Faça sua própria bolsa de praia em crochê – feito com fio Bella Arte

Que tal fazer sua própria bolsa de crochê que combina com diversos looks do seu guarda roupa? A Simone Guerreiro criou essa bolsa super versátil pra usar a qualquer momento e bem prática de tecer.
bolsa de crochê

De antemão, uma bolsa de crochê pensada no verão, a designer têxtil Simone Guerreiro, do @simoneguerreiroo criou para nós uma bolsa de crochê exclusiva e ainda mais, super prática de tecer.  Feita com nosso fio 100% algodão  e mercerizado Bella Arte, a Simone não só escolheu a cor Bronze na sua criação, como também deixou a peça elegante e igualmente versátil para usar em diversas ocasiões. Sem contar que o padrão redondo da receita pode se tornar outras peças como: sousplat, tapete, toalha de mesa e muito mais!

Confira aqui a receita da bolsa de crochê e quando fizer nos marque nas redes sociais <3

MATERIAL 

Fio Bella Arte cor 2757  (5 novelos)
Agulha de crochê sugerida n.º 4mm

PONTOS E ABREVIAÇÕES

Corr. – Corrente
Carr. – Carreira
Pb. – Ponto Baixo
Pa- Ponto Alto

TAMANHO DA BOLSA DE CROCHÊ

Aproximadamente 42 cm de diâmetro.

 

EXECUÇÃO DA BOLSA DE CROCHÊ

Para essa bolsa de crochê, é necessário fazer 2 peças iguais: frente e trás da bolsa.

INÍCIO

1ª CARR

Círculo Mágico

16 pa. no círculo mágico.

Antes de tudo, finalize a carreira com o fechamento invisível do pa./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 3 corr. para iniciar a próxima carr. (As corr. serão consideradas o seu primeiro ponto da 2ª carr.).

Total de 16 pontos.           

2ª CARR

Aumento em todos os pontos. Feche a carreira com o pbx.            

Total de 32 pontos.

3ª CARR

Carreira inteira de ponto cruzado intercalado com corr., da seguinte forma: Suba 3 corr., volte 1 ponto e faça 1 pa. nele/ faça 1 corr./ pule 1 ponto e no próximo trabalhe 1 pa., depois volte no ponto pulado e faça 1 pa. nele./ faça 1 corr./ continue a sequência até o final da carr.

4ª CARR

Nos 1º e 2º pontos da carr. faça 1 pa./ Na corr. faça 2 pa./ segue a carreira assim: 1 pa., 1 pa. e na corr. faça 2 pa. / Repetir esse processo até o final da carr. / Finalize a carreira com o fechamento invisível do pa./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 3 corr. para iniciar a próxima carr. (As corr. serão consideradas o seu primeiro ponto da 5ª carr.).

5ª CARR

Nessa carreira você vai trabalhar entre os pontos e não na corrente (cabeça) dos pontos.

Nos 1º e 2º pontos da carr. faça 1 pbx./ 1 pbx. entre o 3º e 4º pontos, em seguida faça 6 pa. (será necessário subir 3 corr. para simular o seu 1 pa.). no mesmo lugar./ Pule os 5º e 6º pontos./ 1 pa. entre os 7º e 8º pontos./ Pule os 9º e 10º pontos./ faça 6 pa. entre os 11º e 12º pontos./ Pule os 13º e 14º pontos./ faça 1 pa. entre os 15º e 16º pontos./ Pule os 17º e 18º pontos./  faça 6 pa. entre os 19º e 20º pontos./ Pule os 21º e 22º pontos./  faça 1 pa. entre os 23º e 24º pontos./ Continue trabalhando essa nessa sequência de combinação de pontos até o final da carr.

Feche a carreira com o fechamento invisível do pb. (ou com o ponto baixíssimo caso tenha optado por usá-lo, neste caso você precisa subir 1 corr. para ser o seu primeiro ponto da 6ª carr.).

