Macramê, uma técnica muito versátil

O macramê é uma arte linda, utiliza apenas as mãos e fios, mais descomplicado que isso, impossível. Também é uma técnica muito versátil, dá pra fazer qualquer coisa com ela, peças decorativas, acessórios, roupas e tudo mais que a imaginação ousar criar. Você mesma vai comprovar através da seleção de receitas que preparamos. O conceito do é muito simples, consiste em amarrar fios com diferentes tipos de nós e franjas, criando efeitos e texturas únicas.

O macramé (Migramach) foi criado no século XIII, na região onde hoje fica a Turquia, seu nome significa “tecido com franjas, tramas ornamentais e galão decorativo”. Entretanto, existem estudos que indicam que o Macramê era utilizado na China, na Mesopotâmia e no Egito por volta do ano 3.000 a.C.

Ganhou o mundo através dos marinheiros, que usavam suas longas viagens pra criar nós e confeccionavam produtos (xales, cintos, bolsas, utensílios de pesca, etc.) tanto para uso pessoal, quanto para venda e troca nos portos das cidades que paravam.

 

Macramê e o movimento hippie

painel de macramê

O movimento hippie dos anos 70 resgatou o macramê, que tinha tudo a ver com o modo de vida proposto. Atualmente, a técnica ganhou ares contemporâneos e se fortaleceu com a propagação do estilo Boho (Bohemian Chic) na moda e decoração. Um gênero elegante e cheio de referências hippie chic.

Como mencionamos no início, o macramê pode ser utilizado para criar qualquer coisa, é uma técnica versátil que não para de se reinventar. Para comprovar a sua diversidade, separamos algumas receitas que vão desde bijou até a decoração. Você vai se surpreender!

 

Receitas de macramê

Aqui na Pingouin temos um fio específico para essa técnica, o  Macramê, que tem a espessura e a firmeza ideal para esse trabalho, mas dependendo da peça e do efeito que se quer alcançar, é possível fazer macramê com outros fios, como você verá em algumas receitas abaixo.

 

Pulseiras em macramê

 

pulseira_de_macramê_ateliênatureza
Pulseiras em macramê, por essa você não esperava! Um acessório diferente e muito bonito, e sabe o que é legal? É fácil de fazer, então se você é novata na técnica, vai gostar dessa receita, feita com o fio Ateliê Natureza.

 

Painel de macramê

Painel de macramê- Fio Macramê

Os painéis feitos de macramê conseguem dar vida a qualquer parede sem graça. Preparamos três receitas gratuitas pra você escolher qual tem mais a ver com o seu ambiente.  O primeiro painel foi tecido em um tom terroso, com lindas e longas franjas. A segunda opção é um painel cheio de detalhes, um presente para os olhos. O terceiro painel em macramê é retangular, fica ótimo acima da cama ou do sofá.

painel retangular

 

Filtro dos sonhos em macramê

Para evitar pesadelos e trazer proteção, que tal um filtro dos sonhos feitos em macramê? Uma peça delicada e cheia de positividade. Para esse tipo de trabalho indicamos o fio Ateliê Natureza com suas cores suaves inspiradas no meio ambiente.

 

Cadeira em macramê

Para aqueles momentos relex, uma linda cadeira pendente, muito confortável e toda feita em macramê. Veja o passo a passo no vídeo abaixo, a receita está em nosso blog.

Almofada em macramê

Essa almofada retangular dá um up em qualquer ambiente. Uma autêntica peça boho. Se você se animou, saiba que em nosso site tem o kit completo para a confecção dessa almofada em macramê.

O kit vem com todos os materiais necessários para execução, receita impressa e QRcode de acesso ao vídeo tutorial. Tudo muito prático!

 

Bolsa em macramê

Bolsa Macramê

Veja que lindeza essa bolsa em macramê! Uma peça estilosa e fácil de fazer, ideal para iniciantes. Para quem é da “turma namastê”, temos uma receita de bolsa para tapete de yoga, prática e moderna.

bolsa tapete de yoga-fio macrame

 

Saia em macramê

Isso mesmo, você leu certo, temos uma receita de saia em macramê! Essa peça também é perfeita para iniciantes. Preparamos um vídeo tutorial mostrando todos os detalhes da execução. No site disponibilizamos a receita completa.

 

Suporte para plantas

Hanger em Macramê

Os suportes para plantas ou hangers em inglês, são verdadeiros clássicos do macramê, ficam lindos com folhagens pendentes. Dão um toque rústico muito charmoso ao ambiente.

 

Espelho mandala em macramê

Uma moldura pra lá de estilosa! Para fazer esse espelho mandala em macramê foi usado dois nós clássicos, o festonê e o quadrado. Veja a receita completa e dê cara nova para o seu espelho.

 

Árvore em macramê

Para quem ainda duvida das multipossibilidades dessa arte, veja essa árvore de natal feita em macramê, uma alternativa nada convencional e tão bonita que dá vontade de usar o ano todo.

Acreditamos que depois dessa seleção de receitas conseguimos mostrar como o macramê é eclético e surpreendente.

Conta pra gente, qual foi a sua receita preferida?

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top