No post de hoje você vai encontrar livros de escritoras contemporâneas, com temáticas atuais, poesias, dica para as mamães e clássicos da literatura brasileira. Uma seleção fascinante para leitoras eventuais e bookaholic (viciada em livros).
4 Livros clássicos de escritoras brasileiras
Os quatro títulos escolhidos são bastante significativos para cada uma dessas escritoras, mulheres maravilhosas que estiveram sempre na vanguarda, é uma forma de apresentar cada uma delas, caso você não conheça.
A hora da estrela – Clarice Lispector
A Hora da Estrela, mostra as desigualdades da nossa sociedade e provoca reflexões sobre as questões relacionadas às classes sociais. Conta a história de Macabéa, jovem alagoana de 19 anos que vive no Rio de Janeiro. Pobre e solitária, vive sem perspectiva, não pensa no futuro e nem é capaz de projetar sonhos de uma vida melhor.
Um clássico da literatura brasileira, foi a última obra de Clarice Lispector, escrito quando a escritora sabia que a morte estava próxima, por isso colocou um pouco de si nas personagens. Tem apenas 88 páginas, é um verdadeiro convite para conhecer melhor o trabalho dessa brilhante escritora.
As Meninas – Lygia Fagundes Telles
As Meninas, se passa na época da ditadura militar e trata assuntos polêmicos em meio a repressão. Num pensionato de freiras paulistano, em 1973, três jovens universitárias começam suas vidas adultas de maneiras bem diversas. Lorena é rica, vem de uma família tradicional, namora um homem casado, mas permanece virgem. Ana Clara, usuária de drogas, é linda e se divide entre o noivo rico e o amante traficante. Lia, atua em um grupo da esquerda armada e sofre pelo namorado preso.
Um livro aclamado pela crítica e um dos mais populares de Lygia Fagundes Telles, que é membro da Academia Brasileira de Letras.
Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus
Quarto de despejo é o diário da escritora Carolina Maria de Jesus, que antes do lançamento desse livro era uma anônima mulher preta, moradora da favela do Canindé, que tirava o seu sustento e dos três filhos catando lixo. A obra é um relato brutal desse cotidiano, da invisibilidade social, fome e racismo.
Apesar do pouco estudo e do estilo simples de escrever, Carolina Maria de Jesus é considerada uma das mais importantes escritoras do país.
Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais – Cora Coralina
Um livro excelente para quem gosta de poesia com pitadas de cotidiano. Cora Coralina, uma das homenageadas da Coleção Mulheres Maravilhosas da Pingouin, relata a simplicidade de sua vida no interior de Goiás, a realidade das mulheres, o tempo, o amor ao próximo e vários outros assuntos interessantes do dia a dia. Tem um estilo delicado, cheio de afeto.
Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais foi o primeiro livro da escritora, lançado quando ela tinha 75 anos, provando que nunca é tarde para realizarmos um sonho.
6 Livros de escritoras brasileiras contemporâneas
Eugênia e os robôs – Janaína Tokitaka
A primeira dica é um livro infanto-juvenil, para oferecer uma opção interessante às mães que querem incentivar seus filhos a ler. Eugênia e os robôs é a história de uma menina de 11 anos bem diferente, apaixonada por livros de mecânica e elétrica que adora montar e desmontar os aparelhos eletrônicos de sua casa. Eugênia não entende os humanos, sofre bullying na escola e não tem amigos. Cansada de ficar sozinha, ela decide, criar seus próprios amigos.
Essa é uma obra de Janaína Tokitaka escritora e ilustradora, formada em Artes Plásticas pela ECA-USP. É autora de outros 11 livros de literatura infantojuvenil, escritos e ilustrados por ela.
Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis – Jarid Arraes
O livro fala sobre 15 heroínas negras que foram completamente apagadas da história brasileira. Uma obra maravilhosa, primeiro por resgatar a memória dessas mulheres extraordinárias, segundo por ser escrito em cordel, um estilo literário que possui uma cadência única e dá um toque épico a narrativa. Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis é uma leitura rápida e imperdível!
Jarid Arraes é um dos principais nomes da literatura de cordel, tem mais de 70 títulos publicados entre prosas, poesia, contos e cordéis. Em 2019 ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Literatura na categoria contos e crônicas.
O Matador
O Matador conta a história de Máiquel, um simples vendedor de carros usados que comete um assassinato. A partir desse evento desastroso ele passa a ser procurado por pessoas influentes que querem “resolver problemas”, se transformando em um assassino de aluguel. O livro, contado em primeira pessoa, é envolvente, tem ritmo acelerado e transporta o leitor para dentro da mente do personagem principal.
Essa obra recebeu o prêmio Prix des Deux Océans, e posteriormente foi adaptada para o cinema (filme: O homem do ano). Patrícia de Melo começou sua carreira escrevendo roteiros para a tv e cinema e só depois enveredou para a literatura. Em 1999, a revista Time incluiu a escritora entre os cinco melhores autores latino-americanos do novo milênio.
