O Calendário do Advento serve para fazer a contagem até a chegada do Natal. Uma tradição que começou com as famílias europeias que faziam 24 marcas de giz nas portas de casa e as crianças iam apagando uma por dia, outras acendiam velas. Em dezembro de 1839 foi feita a primeira coroa pública do Advento, aconteceu na capela da Rauhes Haus, um orfanato em Hamburgo (Alemanha).
A ideia da Coroa do Advento é a mesma, fazer a contagem do tempo até a chegada do Natal. Neste caso, se trata de uma peça com formato circular coberta de ramos verdes com quatro velas ao centro, acendidas uma por vez a cada domingo.
Entre os anos de 1902 e 1908, não se sabe ao certo a data, foi impresso o primeiro Calendário do Advento, fato que contribuiu para sua popularização.
Como fazer um Calendário do Advento
O Calendário do Advento é composto por pequenas ações e/ou lembrancinhas que envolve a família e cria uma exceptiva positiva para o Natal. Você pode ou não dar uma conotação religiosa, fica a seu critério encaixar a sua crença, independente de qual seja, nesta celebração.
A ideia é fortalecer os laços de afeto e cativar as crianças no espírito natalino, mostrando que a data vai muito além de ganhar presentes, é também uma oportunidade de incentivá-las a praticar boas ações.
Você pode fazer o Calendário do Advento com o que você tiver em casa, aliás, é muito interessante reaproveitar coisas, isso vai oferecer a possibilidade de transmitir conceitos de sustentabilidade para as crianças. Pode ser saquinhos, envelopes, copinhos, caixas ou qualquer coisa que você possa colocar um mimo, ou um bilhetinho com a descrição da atividade do dia. Também é possível fazer uma peça artesanal que pode ser usada por muitos anos.
Você vai precisar de 24 recipientes que deverão ser abertos um a cada dia, começando em primeiro de dezembro e terminado na véspera de Natal.
As crianças podem participar de toda a elaboração do calendário, inclusive da decoração, isso vai deixá-los muito animados.
Depois de pronto, coloque uma atividade dentro de cada recipiente. A ideia é que as atividades sejam interativas, que envolvam toda família e fáceis de serem executadas. Você pode intercalar as pequenas tarefas com algumas guloseimas ou lembrancinhas, isso vai deixar o Calendário do Advento ainda mais empolgante.
Ideias de atividades para preencher o Calendário do Advento
Para quem está sem inspiração para preencher o Calendário do Advento, preparamos uma lista com sugestões de atividades que vão envolver toda família, mas principalmente as crianças.
- Criar enfeites para árvore de Natal;
- Decorar a árvore de Natal;
- Assistir a um filme natalino;
- Reunir a família para preparar o jantar. Os pequenos vão adorar fazer a receita de sorvete de chocolate que está aqui no blog;
- Separar brinquedos para doação;
- Ler histórias natalinas;
- Fazer pompom para enfeitar a Árvore de Natal;
- Papai Noel de chocolate;
- Gravar um vídeo em família para assistir no próximo ano;
- Criar cartões de Natal, podem ser feitos com colagem, desenhados ou bordados;
- Passear pela cidade para ver as decorações de Natal;
- Separar roupas para doação;
- Ganhar um pequeno brinquedo antigo (pião, ioiô, pega varetas etc);
- Preparar biscoitos natalinos para presentear os vizinhos ou funcionários do prédio;
- Fazer embalagens de presentes artesanais;
- Ensinar uma brincadeira que você brincava quando criança;
- Ganhar um Kit de pintura;
- Entregar presentes/lembrancinhas para os funcionários do prédio ou vizinhos;
- Brincar de bolinhas de sabão;
- Semear uma planta;
- Jantar em família ouvindo músicas de Natal;
- Fazer uma chamada de vídeo para algum parente distante;
- Colorir desenhos natalinos;
- Fotografar a família reunida.
O mais importante do Calendário do Advento é aproveitar essas pequenas atividades, desfrutar da companhia da família, se divertir e cultivar doces memórias.