Tricô e crochê são coisas de vó e de neta também

Foi se o tempo em que tricô e crochê eram coisas de vó! Atualmente cada vez mais jovens estão se engajando no delicioso mundo do tricô e crochê, resgate de um hábito do passado onde o fazer manual estava muito mais presente em nosso cotidiano.

Uma rápida busca pelas redes sociais e já encontramos mulheres jovens e descoladas, fazendo suas peças, compartilhando receitas e inspirando cada vez mais pessoas. Se você navegar aqui no blog da Pingouin vai encontrar várias delas.

As peças manuais têm uma proposta diferente das industrializadas, elas trazem o carinho e o talento de uma pessoa que dedicou horas de sua vida para transformar fios coloridos em algo totalmente novo e lindo de se ver, além disso, você sabia que tricotar faz bem para saúde?

Tricô é terapêutico

Os benefícios para saúde são tantos que podemos dizer que tricô e crochê são terapêuticos, vejamos alguns exemplos:

De acordo com o livro The Relaxation Response, do fundador do Mind & Body Medical Institute, Dr. Herbert Benson, o tricô é uma atividade repetitiva que acalma e relaxa. Quem tricota à noite consegue adormecer mais facilmente, além disso, pode prolongar a duração do sono profundo, que proporciona uma melhor recuperação do corpo, fazendo com que o indivíduo desperte mais disposto e, ainda reduz a depressão e insônia.

Para fazer tricô é necessário foco e atenção, dessa maneira quando tricotamos, a nossa mente não divaga por pensamentos negativos, ou fica remoendo dores do passado, por isso tem efeito meditativo, nos ajuda a manter o pensamento no presente, mas diferente da meditação, essa atividade resulta em algo físico que nos dá orgulho, por isso, também melhora a autoestima.

Trabalhos manuais como tricô e crochê exigem o uso vigoroso, mas não extenuante, dos dedos, mãos e antebraços, o que mantêm as articulações bem hidratadas e minimiza o risco de artrite. Também é ótimo para as crianças, pois, ajuda no desenvolvimento das habilidades e coordenação motora. Por manter o cérebro ativo, estimulando simultaneamente várias áreas, ajuda a prevenir doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, sem contar que também pode ser uma fonte de renda extra!

Conexão com a nossa história

Depois que começou a pandemia, várias pessoas recorreram aos trabalhos manuais como terapia, mas também como um resgate cheio de nostalgia, afinal, muitas de nós crescemos vendo as nossas avós e mães fazendo crochê ou tricô. Em muitos casos, elas que ensinaram os primeiros pontos, então quando nos dedicamos a essas atividades também nos reconectamos com a nossa história e, ao mesmo tempo, nos desconectamos da tecnologia.

Esse detox tecnológico também é muito saudável e recomendável, por isso, se você ainda não se rendeu aos trabalhos manuais, te convidamos a dar os primeiros passos nesse maravilhoso mundo.

Dia dos Avós

Se ainda tiver sua avó, peça para ela te ensinar os primeiros pontos, será uma experiência muito bacana que você nunca se esquecerá. Hoje, 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós, uma ótima oportunidade para celebrar a data ao lado dela, não acha?

Aproveitamos para parabenizar todas as vovós e vovôs, que sigam com muita saúde, tecendo novos projetos, nos inspiramos e tricotando com alegria e paz.

Um feliz Dia dos Avós!

Compartilhe
Share on facebook
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
Categorias

Rolar para cima