Urban jungle, uma forma de levar o verde para dentro de casa

Quem vive nas grandes cidades costuma sentir falta do contato com a natureza, por isso a nova onda do momento, em termos de decoração, vem conquistando corações e lares: a urban jungle, uma forma de levar o verde para dentro de casa e ainda deixar o lar aconchegante e bonito.

Quem vive nas grandes cidades costuma sentir falta do contato com a natureza, por isso a nova onda do momento, em termos de decoração, vem conquistando corações e lares:  a urban jungle, uma forma de levar o verde para dentro de casa e ainda deixar o lar aconchegante e bonito.

Urban jungle, que literalmente quer dizer floresta urbana, é um estilo de decoração com plantas e elementos relacionados a natureza. Um delicioso resgate da nossa relação com o meio ambiente.

Existem muitos benefícios em viver numa casa cheia de plantas. Elas contribuem para saúde física e mental dos moradores, acalma, deixa o ambiente mais acolhedor e ajudam a purificar o ar, uma vez que as plantas são capazes de eliminar algumas toxinas, podendo até aumentar a umidade do local.

Como criar uma Urban Jungle

Para criar a sua pequena selva não é nada complicado, logicamente, é preciso ter em mente que as plantas exigem cuidados, mas essa atenção é muito relaxante. Existem espécies que são mais fáceis de cuidar do que outras, portanto, se você não tem muito tempo, pesquise por alternativas mais práticas. Aqui vamos te dar algumas dicas de como criar uma urban jungle em qualquer ambiente.

Escolha espécies de plantas certas.

É muito importante escolher espécies de plantas de acordo com a incidência de luz e ventilação do ambiente onde serão colocadas. Senão elas não vão resistir. Para ambientes internos as plantas de sombra são as mais indicadas.

Variedade de plantas

Variar os tipos de plantas, além de ser lindo, vai contribuir para o “efeito floresta”, onde encontramos uma enorme diversidade de espécies.

Para dar um charme especial à decoração, posicione as plantas em alturas diferentes, com a utilização de suportes e vasos variados. Vale empilhar livros para erguê-las e conseguir o efeito desejado.

Utilize espaço aéreo e vertical

Explore todas as áreas disponíveis, principalmente se você mora em uma casa pequena. Para isso, aproveite o espaço aéreo com suportes para vasos em macramê (Hanger). Temos uma receita gratuita e linda de hanger em macramê aqui no blog, dê uma olhadinha! Prateleiras e nichos são ótimas opções para criar uns jardins verticais nas paredes. O efeito é incrível.

Acrescente outros elementos naturais

Para complementar o clima vale utilizar quadros e papel de parede com estampas de plantas, além de móveis e objetos em materiais naturais como madeira, bambu, palha e juta.

Espécies de plantas para ter dentro de casa

Você pode ter plantas em todos os cômodos da sua casa, ou em apenas um ambiente, a decisão é sua. Fique atenta a dica que demos no começo desse post, sobre a incidência de luz, ela é que vai determinar o tipo de planta de casa espaço.

Algumas espécies de plantas para se ter dentro de casa são muito simples de cuidar como a Espada de São Jorge que resistem até em ambientes com ar-condicionado. A Zamioculca, que tem lindas folhas brilhantes, também é muito prática e resiste bem em ambientes com pouca luminosidade.

10 espécies de plantas para ter dentro de casa

Selecionamos 10 plantas de sombra que são perfeitas para se ter dentro de casa.

  1. Lírio da Grama;
  2. Dracena;
  3. Jiboia;
  4. Espada de São Jorge
  5. Costela de Adão;
  6. Suculentas;
  7. Bambu da sorte;
  8. Samambaia;
  9. Orquídeas;
  10. Zamioculca.

Planta no quarto faz mal?

Quem nunca ouviu dizer que ter plantas no quarto faz mal? Dizem que elas roubam o oxigênio do ambiente, mas esse é um grande mito! De fato, elas respiram, mas a quantidade de oxigênio consumido por um vegetal é irrisória, não chega nem perto de um animal doméstico.

Portanto, dormir em um quarto cheio de plantas é bem menos sufocante que na companhia de outra pessoa. Fique à vontade para encher esse cômodo de verde.

Ter planta em casa é muito bom, nos reconecta com a natureza e nos faz refletir sobre a importância de preservar o meio ambiente. Aliás, você sabia que hoje é Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio? Aquela faixa formada por gases atmosféricos que impede o aquecimento da terra e torna a vida nesse planeta possível.

Ei, conta pra gente, você é daquelas que vive pedindo mudinha de plantas por aí?

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top