fios e tecidos simultaneamente para criar matizes e nuances, resultando em belas variações cromáticas. Criou a ocupação artística: Te Espero Aqui Dentro, que está em exposição no Espaço Café do Centro Cultural FIESP em São Paulo, até 28 de janeiro de 2024.
Karen Dolorez -Técnica crochê
Karen Dolorez descobriu o crochê ainda na infância e, ao longo dos anos, percebeu sua afinidade com trabalhos manuais. Com um olhar artístico, ela incorporou essa técnica em sua obra como meio de expressão. Em seu trabalho, Karen utiliza o corpo como forma de protesto, representando-o por meio de diversas linguagens têxteis. Ela chama a atenção para questões relevantes do universo feminino, levantando bandeiras, provocando debates e inspirando reflexões sobre temas contemporâneos. Sua arte possui um propósito significativo, valorizando o ato de tecer realizado por mulheres, que historicamente se expressam através dos fios. Essa prática carrega referências e tradições culturais transmitidas de geração em geração. Karen já criou murais expostos nas ruas, democratizando a arte e criando um espaço de expressão acessível a todas as pessoas.
Thiago Rezende – Tecnica crochê
Thiago Rezende é formado em artes plásticas e sempre explorou diversos materiais em seu trabalho. Aprendeu os primeiros pontos de crochê no YouTube e logo percebeu a versatilidade dessa técnica, compreendeu que com um simples fio é possível criar qualquer coisa, inclusive peças tridimensionais. Thiago navega por diferentes universos, cria peças de decoração, moda e esculturas, nenhuma delas óbvia. Um exemplo é a sua série intitulada “Corações Selvagens”, uma coleção feita com a técnica de amigurumis, em formato de coração e com a aplicação de elementos inusitados. Suas criações são verdadeiras expressões da sua criatividade e habilidade artística.
Museu Têxtil
Por último, para te inspirar ainda mais, gostaríamos de compartilhar o perfil do Museu Têxtil no Instagram, fundado em 2020 em São Paulo por Rodrigo Franzão e atualmente localizado em New Orleans (EUA). O principal objetivo deste museu é divulgar o trabalho de mentes criativas que utilizam técnicas têxteis em suas criações, promovendo a arte têxtil, incentivando a produção de novas obras.