Upcycling conquistando corações

O upcycling é um conceito relativamente novo de reaproveitamento de roupas e diversos outros objetos. Vem ganhando cada vez mais visibilidade, à medida que a nossa sociedade se dá conta da importância de nos preocuparmos com a preservação do meio ambiente.
Foto: Cristine Lobato

Graças a criatividade de artesãos, artistas e estilistas talentosos, o upcycling vem conquistando corações e espaço em um mercado cada vez mais consciente de suas escolhas.

Afinal, o que é upcycling?

Upcycling é uma forma de transformar em algo novo um objeto que seria descartado, agregando valor à essa criação. A proposta é fazer essa modificação usando a criatividade e, em muitos casos, combinando com técnicas artesanais. Com isso, uma peça que iria para o lixo ganha uma vida útil maior, virando um item de desejo.

Calça jeans com intervenção usando boro e sashiko, técnicas japonesas. Foto: Cristine Lobato

No upcycling, são feitas modificações na estrutura, alterando a modelagem, mas preservando a matéria-prima que é a essência. Apliques e bordados são considerados customizações, estão dentro desse universo, mas não é o “upcycling raiz”. É diferente do conceito de reciclagem, que utiliza processos e aditivos químicos para a criação de uma nova matéria-prima.

Upcycling é tendência global

Na medida que cresce a preocupação com a sustentabilidade, o upcycling ganha status e vira tendência global. Isso porque o conceito de transformação faz com que a vida útil das coisas seja maior. A consequência é que reduzimos a produção de matérias-primas e o planeta agradece, pois isso significa diminuição no consumo de energia, na emissão de gases de efeito estufa e da poluição da água e do ar.

Essa tendência ganha força em diversos nichos, mas principalmente no ramo fashion. Não é para menos, afinal a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo. Para produzir uma simples calça jeans são necessários 10 mil litros de água!!! Um dado perturbador, principalmente quando abrimos o guarda-roupa e percebemos a quantidade de peças feitas em jeans que temos ali parada!

Navete, ferramenta de tecelagem, feita com 3 camadas de papelão e detalhes pintados. Foto: Cristine Lobato

Aqui no Brasil existem várias marcas com essa proposta, criadas por estilistas inovadores e preocupados com o planeta. Por exemplo, a Comas transforma camisas masculinas e peças descartadas em coleções criativas e cheias de propósito. A Think Blue Upcycled reutiliza roupas jeans garimpadas, unidas e depois recortadas, gerando produtos contemporâneos. A estilista Luci Hidaka cria suas peças a partir de calças jeans que se transformam em casacos, blusas, macacões, entre muitas outras, o interessante é que ela mantém algumas das características originais da roupa.

Saia feita a partir de um suéter. Foto: Cristine Lobato

 

Upcycling pode ser um nicho para artesãs

Se você é artesã ou artesão, de repente o upcycling pode ser um nicho interessante de atuação. Uma visita a um brechó é capaz de te inspirar a criar peças exclusivas e com alto valor agregado. Aliás, essa foi a estratégia da Miu Miu, irmã caçula da Prada, que desenvolveu uma coleção de vestidos vintage, garimpados em brechós pelo mundo afora e transformados em peças super exclusivas e caras!

Ecobag com bordado em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire, feito com restos de fios de outros trabalhos. Foto: Cristine Lobato

Para adentrar nesse maravilhoso universo existem alguns cursos muito bacanas, a Cristine Lobato, artista, poetisa, jornalista entre muitos outros talentos, oferece aulas de customização utilizando várias técnicas. O coletivo de mulheres, Upcycling é Resistência, têm cursos e oficinas de artes manuais com esse propósito.

Foto: Cristine Lobato

A Cristine conversou com a gente e deu alguns conselhos valiosos para quem quer se aventurar no upcycling:

“O primeiro passo é olhar o material que você tem e pensar em como prolongar a vida útil dele. Não ter preconceito com roupas usadas, de pessoas falecidas e de brechó. Roupa, lavou tá nova! Todos os problemas das peças, como buracos e manchas, por exemplo, são solucionáveis com técnicas de bordado, apliques, crochê, costura criativa etc.”

O processo criativo no upcycling é diferente! Primeiro é preciso olhar para o material que temos em mãos, a partir daí pensamos no que é possível fazer com ele. Por exemplo, um vestido de festa, dependendo do tecido, pode virar uma bolsa, um vestido casual ou uma almofada.

Camiseta regata tinha uma mancha, ganhou aplique recortado outra camiseta. Foto: Cristine Lobato

Segundo a Cristine, para começar, escolha uma roupa que você não tem apego e pense em intervenções que são possíveis a partir do seu repertório manual têxtil (bordado, crochê, costura, pregar coisas etc.) e comece a brincar com a peça. Caso tenha habilidade de costura, poderá desconstrui-la e criar algo novo com aquele tecido. Não existe regra e muito menos receita, a sua criatividade é que conta.

Crie peças exclusivas com o upcycling

O bonito do upcycling é que está acessível a todos nós! Com um pouco de criatividade e habilidade manual, podemos valorizar aquela calça que está esquecida no fundo do armário. Dessa maneira ganhamos uma roupa nova, aumentamos a vida útil daquela matéria-prima, respeitamos o meio ambiente e criamos uma peça totalmente customizada e exclusiva! É muito amor envolvido!

Foto: Cristine Lobato

Sim, upcycling envolve muito afeto, como todos os trabalhos manuais. Se conversarmos sobre isso com as nossas avós elas provavelmente vão achar graça, pois, antigamente era comum “reformar roupas”. É mais um daqueles costumes que estamos resgatando e ressignificando, pois percebemos que faz todo sentido para a nossa sociedade, um saber que não devíamos ter abandonado. Mas que bom que estamos revendo os nossos conceitos! Sinal de evolução, não é mesmo?

Se queremos que o mundo mude, precisamos dar o primeiro passo. Dessa forma, inspiramos as pessoas ao nosso redor e contribuímos ativamente para essa mudança de mentalidade. Aproveite e dê uma olhadinha em nossas aulas e receitas, quem sabe elas não te inspiram a fazer alguma intervenção naquela roupa esquecida aí no seu guarda-roupa!

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top