1 – Abuse das cores quentes
As cores quentes não aquecem efetivamente o ambiente, mas transmitem a sensação de aconchego que tanto buscamos nessa época. São elas: amarelo, bege, marrom, laranja, rosa e vermelho. Podem estar presentes em paredes, almofadas, mantas, tapetes, etc.
Para roupa de cama também vale apenas apostar nos tons mais escuros, são sóbrios e elegantes, perfeitos para essa estação. Invista em capas de edredom, ao invés de comprar um novo. E que tal fazer uma peseiras para deixar o quarto mais quentinho?
2 – Quanto mais tapetes melhor
No inverno, quanto mais tapetes melhor, se for daqueles grossos e peludo, mais aquecida sua casa vai ficar. Entretanto, os modelos felpudos não são aconselháveis para pessoas alérgicas ou para quem tem animais de estimação. Nesse caso, os de fibras naturais como sisal, coco e juta são mais indicados, assim como os de crochê, bem fáceis de higienizar.
Veja aqui a receita de um lindo tapete em crochê.
Tapetes feitos em bordado russo (punch needle) também são escolhas certeiras para o frio, fofinhos na medida certa e muito aconchegantes, como esse modelo redondo tecido com a lã Paratapet.
Veja aqui a receita do tapete redondo em bordado russo.
Não esqueça de colocar tapetes no banheiro e ao lado da cama, assim ninguém pisa no chão gelado.
Veja aqui a receita do tapete puch needle geométrico.
Dica extra: para evitar acidentes coloque fitas antiderrapantes na parte de baixo dos tapetes.
3 – Cortinas são aconchegantes
As cortinas garantem privacidade, protegem os móveis do sol e trazem aconchego nos dias frios. Tecidos como linho e sarja são mais encorpados e indicados para regiões que fazem muito frio. Prefira cortinas longas que vão do teto ao chão, pois são elegantes e transmitem maior conforto.
Vale fazer um mix entre cortinas diferentes como, por exemplo, linho e macramê. Essa diversidade de texturas deixa o ambiente muito interessante e acolhedor.
4 – Almofadas trazem aconchego
Nada melhor do que maratonar séries, aconchegada em um sofá cheio de almofadas. Se você é desse time, aproveite e dê uma olhadinha no post sobre séries para quem gosta de tricô e crochê.
Almofadas são aconchegantes, além disso, dão um toque especial na decoração. Quando acrescentamos essas peças mudamos complemente o visual do ambiente. E o melhor de tudo é que essa solução não exige um grande orçamento. Por isso, vale a pena tecer modelos específicos para o frio, feitas com fios bem invernais.
Aqui no blog você vai encontrar uma seleção com 10 receitas de almofadas artesanais, feitas em diversas técnicas como crochê, tricô, macramê e bordado russo.
Veja aqui 10 receitas de almofadas artesanais.
5 – Mantas, muito mais que peças decorativas
As mantas são lindas peças decorativas e também nos aquecem nos dias frios. Ótimas companhias para uma boa sessão pipoca.
Se inspire nessas duas receitas de mantas que preparamos pra você, a primeira foi feita com o Ecojeans, o nosso fio 100% reciclado, a segunda, tecida em crochê conduzido com o fio Kotini.
Veja aqui a receita da manta em crochê feita com Ecojeans.
Veja aqui a receita da manta em crochê com fio conduzido.
6 – Lareira portátil
É possível ter uma lareira sem recorrer à reforma. Existem diversos modelos no mercado, algumas são acessíveis e pequenas, perfeitas para guardar no armário quando o inverno chegar ao fim. Podem ser abastecidas com gás, etanol ou álcool, fáceis de usar e adaptáveis a qualquer espaço da casa.
As velas também são boas aliadas para enfrentar o frio e dão um clima especial para decoração, sua luz quente, projeta efeitos de sombra que deixam o ambiente muito acolhedor.
7 – Vedar as frestas
De nada adianta usar todos os recursos para aquecer a casa, se tiver frestas nas portas e janelas que vão permitir a entrada daquele ventinho frio. Para esse tipo de situação existem vários modelos de vedantes para frestas no mercado. Vale a pena investir em um acessório desses.
8 – Decore as paredes
Um ambiente sem quadros, com as paredes vazias é frio e sem graça. Esse é um daqueles recursos que pode não aquecer diretamente, mas contribui para criar a sensação de aconchego.
Entretanto, usar tapeçaria na parede pode sim, ajudar a aquecer a casa, além de ser um lindo recurso artesanal.
Veja aqui a receita da tapeçaria decorativa.
Quadros, painéis e flâmulas feitos em puch needle, crochê e macramê também são ótimas opções para deixar a casa mais quentinha, por isso, preparamos algumas receitas para você reproduzir.
Veja aqui a receita do quadro de flores em puch needle.
Veja aqui a receita do quadro folha em puch needle.
Veja aqui a receita do painel em macramê.
Veja aqui a receita do painel em crochê.
Veja aqui a receita da flâmula em crochê.
9- Iluminação proporciona conforto
Não subestime o poder de uma boa iluminação. Ela é responsável pelo conforto do ambiente, valoriza os objetos e dependendo da luz, muda completamente a atmosfera do lugar, podendo conferir maior sensação de aquecimento.
A luz mais amarelada, conhecida como luz quente, proporciona um ambiente intimista e acolhedor, por isso é a mais indicada para uso doméstico. Para criar uma casa mais convidativa aposte também em abajures e luminárias de chão.
10 – Deixe o sol entrar
Quando o astro-rei aparecer, abra as cortinas e deixe o sol entrar, essa é a melhor forma de aquecer a casa sem gastar nem um centavo. Muitas vezes dentro de casa está mais frio do que na parte externa, por isso é importante também abrir as janelas para ventilar, o ambiente ficara mais aquecido e arejado.
O que acho das nossas dicas? Qual delas você vai aproveitar aí na sua casa?