Luvas élficas com SILKY – Crochê Tunisiano

Uma receita simples e ideal para aprender a técnica do Crochê Tunisiano! Faça um lindo e confortável par de Luvas élficas com o fio/lã SILKY.
Luvas élficas

Confira o passo a passo de um lindo e rústico par de Luvas élficas na técnica do Crochê Tunisiano com a professora e artesã Cris Lobato. Conhecido também como crochê afegão,  o tunisiano é um tipo de técnica que surgiu na Tunísia (por isso do nome), e proporciona resultados diferenciados em suas peças com pontos mais firmes e até semelhantes ao tricô e necessita de uma agulha de crochê com o cabo mais alongado para servir como suporte para os pontos. Enfim, a Cris nos ensina a tecer essas luvas com apenas 1 novelo de SILKY, vídeo aula disponível no nosso canal no youtube, acesse youtube.com/fiospingouin

Luvas élficas

LUVAS ÉLFICAS

SILKY

POR CRISTINE LOBATO DO @TRAMASCOMFIO PARA ATELIÊ PINGOUIN

Ultimamente o frio vai e volta e com isso, sempre é bom ter um par de luvas a postos para aquecer as mãos não é mesmo? Aprenda a fazer um lindo e rústico par de luvas na técnica do crochê tunisiano com a professora de artes têxteis Cris Lobato. Uma peça super simples, rápida e gostosa de fazer com o nosso fio/lã SIlky de espessura mais grossa e toque extremamente macio. E se quiser combinar com mais uma peça, oha essa gola também em crochê tunisiano que a Cris criou com LINA.

 Luvas élficas

MATERIAL

1 novelo de Silky Bronze 7757 ou na cor que desejar
Agulha para crochê tunisiano nº 8 mm
Agulha de tapeçaria para acabamento
Tesoura

PONTOS E ABREVIAÇÕES UTILIZADAS

Pt(s) = ponto(s)

carr = carreira(s)

corr = correntinha(s)

pp = p. palito

pbx = ponto baixíssimo

laç = laçada

trab = trabalhe

rep = repita

*–* = rep de *a*

TAMANHO

Aproximadamente 17x10cm

NOTAS

– Se você não tiver agulha de crochê tunisiano, é possível usar agulha de crochê normal, desde que ela não tenha cabo emborrachado e que caibam todos os pontos nela com conforto para trabalhar a peça.

– O trabalho é feito sempre pela frente, você não irá virar a peça em nenhum momento.

– Cada carreira tem duas etapas: na ida você irá levantar laçadas na agulha e na volta irá soltá-las.

EXECUÇÃO

1ª carr (fundação) – Trab. 20cm de corr (ou trab a largura referente à sua mão).

Na alça de trás da 2ª corr puxe uma laç, deixe a laç na agulha e repita o mesmo procedimento com todas as corr, ficando com a agulha cheia de laç (carr de ida).

Lace o fio na agulha e passe por dentro da 1ª laç, depois lace e sempre passe a agulha de duas em duas laç, soltando o trab da agulha. Repita o procedimento até o fim da carr (carr de volta).

2ª carr – Pule o 1º pp (pois já tem a 1ª laç na agulha) e a partir do 2ºpp trab *1pp, em cada pt base até o fim da carr (ida). Solte a 1ª laç, depois solte de duas em duas até o fim (volta).

3ª e 7ª carr – Trab 1 pp em cada pt base até a 7ª carr. 

8ª carr – Trab 1 pp em cada pt base até a metade da carr, então, faça 2 pbx (arremate). Siga até o fim da carr com pp (ida). Solte os pts e quando chegar na direção do arremate, trab 2 corr e siga soltando as laçadas da agulha (volta). 

9ª carr – Trab 1 pp em cada pt base; quando chegar nas corr, levante o pt pegando pela alça de trás, como feito lá no início da peça.

10ª a 12ª carr – Trab 1 pp em cada pt base até a 12ª carr.

ARREMATE

13ª carr – Pbx até o fim, isto é, para arrematar, insira a agulha no pt base, como na carr de ida do pp, e puxe a laç direto ao invés de levantar na agulha. Se você faz crochê, vai lembrar do ponto baixíssimo nessa etapa. Essa etapa elimina os buracos da trama da última carr dando acabamento.    

Luvas élficas

COSTURA

Una as laterais e costure alinhavando.

ACABAMENTO

Corte o fio deixando cerca de 10cm, arremate e com auxílio da agulha de tapeçaria, esconda a ponta por dentro da trama para fazer o acabamento.

Prontinho!

E se fizer essa receita, marque a #fiospingouin e a artesã em um post nas suas redes sociais pois amamos ver e compartilhar o trabalho de toda comunidade artesanal.

Feito por Cris, Feito com Silky, Feito com Pingouin.

silky fios pingouin

Ah! E confira aqui também, uma linda sugestão de cores de SILKY para inspirar a criar com esse fio: Paleta Cores de Maio.

Informações Técnicas

SILKY:  84% acrílico e 16% lã/ 100g/ 83m/ TEX 1200/ 20 cores incríveis

À venda nos melhores armarinhos ou no nosso e-commerce.

Vídeo aula Luvas Élficas em crochê tunisiano

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top