Como tudo começou
O crochê entrou na vida de Soraia como uma terapia. Na época que trabalhava em um hospital de reabilitação, o artesanato era um meio para reabilitar os pacientes. Naquele tempo, ela se juntou a outras profissionais do hospital e criaram um grupo chamado “Tricotando ideias”, que se encontrava para tricotar. Mais tarde, Soraia foi diagnosticada com um câncer agressivo e teve que ir a São Paulo para se tratar. Durante o tratamento, ela descobriu o poder transformador do crochê, sentiu que a técnica lhe dava força e se tornou uma forma de reconexão com o belo e o fluido.
Bendito Fio, um espaço de muito florescimento
Já de volta a Brasília, Soraia decidiu aprender a tecer com fio de malha. Para isso, convidou uma professora de outra cidade e organizou um workshop. Durante o evento, ela notou o brilho nos olhos das outras participantes e percebeu que o poder revolucionário do crochê não atingia apenas a sua vida, mas a de outras mulheres também. Foi assim que ela decidiu fundar a Bendito Fio, uma loja e ateliê, um espaço de muito florescimento em um ambiente acolhedor.
Em 2019, Soraia foi a Barcelona para conhecer a cena das manualidades na Espanha, e lá foi apresentada ao knooking, uma técnica que mistura crochê com tricô, com a qual é possível obter as tramas do tricô, mas usando a agulha do crochê. Foi amor à primeira vista!
Embora o knooking esteja presente em vários países, na época era pouco conhecido por aqui. É muito versátil, todos os pontos do tricô podem ser feitos nessa técnica, permitindo tecer peças de vestuário, decoração, acessórios e utilitários.
Ao voltar para o Brasil, Soraia passou a pesquisar e estudar essa técnica, o que foi um trabalho árduo, já que a maioria dos materiais estava em outros idiomas. Como o knooking foi perfeito para Soraia, que tinha dificuldade para coordenar as duas agulhas, ela pensou que muitas outras mulheres poderiam ter o mesmo problema, por isso decidiu passar adiante esse aprendizado. Nesse mesmo ano, gravou o primeiro curso online de knooking do Brasil.
Em 2022, Soraia foi convidada a participar da Casa Cor, levando sua arte para compor um dos ambientes dessa renomada exposição de decoração.
O ato de tecer é muito revolucionário
Na opinião dela, o ato de tecer é muito revolucionário, pois quando se tece, se conecta com saberes ancestrais. Mesmo que a pessoa não tenha tido avós ou mães que teciam, ela sabe que na linhagem ancestral alguém tecia.
“Quanto você está ali fazendo os pontinhos você entra em conexão com essa força ancestral, você também leva a sua mente para um estado quase meditativo, isso favorece muito a promoção da saúde mental, além de estar fazendo um resgate cultural.” – Soraia Lima
Ela ressalta que nas manualidades se trabalha a saúde, o empoderamento, a autoestima e pode gerar renda extra, além de ser um passatempo maravilhoso que leva a mente para um estado quase meditativo, favorecendo a promoção da saúde mental e fazendo um resgate cultural.
Atualmente, Soraia está à frente de um projeto cultural voltado para mulheres em estado de vulnerabilidade social, no qual está ensinando o knooking através do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Seu objetivo é transformar a vida dessas mulheres, incentivando o empoderamento, a autoestima e a saúde mental. Ela tem 80 alunas e está adorando a experiência.
Fio Pingouin preferido
A Soraia diz que ama os fios da Pingouin pela diversidade de fibras que possibilita a experimentação de diversas texturas e materiais, permitindo que o artesão utilize toda a sua criatividade e tenha acesso a materiais de alta qualidade, tornando o trabalho ainda mais especial. Ultimamente, ela está apaixonada pela coleção Volta ao Mundo!
“A gama de fios da Pingouin é muito especial porque a empresa tem uma curadoria de fibras diferenciada, tem essa possibilidade de a gente usar fibras diferentes.” – Soraia Lima
A história de Soraia é inspiradora e nos mostra que, com dedicação e paixão, é possível viver das artes manuais. Se você quer se aventurar pelo maravilhoso mundo do knooking, separamos três receitas especiais da Soraia com o passo a passo.
Receitas de Knooking com passo a passo
1- Receita cenoura porta bombom em Knooging, perfeita para fazer lembrancinhas de Páscoa, feita com fio Bella Arte.
Veja aqui a receita da cenoura porta bombom em knooking.
2 – Receita do Kimono em knooking, feito com o fio Barcelona, uma peça linda, com direito a vídeo aula.
Veja aqui a receita do Kimono em Kinooking.
3 – Cropped em Knooking, uma peça dois em um, é pura versatilidade. Foi feito com o fio Bikini.
3 comentários em “De fonoaudióloga a artesã de knooking: A história de Soraia Lima”
Acabei de conhecer o Knooking através da Professora Soraia estou encantada com a sua maneira de ensaiar, com essa técnica e os fios da Pinguim . Ela é merecedora de todas as homenagens que fizerem !! Parabéns
Essa minha teacher é pura inspiração…sua luz e sua criatividade nos remete ao paraíso através de fios e agulhas e de suas receitas maravilhosas…
Mulher incrível q nos traz paz e aconchego através dessa arte doce que é fazer knooking…que manualidade fantástica…amo demais ..
E obrigada pingouin pelos fios incríveis que nos faz viajar pelo universo das manualidades ….
Soraia, mulher inspiradora, exemplo de força e determinação.
Uma fofa!😍Ensina a técnica knooking (que é uma delícia)com muita calma, amor e carinho.
Pinguim adorei por terem publicado essa história inspiradora desse ser humano incrível.😊