Crochê Terapêutico

No coração da criação artesanal, há um mundo mágico onde as mãos habilidosas entrelaçam fios e cores para dar vida a peças únicas. Esse mundo vai muito além da criação de roupas e acessórios; ele se estende para além dos limites do que podemos ver e tocar. É um espaço onde a mente encontra calma, onde a alma encontra expressão. Bem-vindo ao Crochê Terapêutico, um projeto criado por Alexandre Mercês @alexandremercescraft, terapeuta holístico e crocheteiro, em parceria com a Pingouin.

Crochê terapêutico – muito além de aprender a técnica

 

O Crochê Terapêutico vai muito além de aprender a trabalhar com agulhas e linhas; ele leva à descoberta das artes manuais e seus aspectos psicossociais. Seu principal objetivo é destacar os benefícios terapêuticos da técnica do crochê, tirando o foco excessivo na comercialização e colocando um olhar na realidade de cada participante.

O projeto tem duração de 15 a 20 horas divididas em duas semanas. Tudo começa com uma reunião inicial, que funciona como uma terapia conversacional, após pontuar as questões de cada participante, o crochê é introduzido como uma ferramenta terapêutica.

Os participantes são incentivados a explorar suas preferências pessoais e a produzir o que lhes traz alegria. É um projeto inclusivo que acolhe todas as pessoas, incluindo aquelas com alterações cognitivas e motoras.

O ato de criar com as próprias mãos permite que a mente se tranquilize, a autoestima cresça e as habilidades motoras se desenvolvam. Tudo isso foi possível graças ao apoio de uma psicóloga que ajudou a moldar o projeto, demonstrando que o crochê pode ser uma ferramenta de empoderamento e inclusão.

 

Artesanato e seus benefícios para saúde

Atividades criativas, também oferecem um caminho para o envelhecimento saudável, melhorando habilidades, autoestima e motivação. Uma pesquisa do Knit for Peace do Reino Unido, com 15 mil tricotadores, sendo que 68% dos entrevistados tinham mais de 60 anos, mostra que o tricô não apenas proporcionou relaxamento, mas também contribuiu para a redução da ansiedade em 31% deles, além disso, 26% relataram uma queda na pressão arterial, 24% experimentaram uma melhora nos sintomas da depressão, e 21% sentiram alívio nas dores da artrite.

Embora o crochê, tricô e muitas outras manualidades, comece com linhas e agulhas, percebemos que os seus benefícios se estendem até a saúde mental. À medida que os participantes exploram seu potencial criativo, eles também descobrem a cura e a resiliência dentro de si. As artes manuais têm o poder de acalmar a mente, aliviar o estresse e aumentar a sensação de realização pessoal. Quando combinadas com o apoio de profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, as atividades manuais se tornam uma parte integrante do cuidado emocional.

Estamos no Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a saúde mental, e o Crochê Terapêutico é um exemplo inspirador de como as artes manuais podem nos fortalecer psicossocial e emocionalmente.

Então, que tal começar a cuidar da saúde mental agora mesmo? Dê os primeiros passos, tecendo esse biquinho de crochê para pano de prato que é simplesmente lindo!

Veja aqui a receita do biquinho de crochê.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top