Karen Dolorez, descobriu no crochê uma forma poderosa de expressão

Hoje vamos conhecer o trabalho da Karen Dolorez, uma artista talentosa que descobriu no crochê uma forma poderosa de expressão e ativismo.

A Karen aprendeu crochê ainda na infância, ao longo do tempo foi se desenvolvendo e percebeu que tinha facilidade com trabalhos manuais.  Até que quando saiu de sua cidade natal, Bauru, e se mudou para São Paulo, colocou um olhar mais artístico para essa técnica e incluiu em sua obra como meio de expressão.

Em seu trabalho ela utiliza o corpo, como forma de protesto, representado através de diversas linguagens têxteis, chamando a atenção para questões importantes do universo feminino, levantando bandeiras, provocando debates e reflexões sobre diversos temas contemporâneos.

 

A arte feminina de tecer

É uma arte cheia de propósito que valoriza o tecer realizado por nós, mulheres, que sempre nos expressamos através dos fios. Afinal, esse habitualmente foi um saber associado ao feminino, que carrega referencias e tradições culturais, passada através de gerações de mãe para filha.

As obras da Karen são cheias de sensibilidade e delicadeza, em alguns momentos os fios revelam ternura, em outros uma dramaticidade inquietante.

O currículo da artista é bem diversificado, têm quadros, instalações, esculturas, performances, cenários e incríveis murais, sempre usando a tecelagem.

 

Murais expostos na rua

É tão legal caminhar pelas ruas e ver obras de arte espalhadas pela cidade, não é mesmo? Pois, saiba que a Karen também navega por esses mares! Ela já criou alguns murais que ficaram expostos na rua, democratizando a arte e criando esse espaço de expressão acessível a qualquer pessoa. Uma porta aberta ao diálogo entre a artista e o público. Um trabalho que envolve muita pesquisa de referências e estudo gráfico até ficar pronto e encantar a todos.

Sabemos que é muito difícil não tocar em algo feito em crochê, afinal, a maciez de sua textura é sempre muito atraente. A proposta da Karen é justamente provocar essa interação tátil do público com os seus trabalhos, proporcionado assim, experiências sensórias.

Já teve obras selecionadas para a Bienal de Artes do Sesc, participou de diversas exposições, festivais de arte e teve um projeto contemplado pelo PROA, além de ter exposto em diversos muros desse Brasil.

A gente queria aproveitar que hoje é Dia do Artista para parabenizar a Karen Dolorez e todos os artistas que com seus talentos nos provocam e encantam.

Conta pra gente, você já conhecia o trabalho da Karen Dolorez?

Já que estamos falando de arte, aqui vai mais uma dica, leia o post sobre a Anne Galante, mais uma artista maravilhosa que trabalha com crochê.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top