6ª CARR

Dos 1º ao 6º pontos da carr. faça 1 pb./ No 7º ponto faça 5 pa./  Dos 8º ao 13º pontos da carr. faça 1 pb./ No 14º ponto faça 5 pa. (no grupo de 6 pa. da ca. faça 1 pb. em cada e no pa. solitário da ca. faça 5 pa. ). Repita essa sequência em toda a carr.

Feche a carreira com o fechamento invisível do pb. (ou com o ponto baixíssimo caso tenha optado por usá-lo, neste caso você precisa subir 1 corr. para ser o seu primeiro ponto da 7ª carr.).

7ª CARR                    

Carreira inteira de pb., sem aumento e sem diminuição.

Finalize a carreira com o fechamento invisível do pa./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 3 corr. para iniciar a próxima carr. (As corr. serão consideradas o seu primeiro ponto da 8ª carr.).

8ª CARR

Carreira inteira de pa., com aumentos nos pontos 15, 26, 37, 48, 59, 70, 81 e 88. 

Finalize a carreira com o fechamento invisível do pb./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 1 corr. para iniciar a próxima carr. (A corr. será considerada o seu primeiro ponto da 9ª carr.).

9ª CARR

Carreira inteira de pb., com aumentos nos pontos 10, 21, 33, 45, 58, 69, 81 e 93. 

Finalize a carreira com o fechamento invisível do pb./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 1 corr. para iniciar a próxima carr. (A corr. será considerada o seu primeiro ponto da 9ª carr.).

10ª CARR                  

Carreira inteira de pb., com aumentos nos pontos 16, 29, 42, 56, 68, 80 e 96.

Finalize a carreira com o fechamento invisível do pa./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 3 corr. para iniciar a próxima carr. (As corr. serão consideradas o seu primeiro ponto da 11ª carr.).

11ª CARR                  

Carreira inteira de pa., com aumentos nos pontos 11, 19, 25, 38, 46, 52, 66, 71, 80, 88, 95, 103, 109. Feche a carreira com o pbx.

OBS: Caso seja necessário fazer mais aumentos sempre deixe essa carreira em números pares.

12ª CARR   

Igual à carr. 3.

Carreira inteira de ponto cruzado intercalado com corr., da seguinte forma: Suba 3 corr., volte 1 ponto e faça 1 pa. nele/ faça 1 corr./ pule 1 ponto e no próximo trabalhe 1 pa., depois volte no ponto pulado e faça 1 pa. nele./ faça 1 corr./ continue a sequência até o final da carr.

13ª CARR

Carreira inteira de pa., 1 pa. para cada ponto da ca. sem aumentar. Não trabalhe nas correntes feitas na ca.

 Feche a carreira com o pbx.

14ª CARR   

Igual à carr. 3 e 12. 

Carreira inteira de ponto cruzado intercalado com corr., da seguinte forma: Suba 3 corr., volte 1 ponto e faça 1 pa. nele/ faça 1 corr./ pule 1 ponto e no próximo trabalhe 1 pa., depois volte no ponto pulado e faça 1 pa. nele./ faça 1 corr./ continue a sequência até o final da carr.

Finalize a carreira com o fechamento invisível do pb./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 1 corr. para iniciar a próxima carr. (A corr. será considerada o seu primeiro ponto da 15ª carr.).

15ª CARR

Carreira inteira de pb., 1 pb. para cada ponto da ca. e 1 pb. nas correntes feitas na ca.  sem aumentar.

Finalize a carreira com o fechamento invisível do pb./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 1 corr. para iniciar a próxima carr. (A corr. será considerada o seu primeiro ponto da 16ª carr.).

16ª CARR                  

Carreira inteira de pb., sem aumento e sem diminuição.

Finalize a carreira com o fechamento invisível do pa./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 3 corr. para iniciar a próxima carr. (As corr. serão consideradas o seu primeiro ponto da 17ª carr.).

17ª CARR

Carreira inteira de pa., sem aumento e sem diminuição.

Finalize a carreira com o fechamento invisível do pb./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 1 corr. para iniciar a próxima carr. (A corr. será considerada o seu primeiro ponto da 18ª carr.).

18ª CARR                  

Carreira inteira de pb., sem aumento e sem diminuição.

