Desafios e Encantos do Empreendedorismo Artesanal

Se você é artesã, sabe muito bem que a jornada do empreendedorismo artesanal é cheia de desafios, mas também de gratificações que aquecem o coração. Nós do Ateliê Pingouin estamos aqui para caminhar ao seu lado e oferecer todo o suporte necessário nessa jornada, disponibilizando uma ampla gama de conteúdos cuidadosamente selecionados para fortalecer suas habilidades e inspirar sua trajetória.

Seja aqui no blog, nas redes sociais, ou no podcast, desenvolvemos diversos materiais em parceria com artesãos profissionais que podem ajudar nesse caminho, muitas vezes solitário, que é começar um negócio. Hoje, preparamos um compilado de aulas com os principais temas que preocupam a maioria das artesãs empreendedoras, principalmente aquelas que estão começando agora.

Se empreender ou melhorar o seu negócio está entre seus objetivos do ano, pegue um caderno e uma caneta e dê um play em nossas aulas.

 

Jornada do Empreendedorismo

Uma série com 5 episódios em vídeo, apresentados por Amanda Cassanji e Paula Batistela do @vivendodanossaarte, explorando diversos aspectos da jornada do empreendedorismo. Os vídeos são curtos, objetivos e as meninas arrasam nas explicações.

 

1º episódio: artesanato com propósito

Entenda a importância do propósito no seu artesanato, como essa reflexão ajuda na construção de sua marca, gera mais conexão com seu cliente, humaniza e traz mais afeto para o seu negócio.

 

2º episódio: 5 vilões do artesanato

Você sente que o artesão é desvalorizado, sofre com a concorrência industrial, faz de tudo um pouco, acredita que precisa de grande investimento para empreender, ou não acredita em si? Então não perca esse episódio.

 

3º episódio: gestão do tempo

Descubra a importância de fazer listas de tarefas, como uma rotina regrada pode ajudar no dia a dia, como organizar os conteúdos nas redes sociais e por que é importante ter metas de curto e médio prazo.

 

4º episódio: dicas para o cliente valorizar mais o seu artesanato

Neste episódio, Amanda e Paula falam sobre posicionamento de marca, artesanato com requinte, produtos diferenciados e muito mais.

 

5º episódio: benefícios de ser MEI

Neste último episódio, as meninas do @vivendodanossaarte falam sobre as vantagens e possibilidades em ser um Microempreendedor Individual.

Dica extra: A Amanda e a Paula também criaram um podcast muito interessante, chamado “Vivendo da Nossa Arte”. Um programa em que conversam sobre empreendedorismo no artesanato, abordando questões que certamente atingem a maioria das artesãs, disponível no Spotify, Google Podcasts e em várias outras plataformas de streaming.

 

Artesanato Lucrativo Pingouin

A transformação das habilidades artesanais em fonte de renda é uma ideia fantástica. No entanto, muitas vezes nos deparamos com a incerteza de por onde começar e como nos preparar para essa jornada. Pensando nisso, desenvolvemos o “Artesanato Lucrativo Pingouin”, uma série de aulas transmitidas ao vivo no Instagram, ministradas por Paula Piegas. Essas aulas abordam uma variedade de temas essenciais para quem deseja empreender no universo das artes manuais.

Desde estratégias de vendas até dicas para uma gestão eficaz do tempo, já foram abordados pela professora Paula Piegas. Assista aos principais temas tratados:

 

Como fazer parcerias e porque elas são importantes

Uma aula essencial para qualquer negócio, principalmente para quem está começando.

Confira aqui. 

 

3 Passos para vender mais artesanato

Vender mais é algo que todos que tem um negócio buscam. Nesta aula, Paula Piegas apresenta 3 passos para vender mais artesanato.

Confira aqui. 

 

Fidelização

Atender bem e fidelizar os clientes é fundamental para a sustentabilidade do seu negócio. Assista a essa live para saber como melhorar o seu atendimento e fidelizar quem já comprou de você.

Confira aqui. 

 

Encomenda ou Pronta entrega

Talvez você já tenha se perguntado o que é melhor, trabalhar por encomenda ou ter peças para pronta entrega. Nesta aula, Paula Piegas pondera sobre esses dois formatos, mostrando as vantagens e os pontos de atenção de cada um deles.

Confira aqui. 

 

Finalidade da Ficha Técnica

O que é a ficha técnica e como fazer uma.

Confira aqui. 

 

Como Usar o Instagram para Empreender

Uma série de aulas sobre o uso estratégico do Instagram como ferramenta de vendas, proporciona insights práticos para alavancar sua presença online e expandir o alcance do seu negócio.

Como usar o Instagram para vender artesanato.

Confira aqui.

 

Como criar uma bio objetiva e vendedora no Instagram

Confira aqui. 

 

O que postar nos stories para vender mais

Confira aqui. 

 

4 tipos de conteúdo para vender mais

Confira aqui. 

 

E-book Artesã Empreendedora

Muita gente gosta de ter um material escrito para consultar rapidamente sempre que precisar. Por isso, criamos o e-book “Artesão Empreendedora”, em parceria com Paula Piegas.

Descubra como promover sua marca, cultivar a fidelidade de seus clientes, selecionar suas primeiras peças, valorizar seu trabalho, capitalizar em datas comemorativas, estabelecer parcerias estratégicas para impulsionar suas vendas e muito mais. Todas essas são dicas valiosas para você se tornar uma empreendedora de sucesso no universo do artesanato. Faça o download do material, é totalmente gratuito.

artesã empreendedora

Baixe aqui o e-book Artesã Empreendedora.

 

Além de todos esses conteúdos, no episódio 4 do nosso podcast, “Ponto Alto”, as apresentadoras Julia e Simone conversaram com Anne Galante , artesã, designer, grafiteira e empreendedora, muito conhecida por suas famosas intervenções de tricôs gigantes, sobre planejamento e empreendedorismo com artesanato.

E para fechar o post com chave de ouro, queremos aproveitar e indicar uma seleção de filmes e séries inspiradores sobre empreendedorismo feminino, clique aqui e descubra.

Saibam que vocês não estão sozinhas nessa jornada. Estamos aqui para apoiá-las em cada etapa do caminho, fornecendo recursos, inspiração e, acima de tudo, a certeza de que juntas somos mais fortes.

Estamos ansiosas para testemunhar o seu crescimento e sucesso!

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top