Do Brilho ao Artesanal: Destaques da 56ª São Paulo Fashion Week

A 56ª edição do São Paulo Fashion Week encerrou suas atividades no domingo, 12 de novembro, revelando as tendências que dominarão a próxima temporada. Com 40 marcas apresentando suas coleções para o Verão 2024, o evento destacou elementos marcantes, com ênfase especial em roupas artesanais e no brilho, especialmente em tons dourados. Sim, minha gente, teve muito crochê nas passarelas!

O São Paulo Fashion Week (SPFW), é o maior evento de moda do Brasil e o quinto maior do mundo, exerce grande influência no mercado da moda e na sociedade. A 56ª edição reforçou o protagonismo do crochê e outras técnicas artesanais, como evidenciado em algumas coleções, como na de Sergio Marone, que homenageou manualidades ancestrais do Seridó, utilizando uma paleta de cores que transita do branco aos tons terrosos.

Destaque para Helô Rocha que explorou suas raízes nordestinas, incorporando elementos da Caatinga, Mata Atlântica e oceano, utilizando materiais como látex, crochê com brilho, véus e camadas. A Foz trouxe moda agênera com a coleção “Alambique Fantasia”, fundindo a história da cachaça com bordados livres, rendendês, filés e, é claro, o crochê.

O Ateliê Mão de Mãe e a magia de “Água de Meninos”

 

O Ateliê Mão de Mãe, que utiliza fios Pingouin em suas peças, mais uma vez, fez bonito no SPFW. Vinícius Santana e Patrick Fortuna, fundadores da marca soteropolitana, homenagearam o histórico bairro de Salvador com a coleção “Água de Meninos”.

Aprofundando-se nas raízes do candomblé e nas memórias da infância, a dupla trouxe uma dimensão única à passarela, guiada pela exclusiva técnica do crochê que define a essência da marca.

A coleção, com suas silhuetas versáteis e paleta de cores inspirada na feira local, destaca-se pelos enfeites de búzios e sutiãs com bustos de palha, mostrando uma evolução consistente ao longo de três anos, evidenciada na meticulosa confecção feita por quase 90 crocheteiras do ateliê.

Tributo ao jeans e acessibilidade na 56ª SPFW

Além das criações deslumbrantes, a 56ª edição marcou o lançamento do movimento “Sou de Algodão”, um tributo ao jeans que completa 150 anos, unindo e valorizando os profissionais da cadeia produtiva têxtil.

Com um enfoque especial em acessibilidade, a SPFW inovou com ingressos abertos ao público geral. Outra novidade foi a apresentação de cinco novos talentos promissores, Artemisi, Sau de Marina Bitu, Hist de Giuliana Braide, Matheus Cardoso e João Maraschin, prometendo deixar uma marca duradoura no cenário da moda brasileira.

Por fim, se você é artesã e cria peças sob encomenda, ou simplesmente curte estar por dentro das tendências de moda, a temporada de verão 2024 é perfeita! Um verdadeiro paraíso de oportunidades para os amantes do crochê.

Não deixe de acompanhar a nossa coleção de receitas de verão!

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

1 comentário em “Do Brilho ao Artesanal: Destaques da 56ª São Paulo Fashion Week”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top