Decoração de Festa Junina usando crochê

O arraiá vai começar minha gente! Chegou a época de quermesses, das guloseimas gostosas e das quadrilhas. Hoje vamos falar dessa que é uma das celebrações mais populares do nosso país, conheceremos um pouco mais sobre sua origem e, ensinaremos como criar uma decoração de Festa Junina usando crochê. E já que comer é parte importante dessa festança, compartilharemos algumas receitas culinárias que além de deliciosas, são fáceis de fazer. Eita, trem bom!

Origem das Festas Juninas

As Festas Juninas, quem diria, tem origem nas festividades pagãs! No dia do solstício de verão, que no hemisfério norte ocorre em 24/06, as civilizações antigas costumavam homenagear seus deuses da natureza e da fertilidade, pediam proteção para as colheitas e afastamento de maus espíritos, um elemento comum nessas celebrações eram a presença de fogueiras. Como essa era uma tradição muito forte, a igreja incorporou as festividades ao calendário católico atribuindo um caráter cristão.

Aqui no Brasil as Festas Juninas foram trazidas pelos portugueses, eram conhecidas como Festa Joanina, em referência a São João, mas com o tempo passaram a ser chamadas juninas em alusão ao mês de junho. A comemoração também recebeu influência de outras culturas como indígena e africana, além da europeia, dessa maneira adquiriu características próprias, se tornando totalmente diferentes dos outros países onde se comemoram esse evento.

 

Decoração criativa de Festa Junina

Para uma decoração criativa de Festas Juninas vale usar objetos rústicos, chapéu de palha, tecido de chita, juta, fitas coloridas e crochê, que veremos a seguir. O xadrez é um padrão que cai muito bem, principalmente se for em cores alegres, afinal é festa de São João!

Capriche na trilha sonora, existem playlists de Festas Juninas prontinhas em plataformas de streaming musical como o Spotify, por exemplo.

Aposto que você já se animou! Então pega a agulha, os fios coloridos e acompanhe as receitas abaixo.

Decoração de Festa Junina usando crochê

 

Receita de bandeirolas em crochê

As bandeirolas são os elementos decorativos mais tradicionais das Festas Juninas, por isso preparamos uma versão em crochê que é simplesmente linda, além de não ser descartável. Dessa maneira você poderá utilizar em muitos outros arraías. Foi feita com o fio Bella Arte.

Veja aqui a receita da bandeirola de crochê para Festa Junina. 

 

Receita do sousplat de crochê

Que tal usar sousplat de crochê como decoração de paredes? Um detalhe que fará toda a diferença na decoração da sua Festa Junina e será muito útil em outras ocasiões.

Veja aqui a receita do sousplat de crochê

 

Receita de amigurumi milho orgânico

Milho Orgânico

Festa Junina tem que ter milho! O amigurumi milho orgânico esbanja fofurice, foi confeccionado com o fio Greta, feito de algodão 100% orgânico. Fica lindo em cestinhas para decorar a mesa das guloseimas.

Veja aqui a receita do amigurumi milho orgânico

 

Receita de balão junino em crochê

Balão Junino Amigurumi

Cai, cai balão, cai, cai balão, aqui na minha mão… Esse balão está permitido em todas as Festas Juninas, pode cair à vontade que o único efeito que vai causar e sorrisos nos seus convidados.

Veja aqui a receita do balão junino em crochê

E para dar um toque final na decoração da mesa, pipocas de crochê! Um detalhe fofo que não pode faltar.

Pipoca de crochê – Fio Bella Arte

Veja aqui a receita da pipoca de crochê.

 

Receita fáceis de comidinhas para Festa Junina

 

Festa Junina sempre tem comidinhas gostosas, mas ficar horas na cozinha preparando tudo não é legal, por isso pedimos para cozinheira, Carol Ribas, preparar três receitas de quitutes fáceis e rápidos de serem feitos, e o resultado ficou de dar água na boca.

Receita de creme de milho com bacon

O milho é um ingrediente versátil, permite fazer uma infinidade de receita, aqui a Carol preparou um creme de milho com bacon cheio de cremosidade!

Veja aqui a receita do creme de milho com bacon.

Receita de carne louca

Carne louca ou roupa velha, o nome muda conforme a região, mas em todos os lugares ela vai muito bem dentro de um pãozinho!

Veja aqui a receita da carne louca.

 

Receita de brigadeiro de paçoca

Brigadeiro de paçoca, duas delícias em uma receita só e, ainda dá pra fazer bem rapidinho, com poucos ingredientes. E sabe o que é melhor? Pode comer sem culpa, porque depois é só  dançar quadrilha pra queimar as calorias. Então, força na paçoca minha filha!

Veja aqui a receita do brigadeiro de paçoca.

Quando você fizer a sua Festa Junina usando uma dessas receitas, não esqueça de marcar @fiospingouin, queremos muito ver como ficou o seu arraiá.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top