Ponciá Vicêncio – Conceição Evaristo
Ponciá Vicêncio é a personagem principal do livro, sua trajetória é contada desde a infância até a idade adulta, analisando seus sentimentos e ressentimentos, bem como suas relações com familiares e amigos. A luta de Ponciá para sair da pobreza, questões raciais e de gênero também são abordadas nessa obra. A história, não é linear, e essa é uma das características que fazem esse livro ser tão especial, daqueles que a gente devora e fica louca para saber o final.
Conceição Evaristo ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura em 2015, é uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, sua obra contempla poesia, romance, conto e ensaios. Suas protagonistas são mulheres pretas, como ela, o que lhe permite fazer reflexões profundas sobre as desigualdades raciais.
Tudo é rio – Carla Madeira
Tudo é rio narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso. O livro é cheio de contrastes e realidades dissonantes, os personagens são interessantes, escrito sem meias palavras. Um livro que é tão envolvente que a gente não quer que termine.
Carla Madeira foi a segunda escritora mais lida do Brasil em 2021, seu livro Véspera (lançado em 2021) vendeu aproximadamente 80 mil exemplares em apenas 4 meses.
Vida Trans: a Coragem de Existir
Vida Trans: a Coragem de Existir é uma coleção de relatos de quatro pessoas trans que precisam lidar com a descoberta de suas identidades, com o preconceito e as mudanças que esse reconhecimento trouxe para suas vidas. Uma leitura obrigatória, que gera empatia e compreensão.
Amara Moira é travesti, bissexual, feminista, escritora e doutoranda em teoria e crítica literária pela Unicamp. João W Nery é psicólogo, consultor em gênero e sexualidade, escritor, ativista dos direitos humanos e o primeiro homem trans a ser operado no Brasil, em 1977. Márcia Rocha é empresária, advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual da OAB seção São Paulo, com assento no Comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health, pós-graduada em Educação Sexual pela UNISAL, e travesti. T. Brant é homem trans, modelo e estudante de Interpretação direcionada para cinema e TV, considera-se um eterno apaixonado pela essência das pessoas e das coisas, tanto que gosta de traduzi-las em palavras.
Projeto Tecendo Livros
O Projeto Tecendo Livros foi criado pela artesã Débora Alves, com o apoio da Pingouin, e une duas de suas paixões: livros e crochê.
O objetivo do projeto é apresentar bons livros, de autores e países diferentes, algumas vezes desconhecidos, para provocar experimentação, inspirar e enriquecer o nosso repertório cultural e de referências. Em paralelo a isso a artesã ensina técnicas e receitas de crochê inspiradas nessas obras.
Todos os meses a Débora realiza uma live no perfil da Pingouin, no Instagram, em que comenta o livro do mês e ensina o passo a passo de uma peça em crochê. Nessa mesma live, ela indica qual será a obra do mês seguinte. Caso tenha dúvidas sobre a receita, a gente posta todos os detalhes aqui no blog.
Veja abaixo os livros que já passaram pelo Projeto Tecendo Livros.
A Pediatra, de Andrea Del Fuego *
Assista aqui a live sobre o livro “A Pediatra”.
Veja aqui a receita do urso ragdoll, inspirado no livro “A Pediatra”.
De Amor e de Sombras, de Isabel Allende
Assista aqui a live sobre o livro “De Amor e de Sombras”.
Veja aqui a receita da bolsinha de crochê inspirada no livro “De Amor e de Sombras”.
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid.
Assista aqui a live sobre o livro “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”.
Veja aqui a receita do colete Evelyn inspirado no livro “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”.
Fique Comigo da autora Ayobami Adebayo
Assista aqui a live sobre o livro “Fique Comigo” da autora Ayobami Adebayo.
Veja aqui a receita da faixa de cabelo inspirada no livro “Fique Comigo” da autora Ayobami Adebayo.
É assim que acaba, de Colleen Hoover
Assista aqui a live sobre o livro “É assim que acaba”.
Veja aqui a receita do bolero inspirado no livro “É assim que acaba”.
A Livraria Mágica de Paris, de Nina George
Assista aqui a live sobre livro “A Livraria Mágica de Paris”.
Veja aqui a receita do porta cartas inspirado no livro “A Livraria Mágica de Paris”.
3 comentários em “10 livros incríveis de escritoras brasileiras”
Que show! Adorei!
Blz! Ainda não vi todos as lives mais aos.poucoa vou fazendo o dever de casa. Estou adorando este espaço com.a Débora. Parabéns Débora e Pingouin pelo projeto
Indicações maravilhosas. Das contemporâneas li poucas. A última sugestão A livraria mágica de Paris amei.