Como criar um perfil vendedor no Instagram

O Instagram é uma das plataformas mais usadas do mundo, com 1 bilhão de usuários ativos por mês, sendo que desse total, 9 milhões são brasileiros! Por isso que esse é um canal que não pode ficar de fora da sua estratégia comercial. Para divulgar o seu trabalho nessa rede social, você precisa saber o jeito certo de usá-la, mas fica tranquila, hoje iremos te mostrar como criar um perfil vendedor no Instagram.

Focaremos as informações deste post na criação de um bom perfil no Instagram, mas se você é empreendedora (or), recomendamos que assista as nossas lives, Jornada do Artesanato Lucrativo, uma sequência de aulas que vão te ajudar a transformar o fazer manual em fonte de renda. Elas são apresentadas pela @paula.piegas, lá no perfil da Pingouin. Acontecem todas as quartas-feiras às 15h. Caso não possa participar ao vivo, não tem problema, pois, as lives ficarão salvas.

5 Passos para criar um perfil campeão no Instagram

Em um canal com tantos usuários, é fundamental que você utilize estratégias para que seu perfil seja encontrado facilmente por quem procura o seu produto. Esse cuidado deverá ser levado em conta desde o momento em que você cria o perfil, até no dia a dia das postagens.

Aqui vamos te ensinar estratégias para criar um perfil que seja amigável aos algoritmos da plataforma.

1 – Perfil empresarial

Se você é empreendedora ou empreendedor, uma boa ideia é transformar o seu perfil em conta empresarial. Essa mudança é feita nas configurações da plataforma, não precisa criar uma conta nova. Existem muitas vantagens nessa mudança, por exemplo:

  1. Uma conta empresarial te permite acesso às estatísticas e isso vai te ajudar a entender se você está no caminho certo. Você pode ver quantas visualizações os seus posts tiveram, quantos cliques, novos seguidores, faixa etária deles, onde vivem, horários que estão conectados e muitas outras informações.
  2. Você também poderá adicionar um botão de contato que pode ser e-mail, telefone ou WhatsApp Business.
  3. Possibilidade de colocar um link na bio, um recurso muito útil para divulgar seu site ou qualquer outro link.
  4. Poderá criar uma loja no próprio Instagram, com vitrine, descrição e preço.
  5. No perfil empresarial você vai selecionar uma categoria onde o seu negócio se enquadra (moda, entretenimento, artista, viagem etc.), dessa forma o Instagram vai sugerir o seu perfil quando alguém seguir uma conta da mesma categoria que a sua.

2 – Escolha do Nome

Escolha um nome que tenha palavras-chave importantes para o seu negócio, isso vai ajudar os motores de buscas do Instagram a te encontrar. Não confunda o Nome do Perfil com o Nome de Usuário.

Nome de usuário é a sua @.

Nome do perfil é o que vai aparecer abaixo da sua foto, pode ou não ser igual a @, mas é muito recomendável que tenha palavras-chave relevantes para o seu negócio. Veja o perfil da Paula Piegas, que está fazendo as nossas lives da Jornada Artesanato Lucrativo:

O nome do perfil é Paula| Negócios Artesanais e o usuário é @paula.piegas.

Agora vá até o Instagram e procure por “Negócios Artesanais”, você perceberá que o perfil dela é um dos primeiros a ser exibido. Isso acontece porque uma das estratégias da Paula foi usar duas palavras-chaves importantes para o negócio dela: a primeira é “Negócios Artesanais” e como a Paula é uma pessoa conhecida no meio, associou com outra palavra-chave importante que é o primeiro nome dela.

3 – Foto incrível no perfil

É fundamental que essa foto tenha qualidade, não esteja tremida, seja nítida e com boa iluminação, lembre-se essa será a primeira imagem que as pessoas terão do seu negócio.

Escolha uma foto incrível de produto, você também poderá utilizar a logomarca, ou uma foto sua, o importante é causar impacto, pois, essa é a imagem que vai representar o seu negócio.

4 – Biografia clara

A famosa “bio” é onde você vai dizer o que faz e quais são os seus diferenciais, é um espaço pequeno, por isso você precisa ir direto ao ponto de forma clara e objetiva.  Aqui também é muito recomendável utilizar palavras-chave relevantes.

Por exemplo, se você faz cortinas em macramê e quer focar seus negócios na sua cidade, a descrição da sua bio poderia ser:

“Cortinas em macramê feitas com carinho em Belo Horizonte”

Note como o exemplo acima é simples e, ao mesmo tempo, transmite cuidado e afeto. Além disso, usa duas palavras-chave importantes: macramê e Belo Horizonte.

Quanto aos emojis na bio, sim, eles são interessantes, deixam a comunicação mais simpática, sintetizam uma ideia, além de serem muito populares, mas não exagere, pois, cada emoji conta como um caractere e o espaço disponível é pequeno, além disso, se usado em excesso poderá ficar infantil.

Você também pode usar uma hashtag na bio, mas só se ela for muito importante para o seu negócio.

5 – Tenha destaques

Os destaques são uma extensão da sua bio, aqui você vai quebrar todas as barreiras e objeções a respeito do seu negócio.

Você poderá criar capas criativas ou usar fotos de produtos, lembrando sempre que o mais importante é a qualidade das imagens. Para exemplificar, vamos deixar aqui algumas ideias do que postar no destaque:

Sobre nós:  falar do seu negócio, propósitos, história e quais foram suas motivações para criá-lo;

Produtos: Fotos dos seus produtos, assim as pessoas podem visualizar rapidamente o que você está vendendo;

Bastidores: fotos das peças sendo criadas, estoque, seus cuidados com o envio dos produtos etc.;

Prova social: depoimentos de clientes, isso é muito importante para a reputação do seu negócio;

Dúvidas frequentes: respostas para as perguntas que você mais recebe.

Conteúdos relevantes são a alma do negócio

Esses cinco passos vão te ajudar a criar um perfil mais amigável para os algoritmos, um bom começo para quem quer alcançar o sucesso vendendo pelo Instagram. Após configurar a sua conta, é importante que você crie conteúdos relevantes para manter o seu público engajado e com frequência diária. Usar o Instagram de forma profissional dá trabalho, mas é muito gostoso ver a reação das pessoas ao que você está promovendo, além é claro, do retorno financeiro.

Se você gostaria de saber como criar conteúdos relevantes, deixe seu comentário aqui, assim a gente prepara algo super especial para você.

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