É primavera meu amor! E nesse clima floral, nossos artesãos parceiros aqui do Ateliê Pingouin, estão super inspirados na temática flores, plantas e natureza! Com isso, o Marcelo do Valitutti Art criou para nós um charmoso quadro de crochê em fio conduzido. Confira o passo a passo e gráfico disponível a seguir e faça você mesmo a Flâmula vaso com cactos todo feito com fio ATELIÊ que é composto por 100% algodão e é ideal para confeccionar peças de decoração mais estruturadas e firmes.
FLÂMULA VASO COM CACTOS
ATELIÊ
POR MARCELO E ANDERSON DO @VALITUTTI.ART PARA ATELIÊ PINGOUIN
MATERIAL
6 novelos do Fio Ateliê 200g nas cores:
– Serenata 9116 / COR A
– White 9001 / COR B
– Debutante 9085 / COR C
– Black 9990 / COR D
– Irlandês 9767 / COR E
– Futurista 9203 / COR F
1 novelo de Lã Família na cor Fiesta 2378 para Florzinha de pompom/ Agulha de Crochê nº 4,0 mm/ Agulha de crochê fina (aprox. nº2,0 mm) ou agulha de Tapeçaria (para os arremates)/ Tesoura ou cortador/ 1 Vareta/galho seco (com aprox. 30 cm)
PONTOS EMPREGADOS E ABREVIAÇÕES
carr. – carreira/ corr. – correntinha/ p.b. – ponto baixo/ pbx. – ponto baixíssimo/ pt. – ponto/ ( ) – indicam o grupo de pontos a ser repetido/ [ ] – total de pontos da carreira
MEDIDAS DO QUADRO
Apenas da parte em crochê: 25 cm (largura) x 29 cm (altura) – Medidas aproximadas, podendo variar conforme a tensão dos pontos
TENSÃO DOS PONTOS
Quando trabalhamos com a técnica do fio conduzido, é indicado utilizar uma tensão moderada, sem deixar os pontos muito soltos (para que os fios de outras cores não fiquem tão aparentes ao serem conduzidos), nem é bom que fiquem muito apertados (o que é comum para quem está iniciando), pois além de aspecto ficar um pouco “repuxado” o trabalho não irá render e você terá uma péssima experiência ao crochetar, pois será necessário o uso de mais força (o que ocasionará dores e desconforto em pouco tempo).
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
– O Quadro será tecido em carr. de ida e volta, utilizando p.b. (pegando sempre as duas alças de cada ponto).
– Ao trabalhar com o fio conduzido, siga a quantidade de pontos indicada no gráfico (especialmente na 7° carr. onde é feita a primeira sequência de troca de cores), porém, nas carreiras seguintes, é ainda mais importante que você se oriente principalmente visualizando o andamento do trabalho e comparando com o gráfico para ver se está correto, caso observe que algo está errado ou que o desenho não está “batendo”, desfaça até a parte onde o erro aconteceu, conte os pontos e volte a fazer, é normal duplicar, ou pular um ponto sem querer, mas um ponto errado poderá “bagunçar” todo o restante do trabalho.
– É normal os fios irem se cruzando até estarem totalmente enrolados, você pode erguer o seu trabalho (segurando pelos fios) e ir girando no sentido oposto para desenrolar, porém, existe uma forma de resolver isto, no momento da troca de fios alterne entre “puxar” o fio da cor do fundo sempre pela frente e os de outras cores sempre por trás (como esta forma de trocar os fios exige mais explicações e prática, assista ao vídeo de apoio).
– Para facilitar a compreensão, iremos nomear os fios por letras (A, B. C, D, E e F), de acordo com a sua ordem de utilização no trabalho, veja no gráfico ao final.
Baixe a receita completa com gráfico no link ao final desta matéria
Gostou? Então se fizer essa flâmula, compartilhe uma foto do seu trabalho nas redes sociais e nos marque com a #fiospingouin e o artesão criador da receita, pois AMAMOS ver e compartilhar o trabalho de TODOS vocês!
Feito por Marcelo, Feito com ATELIÊ, Feito com Pingouin.
FEITO COM A-M-O-R
Informações Técnicas ATELIÊ
Composição: 100% Algodão/ TEX 885/ Novelos de 400g com 452m e 200g com 226m
À venda nos melhores armarinhos ou no nosso e-commerce.
2 comentários em “Flâmula vaso com cactos – Crochê com fio ATELIÊ”
Vocês são demais @fiospingouin !!!
E Marcelo, gratidão por passar a receita. Não sei ler gráficos, mas vou tentar.
DEUS os abençoe 🙏🏾
Temos certeza que vai sair um lindo trabalho, não esquece de posta e nos marcar vamos adorar, amém Deus abençoe você e sua família também😍