No universo vibrante e sempre inovador da São Paulo Fashion Week 2024, o crochê mais uma vez fez aparições marcantes, mostrando sua relevância no cenário da moda. Ele reafirmou seu lugar como uma tendência que carrega muita história e autenticidade.
Junto a outras práticas manuais, como o bordado, o crochê apareceu em coleções de várias marcas, como a nossa querida Ateliê Mão de Mãe, revelando o potencial dessa arte tradicional. As roupas e acessórios traziam o crochê de forma inovadora — com texturas, detalhes e muito talento que transformaram cada peça em algo especial. Essa tendência valoriza o feito à mão e conecta o público à riqueza da cultura e do trabalho artesanal brasileiro, oferecendo uma nova visão da moda.
A presença do crochê nas passarelas da São Paulo Fashion Week, vem se repetindo ano após ano, reafirmando seu lugar na moda atual. Apesar de suas raízes ancestrais, o crochê continua surpreendendo e inovando, mostrando que é perfeitamente capaz de se manter como destaque na moda. Esse reconhecimento só valoriza ainda mais a habilidade envolvida e, principalmente, o trabalho das artesãs que criam peças exclusivas e personalizadas, preservando a arte de tecer com talento e criatividade.
Crochê é tendência de moda mundial
Além de ser tendência por aqui, o crochê está em alta no cenário global, com grifes como Prada e Miu Miu lançando peças-desejo. Bolsas, chapéus e até cintos em crochê têm causado alvoroço nas redes sociais, onde tutoriais de DIY (“Do It Yourself” ou”faça você mesmo” em português) não param de crescer, provando mais uma vez que o crochê não é só moda passageira — ele é estilo de vida, expressão e identidade.
Pingouin apoia o Ateliê Mão de Mãe na SPFW 2024
A Pingouin apoia o Ateliê Mão de Mãe que levou para a SPFW 2024 uma coleção inspirada nas Ìyàmìs, evocando o poder feminino por meio de franjas vermelhas e bordados que trazem uma conexão espiritual. Patrick Fortuna, diretor criativo da marca, explorou modelagens únicas e ousou ao trabalhar com piaçava e outras fibras naturais em parceria com a designer Cristiane Carlos, da Divino Amor, mostrando que o crochê vai muito além de roupas confortáveis — ele pode ser, sim, peça de luxo e alta moda.
Você sabia que é aqui no blog a gente já disponibilizou a receita de um vestido da marca Ateliê Mão de Mãe? É isso mesmo, diretamente das passarelas para o seu guarda-roupas!
Acesse aqui a receita do vestido Ateliê Mão de Mãe.
Para as crocheteiras de plantão, é a oportunidade perfeita para soltar a criatividade e explorar novas possibilidades. E para quem empreende, prepare-se: a moda feita à mão está mais valorizada do que nunca, e as peças em crochê prometem aquecer o mercado e trazer aquele toque especial que só a dedicação artesanal consegue oferecer. Preparem as agulhas!