Hoje é Dia do Sorvete, vamos comemorar?

Com a chegada da primavera os termômetros começam a subir e, para refrescar os dias mais quentes, não tem coisa mais gostosa que um sorvete!
Sorvete Bubbaloo - Fio Balloon Amigo

Essa guloseima é apresentada em massa, picolé, cheia de coberturas, ou basiquinha, é deliciosa e sempre muito bem-vinda. Tanto que hoje é Dia do Sorvete, e para comemorar essa data vamos compartilhar algumas receitas de amigurumis, saber um pouco mais sobre sua origem e te ensinar a preparar uma delícia dessas aí na sua casa. Que tal?

Quem inventou o sorvete?

Essa é a pergunta que não quer calar, quem foi o ser iluminado que inventou o sorvete? Infelizmente ninguém sabe! Aliás, a sua origem é um pouco incerta. Existem referências de que o imperador Nero, aquele que colocou fogo em Roma, no século I, gostava de saborear neve com frutas. Entretanto, o registro mais antigo parece ser da China, há 4 mil anos, quando misturavam leite de arroz com gelo.

Se não sabemos quem inventou, ao menos conhecemos o responsável por começar a popularizar essa iguaria. Marco Polo, o explorador, quando esteve na China em 1271, se encantou pelo sorvete e levou a receita para Itália.

O sorvete ficou restrito a Itália por um longo tempo, até que no século XVI foi levado a Paris e conquistou o paladar da nobreza. Em 1660, nessa mesma cidade, Procopio Coltelli teve a brilhante ideia de criar a primeira sorveteria do mundo! Até então, o sorvete era um produto caro, acessível apenas a elite.

O tempo passou até que em 1851 o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore, Estados Unidos, a primeira fábrica de sorvetes com escala industrial. A partir daí essa maravilhosidade se popularizou, as receitas se multiplicaram e romperam fronteiras.

Onde foi criada a primeira sorveteria no Brasil

Aqui no Brasil a história do sorvete também é nebulosa, há registros de que a primeira sorveteria foi criada em 1835 no Rio de Janeiro, outros dizem que foi em 1934, e ainda existe uma versão de que a produção de picolé começou em Cataguases, Minas Gerais, no final do século XIX, mais isso é o de menos. O que importa realmente é que o sorvete hoje em dia é muito popular, podemos encontrar um freezer cheio deles em qualquer padaria ou mercadinho. É um alívio para os dias mais quentes!

Difícil mesmo é descobrir quantos nomes tem aquele sorvete que é vendido dentro de um saquinho! Pode ser gelinho, geladinho, chupe-chupe, sacolé, dim-dim… Talvez seja a coisa com mais variação de nomes da língua portuguesa! Refrescante, gostoso e barato, resumindo, é a perfeição dentro de um saquinho!

Dia do sorvete

Receitas para todos os gostos

Se esse post te deixou com água na boca, se prepare porque no sábado vamos publicar uma receita de sorvete de doce de leite, daquelas facinhas e deliciosas, criada pela Carol da Cozinha. Fique atenta!

Claro, também preparamos uma receita de amigurumi bafônica, totalmente gratuita e sorridente, feita com o fio Bella Arte.

Ragdoll com BELLA ARTE
Mas… se ainda faltar sorvete em sua vida nesse dia, aqui no blog temos mais uma receita de amigurumi com essa temática, é o Sorvete Bubballo, feito com o fio Ballon Amigo.

Ei, conta uma coisa pra gente: Como chama o geladinho / sacolé aí na sua região?

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

1 comentário em “Hoje é Dia do Sorvete, vamos comemorar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top