Crochê em fio conduzido – Bolsa Ondina feito com fio ATELIÊ – Apostila e vídeo aula

Faça suas próprias bolsas versáteis para usar no dia a dia! A Bolsa Saco Ondina é feita no Crochê em fio conduzido com receita e vídeo aula disponíveis aqui.
Crochê em fio conduzido

Antes de mais nada,  e de compartilharmos a receita + Vídeo aula que o Marcelo e o Anderson preparam com as cores do nosso fio ATELIÊ, você já experimentou a técnica do Crochê em fio conduzido?

A técnica do crochê em fio conduzido consiste em crochetar com duas (ou mais) cores ao mesmo tempo, conduzindo a cor não trabalhada por dentro dos pontos com uma tensão que não deixe o fio nem muito esticado, para não deformar o trabalho, nem muito frouxo, para não aparecer muito entre a trama.

Clique aqui e confira várias receitas que já compartilhamos com diversos fios Pingouin.

Crochê em fio conduzido

BOLSA SACO ONDINA 

ATELIÊ

Por Marcelo e Anderson do @valitutti.art para ateliê Pingouin

 

MATERIAL

3 Novelos do fio Ateliê (corpo da bolsa + alça) nas cores: Serenata 9116 – COR A/ Valentino 9456 – COR B/ Acqua 1662 – COR C

1 Novelo do fio Brisa (tassel) na cor Naranja 1208

2 Meia argolas

2 Mosquetões

2 Ponteiras ou miçangas grandes (do material de sua preferência)

Agulha de Crochê nº 4.0 mm

Agulha de crochê fina (aprox. nº 2,0 mm) ou Agulha de Tapeçaria (para os arremates)

Tesoura ou cortador/ Marcador de pontos

Crochê em fio conduzido

MEDIDAS DA BOLSA

23 cm (largura) x 27 cm (altura) – Medidas aproximadas, podendo variar conforme a tensão dos pontos

TENSÃO DOS PONTOS

Quando trabalhamos com a técnica do fio conduzido, é indicado utilizar uma tensão moderada, sem deixar os pontos muito soltos (para que os fios de outras cores não fiquem tão aparentes ao serem conduzidos), nem é bom que fiquem muito apertados (o que é comum para quem está iniciando), pois além de aspecto ficar um pouco “repuxado” o trabalho não irá render e você terá uma péssima experiência ao crochetar, pois será necessário o uso de mais força (o que ocasionará dores e desconforto em pouco tempo).

Crochê em fio conduzido

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

– A Bolsa será confeccionada toda em crochê circular utilizando p.b. (pegando as duas alças de cada ponto), todas as carr. serão feitas de forma contínua, portanto não faça corr. nem pt. de subida ao trocar as carr. (se preferir utilize um marcador para ajudar na localização)

– Ao trabalhar com o fio conduzido, siga a quantidade de pontos indicada no gráfico (especialmente na 2° carr. onde é feita a primeira sequência de troca de cores), porém, nas carreiras seguintes, é ainda mais importante que você se oriente principalmente visualizando o andamento do trabalho e comparando com o gráfico para ver se está correto, caso observe que algo está errado ou que o desenho não está “batendo”, desfaça até a parte onde o erro aconteceu, conte os pontos e volte a fazer, é normal duplicar, ou pular um ponto sem querer, mas um ponto errado poderá “bagunçar” todo o restante do trabalho.

– É normal os fios irem se cruzando até estarem totalmente enrolados, você pode erguer o seu trabalho (segurando pelos fios) e ir girando no sentido oposto para desenrolar, porém, existe uma forma de resolver isto, no momento da troca de fios alterne entre “puxar” o fio da cor do fundo sempre pela frente e os de outras cores sempre por trás (como esta forma de trocar os fios exige mais explicações e prática, assista ao vídeo de apoio).

– Para facilitar a compreensão, iremos nomear os fios por letras (A, B e C), de acordo com a sua ordem de utilização no trabalho, veja no gráfico.

BAIXE A APOSTILA DIGITAL COMPLETA COM GRÁFICO DA SUA BOLSA ONDINA NO FORMULÁRIO ABAIXO

E se fizer essa peça, nos marque com a #fiospingouin e o artesao criador @valitutti.art em um post nas redes sociais pois amamos ver e compartilhar os resultados de todos vocês <3

FEITO COM AMOR, FEITO COM ATELIÊ, FEITO COM PINGOUIN

Crochê em fio conduzido

Sobre o fio ATELIÊ

Portfólio de cores com tons clássicos e muitos usados normalmente para todo tipo de projeto. Faça lindas peças em crochê, tricô e até macramê bem vibrantes e alegres como bolsas, chapéus e tapetes. Fio macio com a espessura equivalente ao fio nº6 e apesar de muito semelhante à barbante, não pode ser considerado um pois apesar de não passar pelo processo de mercerização são, são compostos por 100% puro algodão e barbante normalmente possuem em sua composição 15% de outros resíduos. 

Composição: 100% Algodão/ TEX 885/ Novelos de 400g com 452m e 200g com 226m

Agulhas recomendadas: Crochê 3,5 e Tricô 4,5 – 5,5

À venda nos melhores armarinhos e também no nosso site.

Baixe aqui a receita!

Preencha os dados abaixo para fazer o download da receita e se cadastrar em nossa lista de e-mails.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

3 comentários em “Crochê em fio conduzido – Bolsa Ondina feito com fio ATELIÊ – Apostila e vídeo aula”

  1. Comprei o material mas não consigo baixar o gráfico e a apostila pois o site da pingouin dá erro 405. Por favor, me mandem o material!

    1. Ola Sandra
      Alguns links estão instáveis devido à migração do blog para no novo servidor e novo layout/funcionalidades.
      Agora essa receita já está novamente disponível.
      Peço que atualize a pagina e tente novamente
      bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top