Jaime o Urso amigurumi ragdoll com Fio Pingorumi – Projeto tecendo livros

Confira a receita do projeto Tecendo Livros com Débora Alves de um fofo Urso amigurumi costurado no estilo ragdoll todo feito com o novo Fio Pingorumi.
Urso amigurumi

Em homenagem a um personagem do livro A Pediatra, de Andrea Del Fuego, do projeto Tecendo Livros com a artesã Débora Alves, confira a resenha do livro e a receita de um ursinho todo feito com 1 disco do fio Pingorumi.  O nosso urso amigurumi será tecido usando a técnica do ragdoll (em tradução livre, “boneca de pano”) em crochê, que consiste basicamente na costura de dois painéis iguais, formando um boneco com volume, que pode tanto ser usado como brinquedo, quanto decorar ambientes em sua casa.

Urso amigurumi

“Não estamos fazendo nada de errado”

Resenha de A Pediatra- por Débora Alves

A Pediatra, de Andréa del Fuego, é um livro controverso, para dizer o mínimo. Algumas pessoas me escreveram dizendo que largaram no meio por raiva da protagonista, outras me agradeceram a indicação porque tinham adorado o livro.

O livro conta a história de Cecília, uma pediatra neonatologista que não gosta de crianças (nem das mães das crianças). Para ela, a medicina é algo mecânico, técnico, sem envolvimento humano. Não é de se estranhar que ela deteste tudo que envolve visões humanizadas de parto e as desconstrói com sarcasmo e cinismo.

Filha de um médico (mais dedicado que ela) e uma enfermeira, Cecília pouco se relaciona com as outras pessoas. Sabemos muito o que ela pensa e quase nada sobre o que diz. 

Para se aproximar de um pediatra que ameaça tirar sua parceria com os obstetras, Cecília se finge de gestante e se matricula numa escola de yoga chamada Mãe Prana, frequentado por “grávidas prontas para se opor ao sistema médico do Itaim, sem sair do Itaim”.

Paralelamente, começa um romance com um homem casado, cuja esposa está grávida. Tudo em nossa protagonista é moralmente questionável. Por mais que Celso, o amante, não tenha muita importância (Cecília pouco fala com ele), ele é a ponte para que ela conheça partes de si que prefere ignorar. 

Em primeira pessoa, Andréa del Fuego narra a vida (ou os pensamentos) dessa protagonista que amamos odiar. Com todo seu sarcasmo e comportamentos questionáveis, Cecília é uma pessoa frágil, com muitas questões a serem resolvidas, com medo de mergulhar em si mesma.

Na primeira metade do livro, a pediatra persegue Jaime (pediatra de visão diferente da sua) e a doula, quem ela enfrenta mais diretamente. Na segunda metade, o alvo da sua obsessão é Bruninho, filho de Celso.

Eu acredito que Cecília provoque reações apaixonadas (tanto boas quanto ruins) porque ela tem um pouco de cada um de nós. Ninguém é essencialmente bom ou essencialmente ruim. Temos nuances desses dois lados. Somos luz e sombra. A “irritação” com a personagem vem justamente da identificação que, sem querer, sentimos.

Livro curto, porém muito impactante!

“Impossível não se deixar seduzir pela fúria insana de Cecília, a pediatra canalha. Adepta da cesariana com data marcada, a doutora detesta crianças e partos humanizados, tem desprezo pelo sofrimento materno e checa o Apgar dos recém-nascidos com a indiferença de quem segue uma receita de bolo. Tudo é permitido aos que carregam um estetoscópio no pescoço, crê a moça na sua soberba médica. O humor vil de Del Fuego tanto choca quanto fascina, nesse cirúrgico absurdo literário passado no sacrossanto momento do parto” – Fernanda Torres

Ficha técnica

Livro: “A Pediatra”

Autor: Andréa Del Fuego

Páginas: 160

Selo: Companhia das Letras

Urso amigurumi

Baixe a apostila com a receita do croche feito inspirado no livro no formulário abaixo.

E se fizer o Jaime, nos marque com a #tecendolivros e #fiospingouin em um post nas suas redes sociais, pois amamos ver e compartilhar o trabalho de toda comunidade artesanal Pingouin!

Feito com por Débora, Feito com amor, Feito com Pingouin

 

 

pingorumi

Sobre o PINGORUMI: 

O Pingorumi traz um novo conceito de amigurumis. Apresentando um novo formato (Disco) o Pingorumi vem com 4 cores em cada disco que é o suficiente para confecção de um Pingorumi G ou dois Pingorumis P. Com um fio 100% acrílico muito macio ele deixa sua criação com um toque super fofo e super fácil de lavar. Os discos acompanham um QR CODE no verso do rótulo onde é possível acessar a receita completa e 02 vídeos de apoio.

Composição: 100 % acrílico/ 100g/ 219m/ TEX 455

À venda nos melhores armarinhos ou também no nosso SITE.

Baixe aqui a receita!

Preencha os dados abaixo para fazer o download da receita e se cadastrar em nossa lista de e-mails.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top