Cynthia Mariah, resgatando raízes ancestrais da moda brasileira

Neste post, vamos falar sobre o incrível trabalho de Cynthia Mariah, uma estilista e pesquisadora de moda que tem se destacado por suas criações únicas e por resgatar as raízes ancestrais da moda brasileira. Sua trajetória na moda começou quase 20 anos atrás, quando ela se dedicava à criação de acessórios e, posteriormente, ingressou na linha de vestuário. Vinda de uma família de artesãos, Cynthia cresceu brincando com linhas e retalhos de sua mãe e avó, explorando sua criatividade sob a barraca dos pais na feira de artesanato do Embu das Artes.

Trabalho marcado por uso intenso das artes manuais

Uma característica marcante em seu trabalho é o uso intenso das artes manuais, que ela vê como um resgate ancestral. Cynthia valoriza a riqueza das técnicas tradicionais e os fazeres manuais pretos, que por muito tempo foram marginalizados na moda. Ela utiliza materiais alternativos para a construção de suas peças, buscando uma abordagem sustentável e consciente em suas criações.

Além de seu talento como estilista, Cynthia Mariah também ministra cursos de moda afro-brasileira. Suas aulas abordam a história da moda negra, desde as raízes das negras crioulas até o afrofuturismo brasileiro, um conceito que integra a ancestralidade afro com elementos do presente e do futuro, envolvendo tecnologia, relação com a natureza e o cosmo. Esse diálogo entre passado e futuro é fundamental para a compreensão da moda como uma expressão cultural única e diversa.

 

Coleção Raízes do Brasil e outras Áfricas: Resgatando a Identidade Brasileira

A nova coleção de Cynthia Mariah, intitulada “Raízes do Brasil e outras Áfricas”, é uma verdadeira celebração das heranças culturais e ancestrais da moda brasileira. A estilista traz à tona os fazeres manuais pretos e seus ofícios, que por muito tempo foram negligenciados no universo da moda. Crochê, bordado e tricô são técnicas que ganham destaque nessa coleção, resgatando tradições que também são uma marca registrada da estilista.

Uma das principais inspirações para a criação dessa coleção é fazer um resgate e dar visibilidade a quem realmente contribuiu para a moda no Brasil. Durante muitos anos, as artes manuais foram realizadas por mãos pretas, porém, seus trabalhos e talentos foram marginalizados e pouco reconhecidos. Com “Raízes do Brasil e outras Áfricas”, Cynthia Mariah busca reverter esse cenário, colocando na passarela toda a essência de um legado africano muito forte na construção do vestuário e dos adornos brasileiros.

Essa coleção não apenas traz uma profunda conexão com as raízes culturais da estilista, mas também reflete seu processo de pesquisa dentro da moda, resgatando elementos e influências das populações pretas, sejam elas escravizadas ou não, que foram fundamentais para o desenvolvimento da moda brasileira com toda a sua brasilidade.

Com Cynthia Mariah à frente dessa coleção, a Pingouin tem a honra de participar desse projeto especial, fornecendo seus fios para dar vida às criações e tecer junto com a estilista a história de uma moda que resgata suas raízes e abraça as influências culturais que fazem do Brasil uma nação tão rica e diversa. A coleção “Raízes do Brasil e outras Áfricas” é um convite para celebrar a identidade brasileira e a importância de reconhecer e valorizar o legado cultural de nossos ancestrais.

Se você quer conhecer o trabalho de outras mulheres que estão mudando a cara da moda brasileira, não deixe de ler o post que publicamos sobre esse assunto.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

3 comentários em “Cynthia Mariah, resgatando raízes ancestrais da moda brasileira”

  1. Simplesmente AMEI!!!!
    Uma parceria que me enche os olhos por permitir resgatar as minhas origens. Muito obrigada Pingouin por vir tecer junto comigo essa história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top