Saia de crochê Cinthya – Passo a passo feito com o fio 100% algodão PINGOUIN 1000

Faça uma confortável Saia de crochê com nosso fio de espessura fina PINGOUIN 1000 de tamanho midi porém adaptável a outros tamanhos.
Saia de crochê

Veja como fazer uma estilosa Saia de crochê com o fio de espessura fina Pingouin 1000!

Por Gabi Kyrillos do @gabkyrillos para Ateliê Pingouin

 

A saia Cinthia é toda tecida em fio duplo, utilizando 2 cabos ao mesmo tempo do nosso fio 100% algodão mercerizado Pingouin 1000. Esta saia de crochê é de tamanho midi porém super adaptável a outros tamanhos! É só fazer mais algumas carreiras e/ou aumentar a quantidade de pontos iniciais para a cintura.

Veja a seguir a lista de materiais, e baixe sua apostila digital gratuitamente no formulário ao final desta matéria. 

Saia de crochê

MATERIAL

2 novelos de Pingouin 1000 (cor preta ou qual preferir) para o tamanho P ou, 3 novelos para tamanho M ou 4 novelos para o tamanho G. Para outros tamanhos, vá adicionando + 1 novelo a cada aumento de medida.

Fita métrica

Tesoura 

Agulha de crochê nº 4mm

Agulha de tapeçaria tamanho 12 ou 14

Agulha de costura

Faixa de elástico em tamanho pouco maior do que a circunferência da sua cintura

Linha de costura da cor do seu elástico, que poderá ser costurado à mão ou à máquina.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

  1. Se for utilizar o elástico, procure um que meça mais de 3 cm de largura (para a peça da imagem foi utilizado um de 3,5 cm). Isso ajuda a minimizar o volume, pois, lembre-se, você vai ter crochê por baixo do elástico.
  2. A receita começa com 4 carreiras de ponto baixo e é por cima delas que você passará a costura do seu elástico. Para diminuir o volume, trabalhe essas carreiras com apenas um cabo do fio e inicie com um cordão de correntes que passe pelo seu corpo – bem justo – por baixo ou por cima, escolha vestir por onde a sua circunferência for menor.
  3. Ainda sobre as primeiras carreiras de ponto baixo, você pode optar por não fechar, trabalhando em carreiras de ida e volta. Assim, você dá um pouco mais de espaço para o elástico expandir quando for vestir a saia e evita ter que franzir muito na cintura, o que pode dar a ideia de volume.
  4. Na hora de aplicar o elástico, alinhave no crochê distribuindo bem o franzimento ao longo do elástico, que já deve estar unido nas costas, e passe a sua costura entre a primeira e a segunda carreira. A quarta deve ficar já fora do elástico, assim você trabalha suas carreiras de leque livremente, em carreiras circulares, para descer a saia. O elástico também pode ser aplicado depois da confecção da peça.
  5. Não faça uma saia muito rodada na região da barriga, aumente apenas o necessário para adaptar ao seu corpo, assim você não cria volume na sua silhueta.
  6. Depois que passar do quadril fique livre para aumentar mais um pouco e deixar a saia mais rodada, evite apenas fazer muitos aumentos, para que o visual não fique “pesado”.

Saia de crochê

EXECUÇÃO

– Comece tecendo um cordão de correntes no comprimento desejado, conforme dito acima, essa será a largura inicial da sua peça (tamanho da cintura).

– Esse cordão deverá ser múltiplo de 3 + 2.

– Feche o cordão com 1 pbx (com cuidado para não torcer, ou, conforme dito anteriormente, deixe aberto). Nesse caso, você só irá fechar na carreira de leques, para trabalhar de forma circular.

– Faça 4 carr em pb.

Na 5º carreira, iniciar motivos da seguinte forma:

– Suba 2 correntes e, no mesmo ponto de base, faça 1 pa, pule 2 correntes e faça 1 leque (2 pa fechados juntos, 3 corr e mais 2 pa fechados juntos) – tudo isso no mesmo ponto de base.

– Pule 2 correntes e faça mais um leque.

– Continue dessa forma até chegar no final, quando você irá tecer 2 pa fechados juntos, 2 correntes e fechar com 1 pbx na segunda corrente inicial.

– Na segunda carreira, volte a agulha para dentro do leque que acabou de fechar e faça 1 pb + 1 corr dentro do leque.

– Em seguida e ainda dentro do mesmo leque, faça 1 pa e siga para o próximo leque, fazendo leque sobre leque até fechar o último leque com pbx, conforme feito na primeira carreira.

Aumentos 

– Os aumentos serão aplicados entre leques, inserindo 3corr entre cada leque.

– Inicie apenas abaixo da linha do quadril.

Obs: Na peça foi começado apenas na 11ª carreira de leques, onde foi aplicado 3corr entre cada leque até a altura do joelho. Você pode fazer mais aumentos, se achar necessário.

– Por fim, arremate e esconda os fios.

Saia de crochê

Faça o download da apostila completa para impressão no formulário abaixo.

Ah!  E se fizer essa Saia de crochê com Pingouin 1000, compartilhe uma foto do seu trabalho nas redes sociais e nos marque com a #fiospingouin pois AMAMOS ver e compartilhar o trabalho de TODOS vocês!

Feito por Gabi, Feito com Pingouin 1000, Feito com Amor

pingouin 1000

Conhece o fio Pingouin 1000?

Ele possui esse nome pois é um dos nossos produtos mais antigos do portfólio Fios Pingouin e em seu novelo de 150g de composição 100% algodão mercerizado, Pingouin 1000 tem 1000 metros! De espessura bem fina, TEX 148, é um fio perfeito para tecer em crochê peças rendadas, bico de pano de prato  e vestuário de aspecto mais delicado e leve.

Faça lindos trabalhos com PINGOUIN 1000! Vasta cartela de cores, idênticas à família BELLA, que possibilita você criar tudo que imaginar e projetar no crochê e tricô mais delicado!

COMPOSIÇÃO: 100% algodão mercerizado/ 150g / 1000m/ TEX 148 / Crochê ag. 2 mm  e Tricô ag. 2 – 3mm

À venda nos melhores armarinhos ou também no nosso SITE

Baixe aqui a receita!

Preencha os dados abaixo para fazer o download da receita e se cadastrar em nossa lista de e-mails.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top