Maxi Casaco Amplitude – Top down de crochê feito com SILKY

Um Top down de crochê feito no estilo oversized para todas ocasiões! Moderno e despojado, confira a receita do Maxi Casaco Amplitude feito com SILKY
Maxi Casaco Amplitude

O Maxi Casaco Amplitude é feito na técnica do Top down de crochê (tecido da gola para a barra sem costuras). Sua principal característica é ser uma peça bem alongada na horizontal, e todo feito com 9 novelos da lã SILKY, o que agrega um estilo mais “oversized” para a peça. Ele também possui uma trança e relevos que compõem mais charme ao casaco! Confira a seguir o passo a passo e gráficos que a querida artesã Thainá Melo fez para nosso ateliê. A apostila PDF está disponível para download ao fim da matéria.

Maxi Casaco Amplitude

MAXI CASACO AMPLITUDE

SILKY

Por Thainá Melo do @sinistrices para ateliê pingouin

 

MATERIAL

Fio/lã Silky nas cores e quantidade: 6 novelos cor azul universo 9544/ 3 novelos cor Lady 9356/ Agulha para crochê Pingouin nº 8mm/ Agulha de tapeçaria para arremate/ Tesoura

 

PONTOS E ABREVIAÇÕES UTILIZADAS

corr: corrente/ volta = carreira/ pbx: ponto baixíssimo/ pa: ponto alto/ parf: ponto alto em relevo pegando pela frente/ paat: ponto alto pegando apenas a alça de trás.

 

TAMANHO

Esta receita resulta numa peça com 40 cm de altura e 78 de largura. A altura da cava é de 15. Por ser uma peça ampla, não é necessária a medida do busto. No entanto, meça a circunferência do seu braço. Se ao finalizar a carr 12, com a peça dobrada, a altura da cava for menor que a metade da medida do seu braço, continue fazendo aumentos, até quando necessário. Siga com o padrão da frente, enquanto faz os aumentos, normalmente.

 

NOTAS

Trança: Dê 5 laçadas na agulha, pule 5 pontos de base. Introduza a agulha pela frente (como em um ponto alto em relevo), e tire as laçadas de duas em duas. Repita esse ponto alto “quíntuplo” em relevo mais 4 vezes. No sexto ponto, retorne ao primeiro ponto pulado e faça o ponto alto quíntuplo em relevo neste e nos próximos quatro pontos.

Top down de crochê

EXECUÇÃO

Por ser um crochê na técnica do top down, inicie pela Gola na cor Lady 9356:
– Comece com 68 corr e una as extremidades com 1 pbx cuidando para não torcer o trabalho.
Volta 1: 2 corr para subir, pa por toda a volta. Feche com um pbx na 2ª corr.
Volta 2: 2 corr para subir, 1 pa e 1 parf por toda a volta, conforme o Gráfico 1. Feche com um pbx na 2ª corr.
Volta 3: Repita a volta 2.
Corte o fio e faça um arremate invisível.

Corpo

Com a cor Azul universo 9544.
– Prenda o fio em qualquer pt da volta 3.
Volta 4: 4 corr e 2 pa no mesmo pt, 28 pa. 2 pa, 2 corr, 1 pa no mesmo ponto. 4 pa. 1 pa, 2 corr, 2 pa no mesmo pt. 28 pa. 2 pa, 2 corr, 1 pa no mesmo pt, 4 corr, feche com 1 pbx na 2º corr inicial. (Veja Gráfico 2 na apostila PDF)
Voltas 5 – 12: 1 pbx no espaço das corr, 4 corr e 2 pa no mesmo espaço, paat até o próximo espaço, 2 pa, 2 corr, 1 pa no espaço de corr, paat até o próximo espaço, frente: siga a linha correspondente do Gráfico 3 (ao final da receita), paat até o próximo espaço (não esqueça de fazer o ponto sobre as corr iniciais da carr anterior). Feche com 1 pbx na 2º corr.
Volta 13 (Separação das mangas): pbx no espaço das corr, 2 corr e 1 pa no mesmo espaço, paat até o próximo espaço, 2 pa no espaço. Pule todos os pontos do ombro e faça 2 pa no próximo espaço. Siga a linha correspondente do Gráfico 3 normalmente, faça 2 pa no próximo espaço. Feche com um pbx na 2º corr.
Voltas 14 – 18: 2 corr para subir, 1paat até alcançar a frente da peça. Siga a linha do Gráfico 3 correspondente. Feche com um pbx na 2º corr.
Voltas 19 – 21: Teça de forma circular em ponto barra (1 pa, 1 parf), conforme o Gráfico 1.
Arremate a peça.

Mangas

Com a cor lady 9356.

Volta 1: Faça 2 corr entre os 2 pa da volta 13, 1 pa na lateral do pa da volta 13, 1 pa no espaço de corr, pa sobre pa até o próximo espaço, 1 pa no espaço de corr, 1 pa na lateral do pa da volta 12. Feche com 1 pbx no 1º pa.
Voltas 2 – 14: Siga em ponto barra conforme o Gráfico 1 de forma circular.
Corte o fio e arremate. Repita do outro lado. 

Top down de crochê

E fim!

Seu Maxi Casaco Amplitude está prontinho! E fizer essa receita, nos marque com a #fiospingouin e a artesã criadora em um post nas suas redes sociais pois amamos ver e compartilhar o trabalho de toda comunidade artesanal!

Feito por Thainá, Feito com Silky, Feito com Pingouin

silky fios pingouin

Ah! E confira aqui também, uma linda sugestão de cores de SILKY para inspirar a criar com esse fio: Paleta Cores de Maio.

Informações Técnicas

SILKY:  84% acrílico e 16% lã/ 100g/ 83m/ TEX 1200/ 20 cores incríveis
À venda nos melhores armarinhos ou no nosso e-commerce.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top