Par de luvas – Tear quadrado – Feito com fio/lã SEDIFICADA

Aprenda a fazer um par de luvas com Cris Lobato, uma peça simples e linda no tear quadrado de pregos toda feita com nosso fio/lã SEDIFICADA Pingouin.
par de luvas

Aprenda a fazer um lindo Par de luvas na técnica milenar da tecelagem artesanal. A querida Cris Lobato nos ensina como tecer no Tear quadrado. Uma peça toda feita com nosso fio/lã SEDIFICADA, essas luvinhas são perfeitas para quem quer aprender a tecer no tear e já sair com uma peça super útil para usar! E confira no nosso canal no youtube, a vídeo aula onde a Cris nos ensina como entrelaçar os fios no pequeno tear.

Par de luvas

 

TECELAGEM

Uma arte milenar

Dizem que essa técnica é mais antiga que a roda. O ato de entrelaçar fios para formar tecidos, denomina-se tecelagem, e tal ato, o jeito mais conhecido de trabalhar a técnica é feito manualmente em teares.

Existem vários tipos de teares, o tear manual de pente e liço, tear elétrico, (utilizado por tecelões mais profissionais), o tear de pregos ( bem comum de se encontrar em armarinhos por todo o mundo) e também é possível fazer o tear caseiro, muito utilizado por pedagogos para atividades com crianças e jovens.

Confira a seguir, a receita elaborada pela artesã Cris Lobato no tear de pregos quadrado.

cris lobato tear

 

MATERIAL

Sedificada na cor: Bordô Rost 4325

Tear quadrado 20×20 pregos (20cm)

Gancho

Pente/Garfo

Agulha de crochê: nº4,5mm

Agulha de tapeçaria para acabamento

Alfinete ou marcador de pontos

Linha e agulha de costura (opcional)

 

PONTOS E ABREVIAÇÕES UTILIZADAS

pbx = p. baixíssimo

 

TAMANHO

Aproximadamente 9x18cm

NOTA: Faça o teste do fechamento até chegar na abertura do dedão. Caso fique apertado, você pode fechar com um pedaço de fio como uma espécie de espartilho, passando o fio de um lado para o outro entre as alças. Também é possível adicionar uns pontos em crochê/tricô. Solte sua imaginação!

 

EXECUÇÃO

OBS.: A luva é tecida em fio duplo, utilize 2 cabos de Sedificada ao mesmo tempo. A finalização/ costura é feita em crochê. Acompanhe o tutorial em vídeo disponível no IGTV e Youtube @fiospingouin.

 

Tear quadrado

– Faça dois quadrados no tear com fio duplo.

– Finalize com pbx ao redor, tire do tear, feche um dos quatro lados unindo as alças (sem adicionar fio, apenas unindo alças disponíveis), esse lado é do punho.

– Dobre ao meio e una 18 alças (contando de ambos os lados) em ziguezague.

– Para fazer a abertura do dedão, trabalhe apenas de um lado por cerca de 5 cm, unindo as alças. Coloque um alfinete ou marcador de pontos para não perder os pontos e faça o mesmo do outro lado. Por fim, volte a unir as alças das duas partes alternando os lados.

– Ao chegar ao topo, siga por apenas um lado, unindo as alças na sequência. Finalize prendendo a última alça com um fio excedente da quina ou um pontinho com linha e agulha.

 

ACABAMENTO

– Com auxílio da agulha de tapeçaria, esconda as pontas por dentro da trama para fazer o acabamento. Com cuidado para não aparecer do lado de fora.

Prontinho! Qualquer dúvida, acesse a vídeo aula disponível no nosso canal no Youtube!

par de luvas

E se fizer já sabe: marque a artesã e a #fiospingouin em uma foto nas suas redes sociais, pois amamos ver o trabalho de todes vocês!

Baixe sua apostila PDF ao fim desse post caso prefira imprimir o passo a passo.

Feito por Cris, Feito com SEDIFICADA, Feito com Pingouin.

inserir vídeos depois- costura da luva e vídeo aula tear quadrado

sedificada vermelho

 

Informações técnicas 

SEDIFICADA 70% Acrílico e 30% Lã/ 100g/ 167m/ TEX 600

Disponível à venda nos melhores armarinhos e também no e-commerce.

 

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top