Quadradinho da vovó/ Granny Square especial receitas de Festa Junina com fio BELLA

Passo a passo + vídeo aula de como fazer o famoso Quadradinho da vovó! Crochete um Granny Square colorido e divertido para decorar sua Festa Junina!
quadradinhos

Confira a seguir o passo a passo + vídeo aula de como fazer um colorido e versátil Quadradinho da vovó com o nosso querido fio 100% algodão mercerizado BELLA! Um crochê perfeito para você enfeitar com um toque artesanal e dar mais cor às suas caracterizações de Festa Junina.

Quadradinho da vovó

Qual a origem do Quadradinho da vovó?

Ninguém sabe ao certo como e onde surgiu a técnica do quadradinho da vovó. Dizem que surgiu nos Estados Unidos na época da depressão econômica em 1929, momento de crise em que as matriarcas passaram a utilizar toda sobra de linha existente para tecer mantas e roupas. Está muito relacionado a esse país, provavelmente seja por isso que na Europa ele também é chamado de crochê americano.

Entretanto, o granny square é mais antigo, já foi encontrado referências a ele na Inglaterra Vitoriana, no século XIX.

Na década de 60, o movimento hippie, que rejeitava o consumo em massa em prol de produtos artesanais, incorporou e popularizou o quadradinho da vovó ao seu estilo de vida, suas formas coloridas apareciam nas roupas, bolsas e almofadas, transformando-o em tendência de moda e decoração.

Quadradinho da vovó

QUADRADINHOS DA VOVÓ

BELLA

Por Josi Sena do @josisenacroche para ateliê Pingouin

MATERIAL 

Fio Bella nas cores: Amarelo Ipê – 0204/ Verde Piscina – 2699/ Rosa Barbie – 1352/ Rosa Fucsia – 327/ Azul Bretanha – 1566

Agulha de crochê nº 2,5mm

Tesoura

Agulha de arremate

Quadradinho da vovó

EXECUÇÃO

Carr 1: Fazer um anel mágico, subir 2corr e 11pa dentro do anel (12pt). Fechar a carr com pbx nas corr iniciais e fazer 1pbx na alça de trás do próx pt. Cortar o fio.

Importante: A partir de agora, toda carr irá iniciar com 2corr que já formarão o primeiro pt alto da carr. E terminará com pbx nas corr iniciais, seguido de 1pbx na alça de trás do próx pt.

Carr 2: Com a cor nova e um anel corrediço na agulha, inserir em qualquer pt de base para começar: fazer *3mpa juntos e fechar todos de uma vez, 2corr de espaço* sem pular pts de base, repetir em toda volta. Fechar a carr e cortar o fio.

Carr 3: Com a cor nova e um anel corrediço na agulha, inserir em qualquer espaço de base para começar: Fazer um bloquinho de *3pa juntos 2x, no terceiro espaço fazer (3pa, 3corr, 3pa) * repetir mais 3x para formar os quatro lados do quadrado. Fechar a carr e cortar o fio.

Carr 4: Com a cor nova e um anel corrediço na agulha inserir em um dos cantos e fazer 2pa, 

*1pv em cada espaço entre os bloquinhos da carr anterior e em cada canto (2pa, 3corr, 2pa) *. Fechar o último canto para completar a carr. Fechar a carr e cortar o fio.

Carr 5: Com a cor nova e um anel corrediço na agulha, inserir em um dos cantos e fazer: (2pa, 3corr, 2pa), pa até o próx canto. Repetir em todos os lados. Fechar a carr com pbx.

Carr 6: pb sobre cada pt de base e em cada canto 3pb juntos, em toda volta do quadrado. Cortar o fio e fazer a finalização invisível.

Apostila digital completa para download disponível no formulário abaixo.

E se fizer esse Quadradinho da vovó, nos marque com a #fiospingouin e a artesã criadora da receita em um post nas suas redes sociais, pois amamos ver e compartilhar o trabalho de toda comunidade artesanal Pingouin!

Feito por Josi, Feito com Bella, Feito com Pingouin 

 

bella rosa

Sobre o fio BELLA

Um pouco mais grossa que Bella Fashion, Bella é um fio extremamente versátil e também possui um ótimo rendimento. Com 1 novelo é possível já tecer uma peça inteira como sousplat ou blusa simples. Além de possibilitar tecer peças de decoração e vestuário tanto em crochê quanto em tricô, Bella é muito usada para amigurumis devido a sua espessura e variedade de cores.

Composição: 100 % algodão mercerizado/ 150g/ 405m/ TEX 370 

À venda nos melhores armarinhos ou também no nosso SITE.

Baixe aqui a receita!

Preencha os dados abaixo para fazer o download da receita e se cadastrar em nossa lista de e-mails.

Compartilhe
Share on facebook
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
Categorias

Rolar para cima