Envolve não apenas as lendas, muito pelo contrário, trata-se do conjunto de sabedorias e tradições do povo brasileiro. Engloba festas, comidas, superstições, cantigas, crenças, até mesmo a prática de benzer as pessoas. Na realidade o folclore diz muito sobre quem somos, como pensamos e agimos.
O nosso país é gigante e muito diversificado, isso faz com que cada região tenha suas festas, costumes e versões diferentes de lendas, mas a nossa essência, enquanto povo, está sempre presente. Aliás, essa diversidade também é uma característica nossa.
Temos um grande e delicioso repertório de lendas, infelizmente falamos pouco sobre elas. Esse é um ponto que precisamos melhorar enquanto sociedade. Para incentivar você a entrar nesse delicioso mundo, preparamos três dicas: uma série, um livro e uma receita folclórica de amigurumi que vai provocar “ataques de fofura”!
Cidade Invisível, série folclórica
Em fevereiro a Netflix lançou uma série folclórica produzida aqui no Brasil, chamada Cidade Invisível. Uma trama policial empolgante que envolve personagens como Saci-Pererê, Boto-Rosa, Iara, Corpo-Seco entre muitos outros.
O interessante é que esses personagens foram modernizados e vivem entre nós. Essa não é uma série infantil, diferente do famoso Sítio do Picapau Amarelo, muito pelo contrário, trata-se de uma história bastante adulta com doses de violência e suspense. Cidade Invisível está na primeira temporada e tem 7 episódios. Vale muito a pena assistir.
Livro Deu a louca no Folclore
O livro Deu a louca no Folclore, de Dudu Almeida, é muito divertido e gostoso de ler. Nessa obra, o nosso folclore está enlouquecendo e corre o risco de desaparecer. O Saci sofreu mutação e tem duas pernas, Curupira se voltou contra a natureza e muitas outras coisas estranhas acontecem. O único que pode fazer algo é Macunaíma!
É um livro leve que agrada adultos e crianças, se você gosta de ler é uma boa pedida.
Curupira é nosso homenageado
Curupira, o nosso homenageado, é personagem de uma lenda de origem indígena, se ganhasse vida nos dias de hoje, ele teria muito trabalho, pois, é o protetor das florestas. Embora sua aparência possa ser descrita de diferentes formas conforme a região, normalmente aparece como sendo de baixa estatura, cabelos vermelhos, pés ao contrário e com grande força física.
Persegue os caçadores e aqueles que derrubam árvores. Ele é responsável por fazer com que os malfeitores das florestas se percam na selva e não consigam encontrar o caminho de casa.
Atenção: caso você encontre o Curupira no meio da floresta, é necessário fazer um nó em um pedaço de cipó, somente dessa forma terá chance de sair dali! Mas nem tente achá-lo, como seus pés são ao contrário é impossível descobrir seu paradeiro.
Entretanto, existe uma forma de você encontrar um Curupira, aliás, você pode ter um só pra você! Para isso basta uma agulha, fios Kotini e seguir a nossa receita. 😊
Comente aqui embaixo a sua opinião sobre esse Curupira fofíneo.
Se quiser relembrar as nossas principais lendas, o site Educa mais Brasil tem um resuminho bem legal sobre elas.
Qual o seu personagem folclórico favorito?