Focaremos as informações deste post na criação de um bom perfil no Instagram, mas se você é empreendedora (or), recomendamos que assista as nossas lives, Jornada do Artesanato Lucrativo, uma sequência de aulas que vão te ajudar a transformar o fazer manual em fonte de renda. Elas são apresentadas pela @paula.piegas, lá no perfil da Pingouin. Acontecem todas as quartas-feiras às 15h. Caso não possa participar ao vivo, não tem problema, pois, as lives ficarão salvas.
5 Passos para criar um perfil campeão no Instagram
Em um canal com tantos usuários, é fundamental que você utilize estratégias para que seu perfil seja encontrado facilmente por quem procura o seu produto. Esse cuidado deverá ser levado em conta desde o momento em que você cria o perfil, até no dia a dia das postagens.
Aqui vamos te ensinar estratégias para criar um perfil que seja amigável aos algoritmos da plataforma.
1 – Perfil empresarial
Se você é empreendedora ou empreendedor, uma boa ideia é transformar o seu perfil em conta empresarial. Essa mudança é feita nas configurações da plataforma, não precisa criar uma conta nova. Existem muitas vantagens nessa mudança, por exemplo:
- Uma conta empresarial te permite acesso às estatísticas e isso vai te ajudar a entender se você está no caminho certo. Você pode ver quantas visualizações os seus posts tiveram, quantos cliques, novos seguidores, faixa etária deles, onde vivem, horários que estão conectados e muitas outras informações.
- Você também poderá adicionar um botão de contato que pode ser e-mail, telefone ou WhatsApp Business.
- Possibilidade de colocar um link na bio, um recurso muito útil para divulgar seu site ou qualquer outro link.
- Poderá criar uma loja no próprio Instagram, com vitrine, descrição e preço.
- No perfil empresarial você vai selecionar uma categoria onde o seu negócio se enquadra (moda, entretenimento, artista, viagem etc.), dessa forma o Instagram vai sugerir o seu perfil quando alguém seguir uma conta da mesma categoria que a sua.
2 – Escolha do Nome
Escolha um nome que tenha palavras-chave importantes para o seu negócio, isso vai ajudar os motores de buscas do Instagram a te encontrar. Não confunda o Nome do Perfil com o Nome de Usuário.
Nome de usuário é a sua @.
Nome do perfil é o que vai aparecer abaixo da sua foto, pode ou não ser igual a @, mas é muito recomendável que tenha palavras-chave relevantes para o seu negócio. Veja o perfil da Paula Piegas, que está fazendo as nossas lives da Jornada Artesanato Lucrativo:
O nome do perfil é Paula| Negócios Artesanais e o usuário é @paula.piegas.
Agora vá até o Instagram e procure por “Negócios Artesanais”, você perceberá que o perfil dela é um dos primeiros a ser exibido. Isso acontece porque uma das estratégias da Paula foi usar duas palavras-chaves importantes para o negócio dela: a primeira é “Negócios Artesanais” e como a Paula é uma pessoa conhecida no meio, associou com outra palavra-chave importante que é o primeiro nome dela.
3 – Foto incrível no perfil
É fundamental que essa foto tenha qualidade, não esteja tremida, seja nítida e com boa iluminação, lembre-se essa será a primeira imagem que as pessoas terão do seu negócio.
Escolha uma foto incrível de produto, você também poderá utilizar a logomarca, ou uma foto sua, o importante é causar impacto, pois, essa é a imagem que vai representar o seu negócio.
4 – Biografia clara
A famosa “bio” é onde você vai dizer o que faz e quais são os seus diferenciais, é um espaço pequeno, por isso você precisa ir direto ao ponto de forma clara e objetiva. Aqui também é muito recomendável utilizar palavras-chave relevantes.
Por exemplo, se você faz cortinas em macramê e quer focar seus negócios na sua cidade, a descrição da sua bio poderia ser:
“Cortinas em macramê feitas com carinho em Belo Horizonte”
Note como o exemplo acima é simples e, ao mesmo tempo, transmite cuidado e afeto. Além disso, usa duas palavras-chave importantes: macramê e Belo Horizonte.
Quanto aos emojis na bio, sim, eles são interessantes, deixam a comunicação mais simpática, sintetizam uma ideia, além de serem muito populares, mas não exagere, pois, cada emoji conta como um caractere e o espaço disponível é pequeno, além disso, se usado em excesso poderá ficar infantil.
Você também pode usar uma hashtag na bio, mas só se ela for muito importante para o seu negócio.
5 – Tenha destaques
Os destaques são uma extensão da sua bio, aqui você vai quebrar todas as barreiras e objeções a respeito do seu negócio.
Você poderá criar capas criativas ou usar fotos de produtos, lembrando sempre que o mais importante é a qualidade das imagens. Para exemplificar, vamos deixar aqui algumas ideias do que postar no destaque:
Sobre nós: falar do seu negócio, propósitos, história e quais foram suas motivações para criá-lo;
Produtos: Fotos dos seus produtos, assim as pessoas podem visualizar rapidamente o que você está vendendo;
Bastidores: fotos das peças sendo criadas, estoque, seus cuidados com o envio dos produtos etc.;
Prova social: depoimentos de clientes, isso é muito importante para a reputação do seu negócio;
Dúvidas frequentes: respostas para as perguntas que você mais recebe.
Conteúdos relevantes são a alma do negócio
Esses cinco passos vão te ajudar a criar um perfil mais amigável para os algoritmos, um bom começo para quem quer alcançar o sucesso vendendo pelo Instagram. Após configurar a sua conta, é importante que você crie conteúdos relevantes para manter o seu público engajado e com frequência diária. Usar o Instagram de forma profissional dá trabalho, mas é muito gostoso ver a reação das pessoas ao que você está promovendo, além é claro, do retorno financeiro.
Se você gostaria de saber como criar conteúdos relevantes, deixe seu comentário aqui, assim a gente prepara algo super especial para você.