Por que usar o Reels do Instagram e o TikTok?
Primeiro queremos te contar o porquê vale apena usar esses recursos. Existem muitas razões para apostar no Reels do Instagram e no TikTok, a primeira é bastante óbvia: as pessoas adoram! Passam horas assistindo e compartilhando vídeos dessas duas plataformas.
Outro fator importante é que o comportamento das pessoas mudou. Se no passado as famílias se reuniam para assistir televisão e, as novelas eram os grandes carros chefes da programação, hoje as redes sociais, Youtube e os streamings ganham espaço nesse contexto. Sendo que os mais jovens assistem cada vez menos tv, principalmente os canais abertos. Isso é bom porque possibilita que o pequeno negócio tenha condições de divulgar os seus produtos a um custo muito baixo ou até mesmo sem gastar um único real.
Isso porque as plataformas como o Reels e TikTok, exibem os vídeos também para quem não é seguidor da marca/perfil. Eles sugerem automaticamente os conteúdos conforme o comportamento do usuário. Ou seja, se você gostou de um vídeo de cachorro, eles imediatamente vão te mostrar outros vídeos de cachorros. É dessa maneira que pessoas que não te seguem conhecerão os seus produtos.
Também é possível aparecer organicamente (de forma natural, sem fazer anúncio) usando hashtags relevantes. Isso acontece quando as pessoas do seu nicho encontram os seus vídeos através das hashtags que você utilizou. Lembre-se, elas devem estar relacionadas com o conteúdo, e não exagere na quantidade, entre cinco e oito hashtags são suficientes.
Se está começando agora, leia o post “Como criar um perfil vendedor no Instagram”, está cheio de dicas essenciais para você decolar nessa rede social.
5 Aplicativos gratuitos para editar vídeos do Reels e TikTok
Embora o Reels e TikTok ofereçam recursos nativos para edição de vídeos, selecionamos cinco ferramentas que vão te ajudar a produzir vídeos mais profissionais, criativos e com efeitos diferenciados. Isso vai contribuir para melhorar o engajamento das suas postagens, fazendo com que elas sejam exibidas para cada vez mais pessoas.
1 – Boosted
O Boosted oferece uma galeria de modelos de vídeos já com filtros, músicas legendas e efeitos. Basta selecionar um deles e substituir pelos seu vídeo e/ou fotos. Depois, é possível fazer personalizações da forma que achar necessário.
É bem fácil de usar e perfeito para aqueles dias que a gente está sem criatividade, pois a ferramenta já te oferece ótimas opções. Na versão premium (paga) existem muitos outros modelos categorizados por assunto como fitness, comida, viagem, negócios etc.
2 – CapCut
Esse app foi desenvolvido pela mesma empresa responsável pelo TikTok, tem uma opção chamada ShortCut, perfeita para criar vídeos curtos, pois já oferece modelos prontos e personalizáveis.
É uma ótima ferramenta gratuita, um pouco menos intuitiva que o Boosted, mas oferece uma gama maior de recursos para edição, como efeitos de transição, remoção de fundo, cortes e a vantagem de poder usar a galeria de músicas do TikTok.
3 – InShot
O InShot permite editar vídeos, fotos e fazer colagens. Dá para alterar a velocidade de reprodução, fazer cortes, combinar vários vídeos, tudo de forma simples. A única desvantagem é que na versão gratuita os vídeos aparecem com marcas d’água, para removê-las é necessário fazer uma assinatura paga.
4 – VN Editor de vídeo
Mais uma ótima ferramenta gratuita para edição, possui diversos recurso, como filtros, transições, velocidade e algumas opções de modelos prontos. Uma grande vantagem é o fato de exibir as ondas de áudio, facilitando muito no momento de fazer os cortes e transições.
5 – Vídeo Noise Cleaner
Sabe quando a gente grava aquele vídeo maravilhoso e na hora de assistir percebe que ficou cheio de ruído? Não apague! Com o aplicativo Vídeo Noise Cleaner é possível extrair todo barulho de fundo de forma rápida e bastante simples.
Dica extra: O que postar no Reels e no TikTok
Você não precisa fazer dancinha pra postar no Reels e no TikTok, aliás, nem é necessário aparecer, embora seja recomendável humanizar o seu perfil comercial e mostrar quem é a pessoa por trás daquele produto.
Utilizando as ferramentas acima é possível criar vídeos que mostre os bastidores do seu negócio, como a produção das peças, embalagem, detalhes dos produtos, materiais utilizados na confecção, dicas de utilização, como combinar com outras roupas (no caso de moda), curiosidades etc.
Atenção: Como os vídeos são rápidos, transmita mensagens curtas, não queira falar tudo sobre um produto de uma vez só, vá fragmentando, assim você terá mais temas para outros vídeos.
Agora é só baixar esses aplicativos e ir testando para ver qual você se adapta melhor, todos são ótimas opções e vão te ajudar a produzir vídeos cada vez mais profissionais. E não deixe de ver o post “8 dicas de como fazer fotos incríveis para o Instagram”.