Novembro Azul quebrando preconceito em pró da saúde

Novembro Azul é a campanha mundial de combate ao câncer de próstata, é um mês para falar sobre a saúde dos homens, de quebrar preconceitos, colocar a vida como prioridade e ressignificar o conceito de masculinidade.
fio eco jeans

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, responsável pela morte de 29% da população masculina que desenvolve algum tumor maligno. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) são 65.840 novos casos por ano.

Os números são frios, mas assustadores! Precisamos lembrar que cada vida perdida impacta dolorosamente uma família inteira. São esposas, maridos, filhos, pais, mães, irmãos, primos, tios, avós… que perdem uma pessoa amada. Provocando impacto econômico e principalmente danos emocionais, uma ferida difícil de cicatrizar.

O pior de tudo, é que a maioria dessas mortes poderiam ter sido evitadas se diagnosticadas precocemente. Isso porque na fase inicial, o câncer de próstata não mostra sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer já é tarde demais, pois, os tumores estão em estágio avançado.

O diagnóstico precoce salva a vida. O problema está no preconceito da sociedade de uma forma geral, a falsa crença de achar que o exame retal afetar a masculinidade, reforçada pelas inúmeras piadinhas que são feitas em cima desse tema. Essa associação de fatores mata homens e devastas famílias inteiras.

Quem precisa fazer exames de acompanhamento?

Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem fatores de riscos devem procurar o urologista para fazer o exame de toque retal e/ou PSA. Somente o médico poderá avaliar e decidir qual o exame mais adequado para cada indivíduo.

Os fatores de risco são históricos familiares de câncer de próstata, obesidade e raça (homens negros apresentam maior incidência desse tipo de tumor).

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, parecida com uma castanha, sua principal função é produzir parte do fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen.

Como as mulheres podem contribuir para a prevenção do câncer de próstata?

Sim, podemos contribuir para a prevenção do câncer de próstata, alertando e convencendo os homens ao nosso redor sobre a importância da prevenção e do exame quando necessário.

Você pode começar a fazer isso compartilhando esse post nos grupos de WhatsApp e Facebook.

Só mais um recadinho: não é porque o Outubro Rosa (Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama) já passou que vamos nos descuidar! O câncer de mama se diagnosticado precocemente tem maior chance de cura. Bora se cuidar também!

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top