Baila Comigo? Crochê em Fio conduzido- Feito com PARATAPET

Um A-M-O-R de tapete! Feito no Crochê em Fio conduzido, confira o passo a passo dessa peça super romântica! Baila comigo? Feito com Paratapet, Feito com Pingouin.
tapete baila comigo

No clima da data mais romântica, Baila Comigo? Um tapetinho aconchegante para chamar de seu! Feito no Crochê em Fio conduzido, a Carol do @meiofio_ criou esse gráfico para nosso ateliê Pingouin , e você confere a receita GRATUITA a seguir.

tapete crochê

Um Crochê em Fio conduzido todo feito com nossa lã ideal para peças rústicas como tapetes, o PARATAPET. Aliás, por isso o nome! Além de ser conhecida para usar em tapeçaria e bordado russo, a Carol nos mostra que é possível trabalhar na técnica do crochê com nossa lã.

baila comigo

 

TAPETE BAILA COMIGO!

PARATAPET

Por Carol do @meiofio_para Ateliê Pingouin

Imagine acordar e ao lado da sua cama ter um tapete te convidando para dançar? Neste clima de amor a Carol do @meiofio_ criou o tapete “Baila Comigo”.

Projeto em fio conduzido no crochê, mas com um truque: iremos tecer sempre de frente, carreira a carreira, já gerando as franjas laterais de acabamento. É super legal para quem está começando na técnica, pois, estabelecemos uma frente e verso, assim a condução e transição de fios ficará mais simples trabalhar.

 

TAMANHO DA PEÇA

  • Aproximadamente 60x40cm sem as franjas.
  • 65 pontos x 26 carreiras de ponto alto centrado + 2 carreiras de ponto baixo centrado.

 

MATERIAL

–  Meadas de PARATAPET nas cores: Pink- 0306, Rei- 0309, Rosal-0304, Preto 0100

– Agulha de crochê nº4 mm

 

Cor de fundo

– Para cada carreira de ponto alto usaremos em média 11m, dependendo da tensão do ponto. Assim, são indicadas 3 meadas de paratapet, já considerando a carreira base de correntinhas e franjas.

– A Carol escolheu usar 3 tons de Paratapet na composição combinados de forma aleatória, você poderá optar pelas suas cores e até fazer de tom único.

– O fio paratapet possui uma variedade enorme de cores. Neste clima de amor escolhemos Pink- 0306, Rei- 0309 e Rosal-0304.

 

Cor de letra

– Vamos conduzir na cor Preto 0100 (letras) somente nas carreiras indicadas no gráfico.

 – Completaremos o acabamento com duas carreiras de ponto baixo centrado, na base e no topo. Instalaremos franjas desta mesma cor em todas as carreiras.

 – Para isso, 1 meada será suficiente. Você poderá optar por outras cores e combinações entre a letra e fundo, o importante é ser contrastante.

 

EXECUÇÃO

Você encontra o GRÁFICO no arquivo PDF no fim deste post.

Cada retângulo corresponde a um ponto alto centrado

OBS.: Esta peça será tecida somente pela frente, isso é, não vamos virar o trabalho carreira a carreira. Duas características bacanas de fazer assim é que já iremos gerar as franjas de acabamento e para quem está começando a técnica de conduzido temos estabelecido claramente a frente e o verso, assim, o efeito sombra (o fio conduzido mais aparente) ficará somente no verso. 

Então, para iniciar o trabalho, desde as 65 correntinhas de base, deixe um fio de aproximadamente 10cm sobrando, já será sua franja. 

  • Todas as carreiras iremos finalizar e reiniciar o trabalho na seguinte deixando um fio de aproximadamente 10 cm sobrando (franja). 
  • Reiniciaremos subindo sempre as 3 correntinhas, equivalente a altura do ponto alto e seguiremos fazendo um ponto alto sobre cada ponto base. 
  • A partir da segunda carreira vamos trabalhar sempre com ponto alto CENTRADO. Isso deixará nosso desenho, no momento da condução, mais alinhado como o gráfico. O que difere o ponto alto CENTRADO é onde entramos com a agulha. Na fotografia indicamos o local. 

Seguindo o gráfico, na carreira que aparecer as letras vamos conduzir o fio preto desde o início.  Para o nosso gráfico isso acontecerá na 4° carreira, base da letra “G”. Perceba também que os tons de rosa do fundo foram misturados de forma aleatória. Misture como quiser criando movimento na peça.

 

CONDUÇÃO E TROCA DE CORES

A técnica de fio conduzido consiste em trocar de cor antes da finalização do ponto anterior.

Quando você estiver com duas laçadas na agulha (durante a montagem do ponto alto centrado), lace no novelo a cor preta (palavra), que já estará em condução desde o começo da carreira. Finalize o ponto passando pelas duas laçadas da agulha, resultando em uma laçada da cor nova na agulha.

Com a nova cor na agulha faça o ponto alto centrado normalmente acompanhando a quantidade necessária no gráfico. Faça as trocas lembrando sempre que elas acontecem no ponto anterior da nova cor. 

tapete baila comigo

Gostou dessa receita? Que outras peças em Crochê em Fio conduzido você gostaria de ver por aqui?

Ah! E não se esqueça, se fizer essa receita, poste uma foto em suas redes sociais nos marcando! AMAMOS ver o trabalho de todes!

Feito por Carol, Feito com AMOR, Feito com Pingouin

 

 

parapet rosa

 

Informações técnicas PARATAPET

Composição 100%/ TEX 1000/ 100g/ 100m/Cartela com 116 cores!

 À venda nos melhores armarinhos e também no nosso e-commerce.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top