Pingouin compartilhando conhecimentos na FENEARTE 2022

No último domingo (17/7) chegou ao fim a 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato – FENEARTE. Um evento grandioso que ressalta a riqueza cultural do artesanato e o seu potencial gerador de negócios. Claro que a gente não poderia ficar de fora, a Pingouin marcou presença na FENEARTE 2022 compartilhando conhecimentos através de um time consagrado de artesãs.

A nossa relação com a FENEAERTE começou em 2007, um evento que adoramos, pois, é uma oportunidade de esclarecer dúvidas pessoalmente das nossas clientes, conhecer os seus trabalhos, apresentar as novidades e principalmente, aprender com todas elas.

 

Oficinas Pingouin na FENEARTE

Nesses 15 anos de participação da Pingouin na FENEARTE, tem algo que sempre fez e continua fazendo sucesso: as Oficinas de Capacitação.

 

Um espaço onde ensinamos técnicas a partir do zero. Qualquer pessoa, mesmo que não saiba nada, tem a oportunidade de aprender uma nova arte manual, ministrada por professores experientes, com didática e amplo conhecimento. Em 2022, cada Oficina de Capacitação da Pingouin tiveram duração de três horas. Todas as pessoas que participaram das aulas ganharam também o material utilizado durante o curso, possibilitando a continuação da prática em casa.

Além das professoras artesãs, as oficinas contaram com a presença de uma profissional técnica que esclarecia todas as questões relacionadas aos fios adequados para cada método.

 

Oficinas que resgataram técnicas tradicionais

 

As oficinas da Pingouin foram bem diversificadas, Amanda Silva ensinou a fazer uma linda bolsa em crochê com o Ateliê, um fio espesso, 100% algodão; Cristina Lima mostrou os fundamentos e pontos do macramê, além da confecção de um painel; Barbara Karennyne deu aula de amigurumi com o novo fio Pingurumi. Todas essas técnicas estão em alta no momento, mas existem outros saberes ancestrais que fizemos questão de resgatar, como crochê de grampo e a tapeçaria com ponto rosinha.

O crochê de grampo é feito em um tear simples, uma ferramenta em madeira com formato de “U”.  É rápido de tecer e produz peças únicas com efeito rendado. A oficina de crochê de grampo contou com a professora Maria Aparecida Santana (Cida) que utilizou o Bellinha, um fio 100% algodão mercerizado.

Outro resgate importante foi a tapeçaria com o ponto rosinha, um grande sucesso! A responsável por compartilhar essa técnica foi a professora Ceça Miranda.

As oficinas eram gratuitas e muito concorridas, ao todo 240 pessoas foram capacitadas e saíram do evento com o conhecimento e os materiais necessários para seguir praticando.

 

Workshop sobre modelagem

A artesã Gabi Kyrillos ensinou a fazer uma blusa em crochê no workshop sobre modelagem. Além do passo a passo ela mostrou como aplicar a técnicas para melhorar o caimento das peças, uma aula de crochê avançado que enriqueceu ainda mais o evento.

 

A FENEARTE 2020 homenageou o movimento Manguebeat

A FENEARTE aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, teve duração de 12 dias, de 06 a 17 de julho e homenageou o Manguebeat, movimento de ebulição cultural que surgiu na década de 1990 em Recife – PE e teve Chico Science como um dos idealizadores. A proposta do Manguebeat era misturar traços regionais com elementos da cultura pop, uma verdadeira revolução que repercute até os dias de hoje.

Esta edição da FENARTE foi um grande sucesso, recebeu 300 mil visitantes durante os 12 dias de evento, contou com exposição de artesãos, apresentações musicais e várias outras formas de economia criativa.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top