Como surgiu o Halloween e o que o Saci tem a ver com isso!

De alguns anos pra cá começamos a incorporar o Halloween ao nosso calendário de festas, ano após ano essa celebração vem ganhando força. Inicialmente apenas as escolas de inglês davam importância para a data. Com o passar do tempo, a popularização dos filmes e séries, atrelados a possibilidade do comércio faturar em cima da festividade, o Halloween foi se consolidando por aqui.
receitas de Halloween

Você sabe qual a origem do Halloween?

olhos esbugalhados

Muita gente acredita que a celebração do Halloween começou nos Estados Unidos, mas ele é muito mais antigo que a história desse país. Tudo começou com os celtas, um povo antigo que vivia na Grã-Bretanha, França, Espanha e Portugal, entre o ano 2000 e o ano 100 antes de Cristo.

Para os celtas, a noite de 31 de outubro marcava o Samhain uma celebração de dois eventos, final das colheitas e ano novo. Eles acreditavam que nessa data os fantasmas, fadas e todo tipo de entidade espiritual perambulavam entre os vivos. Eu heim!!! Para manter uma “boa relação” com o além, eram feitas oferendas de comida, bebida e fogueiras eram acesas para espantar as assombrações.

Com o passar do tempo os celtas deixaram de existir, mas essa crença seguiu firme e forte principalmente na Irlanda. O nome Halloween origina da expressão “All Hallows’ Eve” que significa véspera de todos os santos (1º de novembro é o Dia de Todos os Santos).

Você deve estar se perguntando como o Halloween foi para nos Estados Unidos? Afinal esse é um importante feriado por lá! Isso aconteceu devido à imigração em massa dos irlandeses que começou em meados de 1845.

Saci contra Zumbi

Por aqui, como dissemos no começo, essa celebração vem ganhando força, mas enfrenta rejeição de uma parcela da população por não ser parte da nossa tradição cultural, enquanto o nosso rico repertório folclórico é deixado de lado.

Com objetivo de resgatar e valorizar a nossa cultura, em 2003 foi instituído que 31 de outubro também seria comemorado o Dia do Saci, um dos personagens mais famosos do nosso folclore.

O Saci adora pregar peças, diz a lenda que ele faz a comida queimar, apaga lâmpadas e desaparece com as coisas! É, sem dúvida alguma, um personagem divertido.

Que tal aproveitar o Halloween para valorizar as nossas tradições culturais?

Você pode fantasiar a criançada com personagens folclóricos e contar algumas das nossas lendas.

Dê uma olhadinha no post sobre folclore, lá tem dicas de série, livros e uma receita fofíssima de Curupira em amigurumi.

Olha só que bacana: Preparamos um e-book com 4 receitas de amigurumis assustadoramente lindos! Não deixe de baixar.

 ebook halloween

Se gostou desse post, compartilhe com as amigas.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top