Poltrona de Pompons da Pingouin: Arte, coletividade e empoderamento feminino na Mega Artesanal 2023

Na última edição da Mega Artesanal, uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, a Pingouin surpreendeu os visitantes com uma verdadeira obra de arte que não apenas encantou, mas também inspirou. A poltrona de pompons, um verdadeiro objeto de desejo para quem aprecia a criatividade e o artesanato, roubou a cena e conquistou corações. Vamos te contar um pouco sobre a história dessa peça incrível que foi um sucesso absoluto na feira, você vai ver que é muito mais que uma poltrona de pompons, tem arte, coletividade e empoderamento feminino.

A magia da poltrona de pompons da Pingouin

A poltrona de pompons da Pingouin, sem dúvida, uma das atrações mais instagramáveis da feira, é monumental! Construída com muita habilidade pelo coletivo Meio Fio, foi o centro das atenções do nosso estande. Feita de madeira e espuma, era revestida com quase 5.000 pompons, cada metro quadrado possui 400 dessas bolinhas fofas, todas confeccionadas com o fio Flash da Pingouin.

 

Meio Fio e o movimento yarn bombing

Por trás dessa maravilhosa peça, está o coletivo Meio Fio, que se destaca no movimento yarn bombing (bombardeio de fios), uma intervenção artística urbana, assim como o grafite, só que feito com fios. O Meio Fio tem a habilidade de transformar espaços públicos e objetos comuns em obras de arte . Eles têm uma filosofia de trabalho que promove o fazer coletivo, convidando as pessoas a se envolverem nas instalações, criando uma conexão única entre a arte e o espectador.

Na Jornada do Patrimônio de São Paulo, durante o início da pandemia, o coletivo foi convidado a adornar mais de 20 estátuas da cidade com flores de crochê, mostrando como a arte pode transformar espaços públicos e inspirar a comunidade. Para isso, as pessoas que participavam dos encontros abertos do Meio Fio contribuíram de suas casas, criando cordões floridos para o projeto. Isso inspirou mulheres do bairro periférico de Perus, em São Paulo, a se organizarem e ensinarem suas vizinhas a crochetar.

A partir dessa experiência, o movimento cresceu em Perus, e as mulheres da rua Santa Cruz se uniram cada vez mais no fazer coletivo, tanto que atualmente, os trabalhos do Meio Fio são produzidos por essas mulheres talentosas. Elas se tornaram verdadeiras artistas do crochê, transformando fios, em obras de arte.

 

Transformando vidas através do artesanato

O fazer artesanal é mais do que apenas uma atividade criativa; é uma ferramenta que pode transformar vidas. No caso das mulheres da rua Santa Cruz, essa arte proporcionou uma fonte de renda extra. Muitas delas não podem trabalhar fora de casa, pois cuidam de outras pessoas, mas graças ao artesanato, encontraram uma maneira de contribuir financeiramente para suas famílias.

A história por trás da poltrona de pompons da Pingouin na Mega Artesanal 2023 é um exemplo de como o artesanato pode empoderar as mulheres, criar oportunidades econômicas e unir comunidades. Além disso, essa peça é uma celebração da criatividade e da habilidade artesanal, evidenciando a importância de apoiar e valorizar o trabalho das mulheres que transformam fios em obras de arte.

Não é apenas uma cadeira; é um símbolo de arte, coletividade e empoderamento feminino que continuará a inspirar pessoas a abraçar a magia do artesanato e a valorizar o talento das mulheres que o fazem acontecer. Afinal, o artesanato não é sobre criar belas peças, mas também sobre criar comunidades fortes e unidas.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top