Toucas, gorros e balaclavas para esquentar a cabeça

Hoje falaremos desta categoria de acessórios que além de ter funcionalidade, adiciona estilo e informação de moda ao visual. Preparamos também uma seleção de receitas de toucas, gorros e balaclavas para esquentar a cabeça, no bom sentido é claro.

Existem algumas teorias sobre as diferenças entre toucas e gorros, esta é uma daquelas dúvidas bem brasileiras, pois, em muitos países há apenas uma palavra para designar esse acessório, mas, vem com a gente que vamos te contar direitinho quais as características e algumas curiosidades sobre eles.

 

Diferença entre touca e gorro

Dizem que as toucas são aquelas mais justas na cabeça, feitas em lã, específicas para o inverno. E os gorros são mais soltinhos, podem ser confeccionados em tecidos leves para usar também em estações menos frias.

Sinceramente, essa questão semântica é o que menos importa, o fato é que chamando gorro ou touca, esses acessórios são muito uteis. Sim, eles nos aquecem, os carecas que o digam! Deixam o look descolado, principalmente quando estamos usando uma composição básica, basta um gorro colorido que o visual muda completamente, além de ser uma ótima alternativa para aqueles dias em que o cabelo parece ter vontade própria.

 

Balaclava, o trend do momento

Balaclava, essa peça diferentona de nome estranho é o trend do momento. Pinterest, Tik Tok e Instagram estão cheios de looks e famosos usando esse acessório, que definitivamente caiu no gosto das it girls mundo afora, principalmente porque muitas grifes famosas colocaram esse item em suas coleções.

A balaclava é esse tipo de touca que cobre toda a cabeça e o pescoço, alguns modelos deixam apenas os olhos de fora, por isso, foi apelidado de gorro ninja. É muito utilizada por motoqueiros, ciclistas, esquiadores, alpinistas. Também é comum como EPI (equipamento de proteção individual) para alguns profissionais que se arriscam, é o caso dos bombeiros, policiais e mergulhadores.

O mais interessante é que a origem dessa peça não tem nada a ver com moda, muito pelo contrário!

A primeira vez que se tem registro de sua utilização foi durante a Guerra da Crimeia entre 1853 e 1856, um conflito que envolveu a Rússia contra uma coligação de outros países, entre eles a Inglaterra (Sim, essa treta é antiga!). Durante essa guerra as tropas inglesas foram enviadas para a batalha, na cidade de Balaklava, com roupas inadequadas para o rigoroso inverno. Quando essa notícia chegou na Inglaterra as mulheres ficaram indignadas e colocaram a mão na massa, começaram a tricotar esse tipo de gorro para enviar aos soldados que a essa altura do campeonato estavam literalmente congelando.

Uma peça que muitas vezes foi associada a rebeliões e a comportamentos rebeldes, agora ganha status fashion, com pedrarias, cores vibrantes e modelagem mais ampla.

 

Receitas de gorros pra inspirar

Preparamos duas receitas de gorros para inspirar você. Um estiloso com amarração e, outro bem tradicional com pompom. A ideia é te incentivar a criar a sua versão com as cores que tiverem a ver com o seu estilo.

 

Touca de crochê rosa com amarração atrás 

Essa touca de crochê é feita com o fio Bella Fashion e tem duas pontas para amarrar atrás, o que a torna única e cheia de charme.

touca de crochê

 

Gorro de tricô com pompom

gorro duo

Os gorros de tricô com pompom são clássicos de inverno. Embora essa bolinha fofa seja apenas decorativa, no passado ela tinha uma função, você sabia disso?

O pompom foi colocado nos gorros dos marinheiros franceses no século XVIII, isso porque os barcos eram muito baixos e o acessório evitava que eles batessem a cabeça no teto. Como a solução era simples e eficiente, acabou se espalhando pelo mundo.

Dica Pingouin: essa receita linda foi feita com agulhas circulares, mas é possível fazer com agulhas convencionais.

 

Gorros infantis

Gorros infantis protegem nos dias mais frios, mas algumas crianças não gostam desse acessório, ou não gostavam! Isso porque preparamos uma seleção de receitas que vão estimular a imaginação da criançada, e o melhor de tudo, são fáceis de fazer.

 

Gorro infantil dinossauro

gorro para criança

O gorro infantil dinossauro é perfeito para as crianças que curtem estes animais jurássicos. Um acessório lúdico e muito divertido.

 

Gorro infantil astronauta em crochê

Gorro Astronauta

Esse gorro infantil é uma balaclava em formato de capacete de astronauta, um acessório que rende brincadeiras divertidas.

 

Gorro infantil fone de ouvido

gorro fone de ouvido

Quentinho e estiloso, esse gorro infantil tem formato de fone de ouvido, vai fazer sucesso nos dias frios.

Fique ligada que aqui no blog a gente sempre mostra em primeira mão quais são as tendências de moda, aproveita e dá uma olhadinha no post sobre as cores que vão bombar no outono/inverno 2022.

Agora conta pra gente, você vai aderir a balaclava?

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

2 comentários em “Toucas, gorros e balaclavas para esquentar a cabeça”

  1. Gostaria por gentileza um novo fio onde poderá substituir o fio Desejo . Ele era ótimo pela espessura não muito grossa e amava tecer gorros com ele.Desde já agradeço a oportunidade de poder deixar uma pergunta. ❤️😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top