8 Dicas de como fazer fotos incríveis para o Instagram

Recentemente falamos sobre a importância do Instagram para divulgar o seu trabalho e mostramos como criar um perfil vendedor.
como fazer fotos incríveis

como fazer fotos incríveis

Hoje vamos dar 8 dicas de como fazer fotos incríveis para o Instagram, afinal essa é uma rede social visual, logo, ter boas imagens é mandatório pra se destacar nesse universo.

Para o seu próprio bem, fotos tremidas, escuras e desfocadas estão totalmente vetadas! As imagens que você publica em seu perfil devem ter boa qualidade, ser interessantes e autorais. Para isso não é necessário ter uma super câmera profissional e nem um smartphone de última geração, mas sim boa iluminação, conceitos básicos de fotografia e criatividade para sair do lugar-comum.

Então vamos lá?

dicas fotografia

8 Dicas para fazer fotos incríveis no Instagram

1 – Limpe a lente da câmera

Parece meio óbvio, mas não é! A gente manuseia muito o celular, ele é quase uma extensão do nosso corpo, por isso está sempre muito exposto à sujeira. Sendo assim, toda vez que for fotografar dê aquela limpadinha básica na câmera, pode ser que a má qualidade das imagens é apenas uma marquinha de dedo mesmo! 😊

2 – Luz natural é vida!

Luz natural é vida, deve ser um mantra na hora de fotografar, com ela é possível fazer lindas fotos sem necessidade de nenhum equipamento extra. Para tirar o melhor proveito do astro-rei, prefira fazer os cliques nos períodos em que o sol não está tão intenso, antes das 10h e após 16h, é a chamada golden hour (hora dourada), nesses horários a luz natural tem um lindo efeito dourado que deixa as fotos maravilhosas.

Foto feita às 10h
Foto feita às 12h
Foto feita às 16h

Fora do período golden hour o sol é intenso e a luz fica estourada e com muita sombra. Veja bem, não quer dizer que você não possa utilizar esse tipo de iluminação, tudo vai depender do efeito que você quer, por exemplo, fotos contra a luz são boas para fotografar silhueta, e dão um ar dramático. Enquanto sombras de folhas e grades criam um efeito artístico bem interessante nas imagens.

O flash é um recurso que pode ser evitado, a maioria dos aparelhos de celulares operam muito bem sem o uso desse artifício, que geralmente deixam os olhos vermelhos e iluminam excessivamente o objeto da foto, ao mesmo tempo que escurece tudo ao redor.

3 – Utilize a grade do celular / grid

Ativar a grade ou grid da câmera do celular vai te ajudar a centralizar o objeto e evita que ele saia torto na foto, a menos que essa seja a sua intenção. Também ajuda na harmonia, uma vez que podemos identificar facilmente se os objetos da cena estão bem distribuídos.

A grade/grid é composta por duas linhas horizontais e duas verticais, que criam 9 quadros no visor da câmera, igual ao jogo da velha. Além das vantagens mencionadas no parágrafo de cima, com ela é possível aplicar a técnica dos terços que nada mais é do que posicionar o objeto principal sobre as intersecções das linhas e não no meio. Dessa maneira as fotos ficam mais equilibras e agradáveis.

Técnica dos terços
Técnica dos terços às 10h

4 – Cuidado com o Zoom

O zoom é um bom recurso, mas não exagere, essa função geralmente deixa a imagem distorcida e sem nitidez, a famosa foto “pixelada”, além disso, o mínimo movimento na hora de fotografar é o suficiente para destruir o clique.

Caso precise aproximar algum elemento na foto é preferível que você faça um novo clique e depois recorte a imagem. O resultado será muito melhor e mais nítido.

5 – Componha um cenário

O cenário é muito importante para definir o ambiente de uma foto, mas não exagere nos elementos para não desviar a atenção do que você pretende mostrar. A nossa recomendação é que você escolha um cenário mais neutro.

Fique atenta aos detalhes do cenário, observe se não tem nenhum elemento desnecessário ou inadequado aparecendo, uma cama desarrumada, um sapato jogado no chão, por exemplo. Descuidos como esses vão arruinar sua foto e, pior, sua imagem como empreendedora.

6 – Recurso do Instagram

O Instagram tem ótimos filtros, provavelmente o sucesso dessa rede social começou por causa desse diferencial, entretanto, existem outros recursos legais para quem quer vender por esse aplicativo, um deles são as fotos em carrossel, onde é possível publicar várias imagens de ângulos diferentes e com detalhes impossíveis de serem exibidos em um único clique.

Publicar carrossel também ajuda no engajamento do seu perfil, por isso não deixe de usar.

Por outro lado, a câmera do Instagram não é das melhores, prefira a do seu celular que tem mais recurso e certamente as fotos terão mais qualidade.

7 – Ferramentas para edição de fotos

Nem sempre a foto sai perfeita, às vezes são necessários fazer pequenos ajustes de cor e contraste, ou criar uma identidade de cor exclusiva para o seu perfil. Para esses casos existem vários aplicativos e ferramentas para edição de fotos que são fáceis de usar e garantem um ótimo resultado. Como, por exemplo:

VSCOsupercompleto. Com ele podemos alterar o contraste, brilho, saturação, entre muitos outros detalhes. 

Snapseedgratuito e muito fácil de usar, desenvolvido pelo Google, tem ferramentas como desfoque de fundo, correções na imagem e muitas outros recursos legais. 

8 – Acessórios para foto

Acredite, é possível fazer fotos maravilhosas utilizando todas essas dicas, mas alguns equipamentos podem ser bastante úteis, como:

Tripés: para manter o celular estável evitando fotos tremidas.

Mini estúdio: perfeito para fotos de produtos, geralmente é uma espécie de caixa compacta com iluminação e fundo neutro. Os cliques realmente ficam ótimos com esse recurso.

Ring Light ou anel de luz: luz de led em formato circular que elimina as sombras, uniformizar a pele e ajuda a realçar e valorizar o brilho. Existem capinhas de celular com luz embutida e até um mini ring ligth para acoplar no celular. Esses recursos “quebram o galho”, mas não é a mesma coisa que um ring ligth de verdade.

Por fim, teste todas as dicas desse post, familiarize-se com os recursos da câmera do seu celular, busque referencias observando o trabalho de outros instagrammers, como por exemplo: @josisenacroche, @vanlitutti.art, @sambentotc, @alexandremercesof, @sandaloecedro, @srta.galantedecor e @homemnaagulha.

Explore ângulos diferentes, posicionando a câmera para baixo ou para cima para testar várias perspectivas para foto. O segredo para a fazer cliques incríveis está na experiência, e para adquiri-la só tem um jeito: praticar.

Já que estamos falando de foto, você já viu a receita da bolsa de crochê em formato de câmera? Simplesmente linda!

E aí, que tal pôr em prática essas dicas?

Você usa algum editor de foto? Compartilhe a sua opinião sobre ele aqui nos comentários. E não esqueça de marcar a gente em suas publicações, queremos ver o resultado de nossas dicas aí no seu negócio.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top