Se inspira com Marcelo e Anderson! A arte do crochê em fio conduzido!

Conheça o trabalho em fio conduzido no crochê do Marcelo e do Anderson! Se inspira com Fios Pingouin.
Se inspira

A técnica do crochê  é um dos tipos de artesanato mais  versáteis que existem. Ele nos possibilita realizar diversos tipos de peças com design diferentes como itens de decoração, desde tapetes e cachepôs,  à fofos amigurumis e vestuário.

Diante de tanta diversidade do crochê, hoje falaremos um pouco mais da técnica dentro desse universo artesanal: o fio conduzido. Se inspire com fios Pingouin e com nossos ilustres convidados da @valitutti.art! Essa modalidade do  “crochê com fio conduzido” é a principal técnica utilizada na arte do Marcelo e do Anderson.

eco jeans

 

 

A Valitutti Art

Sócios na vida, na arte e no empreendedorismo artesanal, Marcelo e Anderson são donos da marca Valitutti Art. Trabalham com a técnica do fio conduzido no crochê, desde meados do ano de 2016 vendendo lindas bolsas e atualmente, com as mudanças aceleradas pela pandemia em 2020, além de serem uma marca de venda de bolsas, eles mudaram um pouco o viés do seu trabalho para focar também em outros planos como criadores de material de ensino digital.

Marcelo e Anderson vendem produtos a pronta entrega  e hoje investem na venda de receitas e ensino da técnica, o que acarreta a eles uma enorme satisfação em ver outras pessoas reproduzindo os seus trabalhos, a sua arte.

 

“O crochê para a gente é uma ferramenta de expressão liberdade!”

 

se inspira

 

Mas afinal o que é o fio conduzido no crochê?

Entenda a técnica

 

O fio conduzido é uma técnica de tecer, com o qual podemos criar peças com diferenciados e

personalizados temas, principalmente através de gráficos quadriculados, agregando maior valor ao trabalho no crochê. O resultado é sempre único e surpreendente.

A variedade de temas que podem ser usados, depende da habilidade do artesão, pois mais cores

também significa mais fios a serem tecidos ao mesmo tempo.

A técnica do fio conduzido consiste apenas no uso de mais de um fio, sendo que o fio não utilizado, não será arrematado e sim seguirá preso por trás do fio principal, sendo conduzido por todo o trabalho, criando uma nova textura e um efeito de tapeçaria. O que permite infinitas possibilidades, desde a confecção de peças com palavras, desenhos de personagens, padrões geométricos, e o que a imaginação permitir.

 

Confira como conduzir o fio:

como conduzir fio

Apesar de ser uma técnica que tem um certo grau de dificuldade principalmente para os iniciantes no crochê, pois exige certa atenção,  paciência e os cálculos da quantidade de pontos necessários para confeccionar uma peça são essenciais para um bom resultado final, com um pouco de persistência,  vale a pena se aventurar e testar a técnica caso ainda nunca trabalhou com fio conduzido.

se inspira

Uma das dificuldades enfrentadas é o uso de mais de um fio, pois eles podem se entrelaçar ou dar nós, o que pode deixar o trabalho um pouco mais lento, com o tempo e um pouco de persistência, tudo dá certo e quanto mais se tece e treina, mais fácil será lidar com esses detalhes.

 fio conduzido

Enfim, a técnica do fio conduzido ainda  é relativamente nova e pouco difundida no Brasil, porém a cada dia que passa, cresce ainda mais o número de artesãos adeptos à técnica.

E você, que tal se inspirar com a gente e começar um projeto com fio conduzido?

clutch

Vídeo aula

Confira a vídeo aula da “Clutch Ondina” do Marcelo e Anderson feito com o fio ATELIÊ a seguir:

Feito por Marcelo e Anderson, Feito com amor, Feito com Pingouin.

OBS.: Post inspiração. Apenas receita clutch disponível.

 

Fios utilizados:

ATELIÊ: 100% algodão/TEX 885/ Novelos de 200g e 400g

ECO JEANS:  85% algodão e 15% outras fibras/ 100g/ 136m/ Tex 735

À venda nos melhores armarinhos ou no nosso e-commerce.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

2 comentários em “Se inspira com Marcelo e Anderson! A arte do crochê em fio conduzido!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top