Homens fazendo tricô e crochê

A internet foi à loucura quando o Rodrigo Hilbert apareceu em seu programa, Tempero de Família, fazendo crochê. A repercussão foi estrondosa, como se homens fazendo tricô e crochê fosse algo subversivo, ou tão extraordinário que só mesmo o apresentador, que recebeu o apelido de “Homão da Porra”, pudesse fazer.
Anderson Valittuti Art

Em pleno século 21 a nossa sociedade ainda insiste em separar atividades por gênero, o curioso é que os samurais, antigos guerreiros japoneses faziam crochê e tricô. Na ilha de Taquile, localizada no lago Titicaca – Peru, até hoje todos tricotam, principalmente os homens. Aos 8 anos os meninos aprendem a manusear as agulhas, quando adultos são exímios artesãos.

Além do apresentador, Rodrigo Hilbert, que aprendeu a fazer crochê com a mãe, outro famoso que já declarou seu amor às agulhas foi o cantor e compositor Seu Jorge, que criou até um perfil no Instagram chamado @novelodeanjo para compartilhar seu hobby. E não para por aí, o ator americano Ryan Gosling já afirmou que gosta de fazer tricô para relaxar, segundo ele um dia perfeito é aquele que se passa tricotando.

Homem fazendo tricô e crochê é coisa de artista?

Para quem pensa que essa história de homem fazendo tricô e crochê é coisa de artistas, saiba que existem muitos grupos e perfis nas redes sociais, de artesões totalmente livres de preconceitos e apaixonados pelas artes manuais.

O artista plástico Thiago Rezende do projeto Homem na Agulha dá aulas de crochê e tricô, desenvolve lindas peças de decoração, acessórios e amigurumis que vão conquistar o seu coração.

O Guilherme de Trova cria bolsas, blusas e acessórios experimentais em crochê, tudo com um lindo aspecto natural de moda atemporal. São peças “feita pelo tempo”, como ele mesmo define em seu site. Essa semana o Guilherme compartilhou aqui no blog a receita do Cachecol Hematita, feito com o fio Nina. Perfeito para esses dias frios!

O Alexandre Mercesof do Ateliê Queen Alexandrae, vem de uma família crocheteira, começou criando lindas bolsas e, aos poucos, foi enveredando suas criações para o mundo da moda, desenvolvendo peças autorais estilosas, cheias de cor e texturas.

O Marcelo Valitutti e o Anderson Souza são da Valittuti Art, criam objetos de decoração e bolsas 100% artesanais, utilizando diversas artes manuais, mas o crochê é a verdadeira paixão; através dele, eles se expressam e desenvolvem peças cheias de cor e personalidade. O que começou como um hobby, virou trabalho, atualmente eles vendem suas criações e ainda dão cursos de crochê. Aqui no blog, tem uma videoaula da dupla mostrando o passo a passo para fazer a Clutch Ondina (bolsa de mão).

O tricô e o crochê não têm gênero e nem idade, são para todos, ou melhor, para todes. Cada pessoa tem seus motivos para aderir, pode ser terapêutico, um hobby ou trabalho, o que importa é que os resultados sempre serão peças cheias de carinho e afeto, uma expressão da criatividade de quem conduziu as agulhas.

Conta pra gente, você conhece algum homem que manda bem com as agulhas?

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

2 comentários em “Homens fazendo tricô e crochê”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top