Qual o fio ideal para amigurumi?

Se você tem essa dúvida, saiba que não está sozinha, muita gente, principalmente quem está começando na técnica, sempre nos pergunta qual o fio ideal para amigurumi. A resposta é muito simples, praticamente qualquer um, a escolha está relacionada com o resultado que queremos e também com o gosto pessoal.
Abelha Amigurumi

De modo geral o fio ideal para amigurumi deve ser firme, bem torcido, levemente elástico e oferecer variedade de cores, por isso os 100% algodão são muito utilizados, afinal possuem todas essas características e uma textura agradável ao toque em qualquer estação do ano. Eles também não soltam pelinhos, garantindo a boa conservação da peça por mais tempo.

 

A espessura do fio muda o resultado do amigurumi

 

Uma mesma receita de amigurumi muda completamente conforme a espessura do fio, quanto mais grosso, maior será o boneco. Para decidir o tamanho da peça você poderá considerar o TEX.  Já ouviu falar desse termo?

O TEX é uma unidade de medida presente no rótulo de todos os fios, quanto menor ele for, mais fino será o fio.  Apenas a título de curiosidade, para calcular o TEX é considerado o peso em gramas dividido por 1.000 metros de fio. O Bella, por exemplo, tem TEX 372, quer dizer que 1.000 metros desse fio pesam 372g.

 

Fios Pingouin perfeitos para amigurumis

 

Preparamos uma seleção de fios perfeitos para amigurumis, eles possuem características diferentes e variações de espessura (TEX), dessa maneira você terá opções e poderá escolher aquele que tem os atributos que o seu projeto pede.

Essa lista de fios para amigurumi está em ordem alfabética, não é um ranking, portanto, todos são boas escolhas. Ah! Selecionamos também algumas receitas lindas para cada um dos fios, assim você poderá testar todos eles e decidir qual o seu favorito.

 

Ateliê e Ateliê Natureza

Os fios Ateliê e Ateliê Natureza são versáteis e 100% algodão. A diferença entre às duas linhas está na cartela de cores, a segunda foi inspirada nas cores da Natureza.  Ambas são opções espessas e indicadas para amigurumis grandes.

Ateliê: 200g e 400g / 22 cores / TEX 885
Ateliê Natureza: 200g e 400g / 17 cores / TEX 885

Pingouin Croxinha Ateliê Natureza
Pingouin Croxinha Ateliê Natureza

Veja aqui a receita do amigurumi Coxinha, confeccionado com o fio Ateliê Natureza.

 

Balloon Amigo

O Ballon Amigo é macio, com um toque delicado e fácil de modelar.  Um fio misto, 58% algodão 42% acrílico, desenvolvido especialmente para confecção de amigurumis, por isso é gostoso de trabalhar, firme e ao mesmo tempo levemente e elástico. Tem uma grande gama de cores, perfeitas para você explorar todo o seu potencial criativo.

Ballon Amigo: 50g / 43 cores / TEX 333

Zebra amigurumi

Veja aqui a receita do amigurumi Zeca a Zebra confeccionado com o fio Ballon Amigo.

 

Bella e Bellinha

A família Bella é sucesso nacional! Um produto composto por 100% algodão mercerizado. É confortável para trabalhar, resistente, possui ótima durabilidade e sua cartela de cores é bastante abrangente. O fio Bella e Bellinha são idênticos a única diferença está no tamanho do novelo.

Bella: 150g  / 51 cores / TEX 370

Bellinha:  50g / 36 cores / TEX 370

Abelha Amigurumi

Veja aqui a receita do amigurumi Abelhinha, confeccionado com o fio Bellinha.

 

Bella Arte

O fio Bella Arte também é um produto composto de 100% algodão mercerizado, confortável, resistente e com grande variedade de cores, porém, é mais grosso que o Bella e Bellinha. Outra diferença está no tamanho de seu novelo que é de 100g.

Bella Arte: 100g / 53 cores / TEX 590

Veja aqui a receita do amigurumi Polvinho, confeccionado com o fio Bella Arte.

 

Bella Fashion e Bellinha Fashion

Fio Bella Fashion e Bellinha Fashion são 100% algodão mercerizado e apresentam as mesmas vantagens dos demais produtos da família, porém, esse é o mais fino de todos os Bellas.

Bellinha Fashion: 50g / 55 cores / TEX 295

Bella Fashion: 150g / 55 cores / TEX 295

boneca de crochê

Veja aqui a receita do amigurumi Lis a Bailarina

 

Kotini

O Kotini é um fio inovador, diferente de tudo que você já viu. Embora seja 100% acrílico, possui um toque de algodão. É leve e muito macio.

Kotini: 200g / 22 cores / TEX 571

Curupira o protetor

Veja aqui a receita do amigurumi Curupira, confeccionado com o fio Kotini.

 

Pingurumi

O fio Pingurumi é um novo conceito, foi desenvolvido especialmente para amigurumis.  Possui o formato de disco com 4 cores diferentes, cada disco é suficiente para confecção de um Pingorumi G ou dois Pingorumis P. Composto por 100% acrílico é muito macio e fofinho.  Você pode criar os seus bonecos, ou acessar o QR CODE que está no verso do rótulo para ver a receita e vídeos de apoio dos Pingurumis desenvolvidos por nós.

Pingurumi: 100g / 6 combinações de cores / TEX 455

Hambúrguer Amigurumi

Veja aqui a receita do amigurumi Hamburguer, confeccionado com o fio Pingurumi.

 

Tropfil

O Tropfil é um fio 100% algodão mercerizado, é a opção mais fina de todas que apresentamos aqui.

Tropfil: 100g / 34 cores / TEX 222

Arara verde Amigurumi

Veja aqui a receita do amigurumi Arara-verde, confeccionado com o fio Tropfil. 

 

Fios acrílicos para amigurumis

Para quem procura fios acrílicos com um toque mais invernal, poderá utilizar os fios Flash, Nina ou Família, três ótimas opções para esse tipo de trabalho.

Família: 40g /65 cores / TEX 375

Flash: 100g /63cores / TEX 500

Nina: 40g e 100g /56 cores / TEX 375

Boneca de tricô

Veja aqui a receita do amigurumi de tricô Bailarina, feito com o fio Nina.

Como dissemos no começo, o feito e a textura são escolhas pessoais, então, sinta-se livre para criar o seu boneco. Se quiser saber mais sobre a origem dos amigurumis, leia o post sobre esse assunto aqui no blog.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top