Colete de tear – Tendência e moda com ECOJEANS

Tendência e moda com nosso querido e sustentável ECO JEANS! Um Colete de tear com receita disponível em duas versões: com e sem tear de pente liço.
Colete de tear

Uma peça feita em uma técnica diferente do comum por aqui no ateliê Pingouin, porém é uma arte manual de origem milenar! Aprenda a fazer um lindo e moderno Colete de tear com ECOJEANS! Tendência e moda com a querida professora Sarah Lopes. Na apostila para download que você encontra ao final deste post, há uma opção de tecer esse colete no tear caseiro caso você não tenha o tear de pente liço.

Colete de tear

A tecelagem, diferente do crochê e tricô, que trabalha com um fio contínuo, necessita de dois conjuntos de fios (trama e urdume), que se entrelaçam dando forma ao que chamamos de tecido.”

 

COLETE SARETY

ECOJEANS

Por Sarah Lopes do @sarety__ para Ateliê Pingouin

NÍVEL : Intermediário

MATERIAIS

1ª Opção: Fio Eco Jeans (trama e urdume) nas cores: 4018; 9589; 9590; 9595; 9588/ Tear de Pente e Liço/ Agulha de tapeçaria/ Tesoura

2ª Opção: Fio Eco Jeans (trama e urdume) nas cores: 4018; 9589; 9590; 9595; 9588/ Um pedaço de papelão retangular e firme (tamanho um pouco maior que a medida da peça que deseja tecer)/ Fita adesiva/Tesoura/ Agulha de tapeçaria ou sacaria/ Lápis e borracha/ Régua.

PONTOS EMPREGADOS

Urdume (fio da vertical)/ Trama (fio da horizontal).

TIRAR AS MEDIDAS

– Tirar as medidas no corpo, do tamanho que queira o seu colete.

Medidas para tirar:

– Cintura (medir apenas a frente, com folga para não ficar justo ao corpo);

– Cava;

– Altura (ombro até a cintura);

– Largura (largura que queira a alça no ombro).

EXECUÇÃO

1º PASSO: PREPARANDO O TEAR

No papelão, marque de meio em meio centímetro a parte de cima e de baixo e fazer pequenos cortes apenas para prender o fio. Esticamos e prendemos com a fita adesiva, o fio de algodão em todo o tear.

3º PASSO: TRAMA (frente)

Agora vamos construir a trama!

Para isso, escolha a cor que queira iniciar a tapeçaria. Corte o fio do tamanho de mais ou menos 2metros, coloque na agulha de tapeçaria e comece a tramar sua tapeçaria.

 OBS.: Não esqueça, de acrescentar 20% a mais em cada medida, para acrescentar a perca do tecido depois que retirado do tear.

 Escolha um dos lados e comece a tecer passando a sua agulha, intercalando com o fio de urdume. Puxe todo o fio deixando uma ponta de sobra (5cm), arrume a trama até a base e volte com a agulha tramando uma próxima carreira, intercalando com a trama de baixo. Vá tecendo, com as cores que quiser criando formas livres, ou seguir algum desenho pré-definido, até completar o espaço ou tamanho que quiser da tapeçaria.

Seguimos dessa maneira, respeitando a modelagem até finalizar.

Retire a peça da frente.

4º PASSO: COSTAS

Repita o mesmo processo da frente (3ºpasso).

 5º PASSO: FINALIZAÇÃO

Tecida e finalizada as duas peças, junte pelo lado direito frente e costas, costure as laterais e os ombros. Para arrematar os fios, usamos a agulha escondendo entre as tramas.

  • CONTINUA

Para receita completa com imagens e mais dicas, baixe sua apostila ao final dessa matéria.

Se fizer essa receita, já sabe! Marque a #fiospingouin e a artesã em uma foto nas suas redes sociais, pois AMAMOS ver os trabalhos feitos por vocês <3

Feito com ECOJEANS, Feito por Sarah Lopes, Feito com Pingouin

ecojeans fios pingouin

Sobre o fio ECO JEANS

Eco Jeans é um fio reciclado a partir de resíduos de jeans/denim da indústria têxtil que não passa por nenhum processo químico de tingimento, ou seja, suas cores são as mesmas do tecido de origem!

Além de ser super amigo da natureza, apesar de ser reciclado por compor 85% algodão e 15% outras fibras,  ele é um fio muito  macio e de toque suave, pois passa por um processo de amaciamento e desfibramento das aparas o que resulta na maciez do barbante.

Ótimo para trabalhar em diversas técnicas artesanais!

Informações Técnicas

ECO JEANS:  85% algodão e 15% outras fibras/ 100g/ 136m/ Tex 735/ Cartela com 9 cores

À venda nos melhores armarinhos ou no nosso e-commerce.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

2 comentários em “Colete de tear – Tendência e moda com ECOJEANS”

  1. Ana Elisa Souza Carão

    Sou apaixonada por essa técnica de tecer no tear . Por gentileza me oriente onde posso adquirir um tear de pente liso .
    Grata,
    Ana Elisa Souza Carão
    Aguardo retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top