Yarn Bombing com o Coletivo Meiofio – Se Inspira com Pingouin!

Se Inspira com fios Pingouin: Intervenção artística com o movimento do Yarn Bombing do Coletivo Meiofio no Brasil e na Itália.
Coletivo Meiofio

O especial de hoje “Se inspira com fios Pingouin” que compartilhamos todas as quartas por aqui, é com o movimento Yarn Bombing. Convidamos o Coletivo Meiofio para compartilhar com a gente, alguns de seus projetos feitos ao redor do Brasil e também sua futura participação no Yarn Bombing Trivento, na Itália, um evento que reúne diversos artistas têxteis do mundo todo.

Coletivo Meiofio

 

Yarn Bombing

 

Entenda mais sobre o movimento

 

Mais que uma intervenção artística, o Yarn Bombing é um encontro craft mundial que reúne amantes das artes têxteis para enfeitar e também como forma de manifestar e até protestar por onde quer que seja.

Do termo literal em inglês, Yarn Bombing significa “bombardeio de fios”, mas também é conhecido por outros nomes: yarn storming, guerilla knitting, urban knitting ou graffiti knitting.

Iniciado por meados dos anos 2000, o Yarn Bombing surgiu através de referências do grafite e a paixão pelas artes têxteis, e tem se popularizado bastante nos últimos anos ao redor de todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.

Com isso, convidamos a Carol do Coletivo Meiofio, para compartilhar conosco alguns lindos projetos que o grupo fez pelo país com Fios Pingouin!

Yarn Bombing

O Yarn Bombing é uma intervenção artística que traz além de cores, formas e desenhos, muito aconchego e transmite aquele quentinho afetivo de todo fazer manual.

Podem ser feitas peças em crochê, tricô, bordado como ponto cruz em grades, tear e macramê para instalar em diversos lugares como: árvores, postes, muros, pedras e até grandes monumentos públicos, enfim, onde sua imaginação permitir!

Meiofio fios pingouin

Com a facilidade de compartilhamento de fotos nas redes sociais, a comunidade artesanal tem se movimentado para fazer  Yarn Bombing em todos os cantos do país e do mundo.

O Yarn Bombing  se tornou um grande movimento mundial e até ganhou uma data comemorativa especial para o evento: 11 de junho é o Dia Internacional do Yarn Bombing.

Meiofio fios pingouin

Yarn Bombing Festival 2021

 

Existe um evento internacional de Yarn Bombing que ocorre há alguns anos na Itália, o Yarn Bombing Trivento. E neste ano ocorrerá em Milão nos dias 11 e 13 de junho.

Artistas do mundo todo foram selecionados para fazer parte do evento!

Confira a lista com os artistas brasileiros participantes, inclusive contará com a participação especial dos guarda-chuvas do Coletivo Meiofio.

ccsp Yarn Bombing

Apesar de existirem vários projetos de Coletivos de Yarn Bombing pelo mundo, você pode fazer o seu em qualquer lugar!

Mas é claro, escolha um local permitido ou solicite permissão para tal para não correr nenhum risco. Qualquer pessoa pode fazer seu próprio Yarn bombing onde quiser!

Ainda mais nos últimos tempos como estamos mais reclusos, é possível se manifestar dentro de casa, como esses projetos que surgiram recentemente: o Yarn Bombing Brasil grupo da região sudeste e o Yarning Bombing SSA na Bahia.

inspira fios pingouin

No perfil da Coletivo Meiofio, e também por aqui no nosso blog Pingouin, você encontra vários gráficos para confeccionar peças em crochê e outras técnicas e utilizar ou se inspirar a fazer alguma intervenção artística de Yarn Bombing.

 

Yarn Bombing com Coletivo Meiofio, Feito com Amor, Feito com Pingouin

 

Obs.: Post inspiração, receitas e gráficos das imagens não disponíveis.  Acesse nosso blog para receitas inspiradoras da Meiofio e muitas outras, e faça sua intervenção têxtil artística onde quiser também!

Yarn Bombing Festival 2021

 

Informações Técnicas de fios ideais para Yarn Bombing

 

CLUB Fio reciclado/85% Acrílico no mínimo/ TEX 375; Novelos de: 40g/106m e 100g/267m

CONEXÃO Fio reciclado/ 85% Acrílico no mínimo/ 100g/ 200m/ TEX 500

 

À venda nos melhores armarinhos ou no nosso e-commerce.

club conexão fios pingouin

 

 

 

 

Créditos

Fotos: Carol @meiofio_
https://ucsdguardian.org/2020/12/01/the-rise-of-yarn-bombing/
IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. O que é Yarnbombing?. História das Artes, 2021. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/o-que-e-yarnbombing/>

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top