Quadradinho da vovó, o clássico do crochê

Domingo foi dia do quadradinho da vovó, granny square em inglês, um verdadeiro clássico do crochê e campeão absoluto em versatilidade. Com essa técnica simples dá para fazer qualquer coisa, de almofadas a vestidos, sua criatividade é o limite.

 

Para entrar na onda do granny square, basta crochetar quadrados e depois unir todos eles e formar a peça que quiser.  São rápidos de serem feitos, divertidos e extremamente viciantes.

A complexidade do trabalho é uma escolha de quem faz, é possível utilizar pontos simples ou elaborados. Na realidade, nem mesmo precisam ser quadradinhos, essa técnica pode ser usada para outros formatos como hexágonos, triângulos, flores etc.

O resultado também varia muito, dependendo da espessura da linha e receita utilizada. Possivelmente tanta flexibilidade explique a longevidade do quadradinho da vovó, assim como a memória afetiva, pois, a maioria de nós tem alguma lembrança de peças feitas com essa técnica.

 

Qual a origem do quadradinho da vovó

 

Ninguém sabe ao certo como e onde surgiu a técnica do quadradinho da vovó. Dizem que surgiu nos Estados Unidos na época da depressão econômica em 1929, momento de crise em que as matriarcas passaram a utilizar toda sobra de linha existente para tecer mantas e roupas. Está muito relacionado a esse país, provavelmente seja por isso que na Europa ele também é chamado de crochê americano.

Entretanto, o granny square é mais antigo, já foi encontrado referências a ele na Inglaterra Vitoriana, no século XIX.

Na década de 60, o movimento hippie, que rejeitava o consumo em massa em prol de produtos artesanais, incorporou e popularizou o quadradinho da vovó ao seu estilo de vida, suas formas coloridas apareciam nas roupas, bolsas e almofadas, transformando-o em tendência de moda e decoração.

 

Cores extravagantes

 

Como originalmente era feito com sobras de linhas, os trabalhos de quadradinho da vovó eram muito coloridos e alegres, muitas vezes vinham acompanhados de uma borda preta que unia todos eles, criando um padrão típico.

Entretanto, não há regras, o céu é o limite!

Nós publicamos recentemente uma receita linda de um casaco granny square, feito com o fio flash que é um espetáculo de cor e estilo.

Casaco Granny Square

Você gosta de fazer quadradinho da vovó?

Conta pra gente que tipo de trabalho você já fez usando essa técnica?

Compartilhe
Share on facebook
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
Categorias

Rolar para cima