Projeto Tecendo Livros – Jogo americano Kazu, crochê com fio ATELIÊ

Esse Jogo americano feito em fio conduzido faz parte do Projeto Tecendo Livros, inspirado no livro Antes que o café esfrie, do escritor Toshikazu Kawaguchi.

Veja como tecer mais uma peça inspirada do Projeto Tecendo Livros em parceria com a artesã Débora Alves! Esse mês, indicamos a leitura do livro  Antes que o café esfrie, do escritor Toshikazu Kawaguchi e com ele, criamos esse charmoso Jogo Americano feito na técnica do fio conduzido no crochê! Confira a seguir a resenha do livro.

O PRESENTE NÃO VAI MUDAR

Por Débora Alves

Eu honestamente não tinha expectativa alguma. O livro foi sugerido pelo leitor digital de livros, a palavra “café” me chamou atenção e eu resolvi ler a sinopse. O texto começava assim:

Se fosse possível viajar no tempo, quem você gostaria de encontrar?

Nem precisei ler mais nada. Estava fisgada. Se eu pudesse tomar um café com alguém no passado, seria certamente com meu pai. Resolvi ler o livro.

A história gira em torno de quatro pessoas que interagem no café Funiculì Funiculà, que fica no subsolo, numa ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio.

Esse café existe há mais de 100 anos, sem que tenha mudado de aparência significativamente, e, diz a lenda, os clientes podem viver ali uma experiência única: fazer uma viagem no tempo. 

A jornada envolve riscos e tem muitas regras: no passado, você só pode encontrar pessoas que já estiveram no café; os clientes têm que se sentar numa cadeira específica e não é possível se levantar durante a viagem; nada que for feito ou dito mudará o presente; é preciso voltar antes que o café esfrie… 

O livro é dividido em quatro viagens no tempo que irão, além de contar como funciona o deslocamento temporal e suas inúmeras regras, conta também um pouco mais a história de cada personagem que realiza a “viagem” e suas motivações.

O presente não muda, mas começamos a observar que as pessoas que tomaram a decisão de viajar no tempo mudam. Mudam sua percepção, sua relação com as outras pessoas.

A história foi escrita originalmente como uma peça de teatro, antes de ser adaptada para um romance em 2015, e isso transparece nas primeiras páginas em que somos apresentados a muitos personagens e histórias que, à primeira vista, parecem desconexas.

É um livro que eu gostaria de revisitar. É um livro sobre o amor, sobre relacionamentos, sobre perdas e mudanças. 

E tem trechos lindos como:

“A água escorre dos lugares altos para os mais baixos. Sempre. É a natureza da gravidade. As emoções também parecem agir de acordo com a gravidade. Na presença de alguém com quem se tem laços, a quem você já confiou seus sentimentos, fica difícil mentir sem que o outro perceba”. (p.148)

Eu gostei tanto que trouxe aqui para o projeto. Recomendo muito a leitura. É um livro que deixa um quentinho no coração, apesar dos momentos tristes vivenciados pelas personagens.

PASSO A PASSO: JOGO AMERICANO KAZU

ATELIÊ

Por Débora Alves do @adeboralves  para Ateliê Pingouin

 

NÍVEL: Intermediário

 

MATERIAL

1 novelo fio Ateliê cor 9203 – Futurist

1 novelo fio Ateliê cor 9290- Escocês Roxo

Agulha de crochê nº 4,5 ou 4,5 mm 

Agulha de tapeçaria

Tesoura

NOTAS

– Vamos trabalhar com a técnica do fio conduzido, usando dois fios desde o início para não dar diferença de espessura. Então, desde a primeira carreira, vá “encapando” a segunda cor (no meu caso o roxo).

– Assista ao vídeo de apoio com dica de troca de cor AQUI

– Não há aumentos ou diminuições. A peça toda é reta.

 

FAÇA DOWNLOAD DA APOSTILA DIGITAL COMPLETA COM GRÁFICO DA ARTE PARA O FIO CONDUZIDO NO FORMULÁRIO ABAIXO

 

E se fizer esse Jogo americano Kazu, nos marque com as #fiospingouin #tecendolivros e a artesã @adeboralves em um post nas redes sociais pois amamos ver e compartilhar os resultados de todos vocês <3

FEITO COM FIO ATELIÊ, FEITO COM A-M-O-R,  FEITO COM PINGOUIN

FIO ATELIE

Sobre o fio ATELIÊ

Portfólio de cores com tons clássicos e muitos usados normalmente para todo tipo de projeto. Faça lindas peças em crochê, tricô e até macramê bem vibrantes e alegres como bolsas, chapéus e tapetes. Fio macio com a espessura equivalente ao fio nº6 e apesar de muito semelhante à barbante, não pode ser considerado um pois apesar de não passar pelo processo de mercerização são, são compostos por 100% puro algodão e barbante normalmente possuem em sua composição 15% de outros resíduos. 

Composição: 100% Algodão/ TEX 885/ Novelos de 400g com 452m e 200g com 226m

Agulhas recomendadas: Crochê 3,5 e Tricô 4,5 – 5,5

À venda nos melhores armarinhos e também no nosso site.

Baixe aqui a receita!

Preencha os dados abaixo para fazer o download da receita e se cadastrar em nossa lista de e-mails.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

2 comentários em “Projeto Tecendo Livros – Jogo americano Kazu, crochê com fio ATELIÊ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top