A técnica do crochê é um dos tipos de artesanato mais versáteis que existem. Ele nos possibilita realizar diversos tipos de peças com design diferentes como itens de decoração, desde tapetes e cachepôs, à fofos amigurumis e vestuário.
Diante de tanta diversidade do crochê, hoje falaremos um pouco mais da técnica dentro desse universo artesanal: o fio conduzido. Se inspire com fios Pingouin e com nossos ilustres convidados da @valitutti.art! Essa modalidade do “crochê com fio conduzido” é a principal técnica utilizada na arte do Marcelo e do Anderson.
A Valitutti Art
Sócios na vida, na arte e no empreendedorismo artesanal, Marcelo e Anderson são donos da marca Valitutti Art. Trabalham com a técnica do fio conduzido no crochê, desde meados do ano de 2016 vendendo lindas bolsas e atualmente, com as mudanças aceleradas pela pandemia em 2020, além de serem uma marca de venda de bolsas, eles mudaram um pouco o viés do seu trabalho para focar também em outros planos como criadores de material de ensino digital.
Marcelo e Anderson vendem produtos a pronta entrega e hoje investem na venda de receitas e ensino da técnica, o que acarreta a eles uma enorme satisfação em ver outras pessoas reproduzindo os seus trabalhos, a sua arte.
“O crochê para a gente é uma ferramenta de expressão liberdade!”
Mas afinal o que é o fio conduzido no crochê?
Entenda a técnica
O fio conduzido é uma técnica de tecer, com o qual podemos criar peças com diferenciados e
personalizados temas, principalmente através de gráficos quadriculados, agregando maior valor ao trabalho no crochê. O resultado é sempre único e surpreendente.
A variedade de temas que podem ser usados, depende da habilidade do artesão, pois mais cores
também significa mais fios a serem tecidos ao mesmo tempo.
A técnica do fio conduzido consiste apenas no uso de mais de um fio, sendo que o fio não utilizado, não será arrematado e sim seguirá preso por trás do fio principal, sendo conduzido por todo o trabalho, criando uma nova textura e um efeito de tapeçaria. O que permite infinitas possibilidades, desde a confecção de peças com palavras, desenhos de personagens, padrões geométricos, e o que a imaginação permitir.
Confira como conduzir o fio:
Apesar de ser uma técnica que tem um certo grau de dificuldade principalmente para os iniciantes no crochê, pois exige certa atenção, paciência e os cálculos da quantidade de pontos necessários para confeccionar uma peça são essenciais para um bom resultado final, com um pouco de persistência, vale a pena se aventurar e testar a técnica caso ainda nunca trabalhou com fio conduzido.
Uma das dificuldades enfrentadas é o uso de mais de um fio, pois eles podem se entrelaçar ou dar nós, o que pode deixar o trabalho um pouco mais lento, com o tempo e um pouco de persistência, tudo dá certo e quanto mais se tece e treina, mais fácil será lidar com esses detalhes.
Enfim, a técnica do fio conduzido ainda é relativamente nova e pouco difundida no Brasil, porém a cada dia que passa, cresce ainda mais o número de artesãos adeptos à técnica.
E você, que tal se inspirar com a gente e começar um projeto com fio conduzido?
Vídeo aula
Confira a vídeo aula da “Clutch Ondina” do Marcelo e Anderson feito com o fio ATELIÊ a seguir:
Feito por Marcelo e Anderson, Feito com amor, Feito com Pingouin.
OBS.: Post inspiração. Apenas receita clutch disponível.
Fios utilizados:
ATELIÊ: 100% algodão/TEX 885/ Novelos de 200g e 400g
ECO JEANS: 85% algodão e 15% outras fibras/ 100g/ 136m/ Tex 735
À venda nos melhores armarinhos ou no nosso e-commerce.
2 comentários em “Se inspira com Marcelo e Anderson! A arte do crochê em fio conduzido!”
Parabéns meninos!!! Vocês são sensacionais!! Pura inspiração na vida e na arte!
❤❤❤