Finalize a carreira com o fechamento invisível do pb./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 1 corr. para iniciar a próxima carr. (A corr. será considerada o seu primeiro ponto da 19ª carr.).

19ª CARR                  

Carreira inteira de pb., sem aumento e sem diminuição.

Finalize a carreira com o fechamento invisível do pa./ DICA: Você poderá fechar a carreira com pbx se preferir, nesse caso levante 3 corr. para iniciar a próxima carr. (As corr. serão consideradas o seu primeiro ponto da 20ª carr.).

20ª CARR

Carreira inteira de pa., com aumentos nos pontos 38, 76, 104, 140 e 184.

Corte o fio e arremate.  

LATERAL

Faça 23 corr., Carreira inteira de pa. Iniciando o primeiro ponto na 5ª corr. a contar da agulha. Trabalhe 80 carreiras inserindo os pontos sempre na alça de trás da correntes (2ª alça.). Corte o fio e arremate.

COSTURA DAS PARTES DA BOLSA DE CROCHÊ

Vamos costurar as partes para fechar a bolsa de crochê (duas peças iguais com a lateral). Utilize a agulha 5 mm. Deixe 46 pontos não só para a abertura, como também para a alça da bolsa de crochê. Em seguida, costure com cabo duplo em ponto siri (esse ponto é uma sugestão, mas você pode costurar com ponto baixíssimo, ponto caranguejo ou qualquer outro que preferir).

Ponto Siri: De uma laçada e faça o 1 pbx, em seguida faça uma corrente./ No próximo ponto faça 1 pbx, em seguida faça uma corrente. Siga sempre assim.

Ao terminar corte o fio e arremate.

ALÇA

Insira a agulha na lateral da peça para iniciar o trabalho da alça./ Faça 2 carr. de pb. fechando a carreira com ponto invisível ou pbx./ Próxima carreira inteira de pa. fechando a carreira com ponto invisível ou pbx./ Nessa carreira você iniciará o formato da alça. Marque com 4 marcadores de ponto a posição das alças. que desejar, eu deixei 34 pontos marcados para a minha alça./ Inicie a carr. com pb. e nas marcações da alça faça 70 correntes, em seguida faça 1 pb. na próxima marcação para fechar a alça e continue o trabalho em pb. até chegar na próxima marcação da outra alça.  Repita o processo para a outra alça./  Feche a carr. com ponto invisível ou pbx.

Próxima carreira é inteira em pb., trabalhando 1 pb. para cada ponto e para cada corrente da alça. Feche a carr. com ponto invisível ou pbx.

Próxima carreira é inteira em pa., trabalhando 1 pa. para cada ponto da ca. Feche a carr. com ponto invisível ou pbx.

As próximas 3 carreiras serão em pb., trabalhando 1 pb. para cada ponto. Feche a carr. com ponto invisível ou pbx.

Finalize com 1 carr. de pbx. Corte o fio e arremate.

FECHO ARTESANAL

Por fim, faça 2 cordões de corrente (1 em cada lado da parede da bolsa) e assim também,  prenda em cada ponta 1 tassel. Cordão da peça feito em cabo duplo com 15 correntes.

EBOOK BOLSA DE CROCHÊ

Pegue a sua receita grátis dessa bolsa de crochê. Faça o download para ver todas as fotos do processo. 

Compartilhe
Share on facebook
Share on pinterest
Share on email

15 comentários em “Faça sua própria bolsa de praia em crochê – feito com fio Bella Arte”

  1. Amei a bolsa, é linda! Mas não consegui baixar a receita. Clico no link para baixar e não acontece nada. Vcs podem verificar ou enviar por e-mail?

  2. Olá?!
    É normal a peça começar a embabadar depois da 5° carreira?
    Obrigada por este projetoooo lindo, mas acho que tô tão ansiosa que não tô conseguindo deixar ela retinha.

    1. Olá, Não é comum nesse caso você deve se atentar se o aumento está sendo feito corretamente e também se está fazendo os pontos com a mesma leveza que começou para não franzir o trabalho, obrigada pelo elogio e qualquer dúvida estamos a disposição.😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
Categorias

Rolar para cima