Árvore de Natal
Enfeitar árvores de Natal é um hábito que nos conecta às nossas raízes. Essa tradição começou lá com os povos pagãos, que traziam pinheiros para dentro de casa durante o solstício de inverno, decorando-os com frutas. A vitória da luz sobre as trevas era simbolizada por essas árvores perenes, que mesmo no inverno mantinham suas folhas verdes. Com o tempo, o cristianismo abraçou essa prática, e hoje, as árvores de Natal conquistam nossos corações com seus enfeites cheios de significado.
E para entrar no clima, que tal conferir as nossas receitas de enfeites para árvore de Natal? Você vai encontrar opções em crochê, crochê ragdoll , tricô e knooking. Uma forma encantadora de adicionar um toque artesanal à sua decoração!
Confira aqui as receitas de enfeites para árvore de Natal e crochê, crochê ragdoll e Knooking.
Confira aqui o e-book com receitas de enfeites de Natal em tricô. Knooking.
Calendário do Advento
A contagem regressiva para o Natal ganha vida com o Calendário do Advento. Originado na Europa, essa tradição começou com famílias marcando portas com giz e acendendo velas, mas hoje em dia ele pode ser feito de diversas formas.
O Calendário do Advento é formado por pequenas atividades ou lembranças diárias que envolvem a família, criando uma expectativa positiva para a chegada do Natal. A opção de atribuir ou não uma conotação religiosa é sua, e você pode integrar sua crença, seja ela qual for.
Se você gostou da ideia, descubra como fazer o seu Calendário do Advento aqui mesmo no blog.
Estrela
A Estrela de Belém, símbolo do caminho dos Três Reis Magos até o nascimento de Jesus, brilha no topo de muitas árvores de Natal. Além de guiar, ela representa o próprio Cristo, a estrela guia da humanidade.
A estrela é um símbolo muito bonito, e amplamente utilizada em enfeites natalinos. Que tal fazer um varal de estrelas em crochê para decorar a sua casa?
Descubra aqui como fazer um varal de estrelas em crochê.
Guirlanda
A tradição da guirlanda remonta à Roma Antiga, em que oferecer ramos de plantas simbolizava votos de saúde. Com o tempo, adotada pelo cristianismo, a guirlanda passou a marcar a chegada do Natal. Seu formato circular representa a eternidade e o amor infinito de Deus. Desde a Idade Média até os dias atuais, a guirlanda enfeita nossas portas, simbolizando paz, prosperidade e recomeço.
Aqui vão duas ideias de guirlanda artesanal, uma em crochê e outra feita em punch needle (bordado russo).
Confira aqui a receita da guirlanda em crochê.
Confira aqui a receita da guirlanda em punch needle.
Papai Noel
A figura do Papai Noel tem suas raízes em São Nicolau, arcebispo de Mira, Turquia, que anonimamente presenteava os necessitados. A representação atual do bom velhinho com trajes vermelhos e cheios de pompa foi criada pelos americanos, na realidade pela Coca-Cola, e ganhou o coração das crianças ao redor do mundo.
Aqui no Ateliê Pingouin, a artesã Karina do @mieatelie_ criou uma versão praieira, bem brasileira do bom velhinho.
Confira a receita da Mamãe e Papai Noel praieiros.
Presentes
A troca de presentes, tão associada ao Natal, tem sua origem nos Três Reis Magos, que presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra. Já, no caso do “Amigo Secreto / Amigo Oculto”, existem várias possibilidades…
Uma delas sugere que na Grécia antiga, presentes eram dados a pessoas influentes de forma aleatória. Também contribuiu para a tradição a festa pagã romana, chamada “Saturnália”, em que presentes eram trocados alegremente em honra a Saturno. Outra versão remete ao século XVIII, com os povos nórdicos trocando presentes ao amanhecer para celebrar um pacto com deuses. Além disso, especificamente na, Suécia, as pessoas costumavam deixar presentes de forma anônima nas casas de seus amigos, batendo nas portas e correndo antes que fossem vistas, esse costume era chamado de “Julklapp”.
Uma teoria mais recente conecta a prática ao caos econômico dos Estados Unidos em 1929, resultando na popularização do “Secret Santa”. Essa diversidade de influências torna a origem exata do Amigo Secreto um mistério, o fato é que aqui no Brasil, a fusão da nossa cultura calorosa, aliada a tantas crises, fez com que a tradição caísse como uma luva, e derivou uma série de outras brincadeiras como “Amigo da onça”, “Amigo Ladrão” e por aí vai…
E se você quiser presentear e, ao mesmo tempo, causar uma boa impressão logo de cara, leia o post com as 16 ideias de embalagens de presentes criativas!
Presépio
A tradição do presépio remonta a 1223, quando São Francisco de Assis o decidiu mostrar para os fiéis como foi o nascimento de Jesus. Hoje, o presépio encanta crianças e adultos, podendo ser elaborado com todos os personagens clássicos ou de forma mais simplificada, com Maria, José e Jesus.
Comente aqui embaixo, qual dessas tradições fazem parte do seu Natal?