Os painéis coloridos do artista Mauro Frazão – Tapeçaria conceitual

Inspire-se com os painéis coloridos e singulares do artista contemporâneo Mauro Frazão. Tapeçaria conceitual com a lã PARATAPET.
Tapeçaria conceitual

Tapeçaria conceitual

Antes de tudo, como não admirar a arte da tapeçaria conceitual de painéis coloridos feitos em sua grande maioria feitos em bordado russo/ punch needle. Se você é um amante da técnica, conheça aqui e saiba mais sobre o trabalho do artista têxtil Mauro Frazão.

 

Nascido e residente em Pernambuco, Mauro Frazão é um artista que vê na arte o caminho para a expressão do íntimo internalizado pelo contexto sensorial e visual. Amante da poética e sinestesia, expressa sua relação com o exterior através das cores, texturas e formas com uma singularidade particular. 

“ De uma forma totalmente despretensiosa, iniciei a prática da tapeçaria pela base, especificamente pelo ponto russo, que para minha surpresa, me relaxava e levava para um lugar de auto conexão.” 

painéis coloridos

PRINCIPAIS INSPIRAÇÕES

Mauro é um grande admirador da arquitetura, design e paisagismo, e em uma de suas pesquisas em 2020, se encantou com a arte da tapeçaria.  De uma forma totalmente despretensiosa iniciou a prática pela base, especificamente pelo ponto russo/ punch needle. No mesmo ano, foi co-fundador da RUMAH ao lado do artista plástico Márcio Camargo, uma marca adepta do slow design, onde fizeram curadoria de artistas de outros segmentos como a cerâmica para levar uma experiência para o lar das pessoas e resgatando a manufatura tradicional. 

painéis coloridos

“Em pleno ano pandêmico eu encontrei um espaço de respiro na tapeçaria, que se tornou necessário, é  sobre isso, e o que veio depois foi consequência desse autocuidado.  As obras são a materialização de fragmentos das minhas vivências, do que sinto, vejo, admiro, valores que acredito, é  sobre memória afetiva e ancestralidade. Elas trazem essa bagagem do autoconhecimento e de um olhar sensível, porém crítico. É  o mesmo olhar para dentro que teve seu início em 2020 que  transborda.”

painéis coloridos

Esse infinito particular quanto indivíduo o leva a estabelecer outros tipos de conexões. A série “Carnevale”, por exemplo, é uma referência a cultura do meu meu estado. Pernambuco é uma fonte voraz e generosa. O artista duas séries inspiradas  nessa cultura rica do frevo, do maracatu, do caboclinho e sobre essa bandeira da democratização que foi a série Carnevale e que se tornou um divisor de água quanto artista. E neste ano de 2022, Mauro lançará a série “Sertão” que é uma reverência às suas raízes. 

Outra grande inspiração de Mauro é o mestre Roberto Burle Marx, renomado artista plástico brasileiro que teve seu destaque no paisagismo. A série Curvas é  inspirada nas linhas do Burle Marx, sobretudo no seu paisagismo. 

Mauro Frazão

A TÉCNICA DO TUFTING EM SUAS OBRAS

“Hoje dentro do meu trabalho o tufting se tornou fundamental para a técnica que desenvolvi.”

O tufting inicialmente veio por uma necessidade de otimizar o tempo de produção para acompanhar a demanda, porém de forma pontual. 

Os materiais são muito específicos e por isso Mauro tem que importar cerca de 80% deles, como as máquinas de tufting (tufting gun) e até o tecido primário.

Já a lã, que é a matéria prima principal de seu trabalho, há uma cartela vasta no mercado brasileiro como por exemplo a 100% lã PARATAPET com mais de 100 cores.

painéis coloridos

O ano de 2021 foi um ano em que sua arte começou a ganhar expansão no Brasil e no mundo.  Hoje suas obras são expostas por todo país e até atende uma demanda internacional. 

“ Com certeza a maior realização são as conexões que estabeleço. A arte tem poder conectar pessoas sem muros. Isso gira, se expande e retorna como alimento para novas criações. Essa é base do meu trabalho, vivências.”

painéis coloridos

Inspira com Mauro Frazão, Feito com Paratapet, Feito com Pingouin.

OBS: Receitas/ gráficos não disponíveis, post inspiração. 

Confira aqui algumas receitas gratuitas disponíveis de punch needle/ bordado russo:

Tapete geométrico

Bolsa Punch Needle

Tapete Punch needle

Almofada borboleta

Tapeçaria de parede

paratapet

Informações técnicas Lã PARATAPET

Composição 100%LÃ / TEX 1000/ 100g/ 100m/Vasta cartela de cores!

À venda nos melhores armarinhos e nosso site.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

2 comentários em “Os painéis coloridos do artista Mauro Frazão – Tapeçaria conceitual”

  1. Gostaria de saber se há um valor diferenciado se for comprar no atacado e se é possível vcs me enviarem um catálogo com amostras das lãs e linhas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top