Quantas de nós aprendemos artes manuais como tricô, crochê e bordado ao lado de nossas avós, sob a orientação carinhosa de suas mãos experientes? Essas lições nos ajudaram a desenvolver novas habilidades; entretanto, a parte mais gostosa eram os momentos de conexão, afeto e construção de memórias que carregamos para sempre.
Experiências mágicas
As avós têm um jeito único de transformar simples momentos em experiências mágicas. Suas histórias são recheadas de sabedoria e ensinamentos, contadas com aquela voz suave que acalma e inspira. São como bibliotecas vivas, guardiãs de histórias antigas e tradições familiares que muitas vezes moldam nossa visão de mundo.
Dizem que as avós são mães com açúcar, e essa é uma das verdades mais doces que podemos experimentar. O carinho das avós é reconfortante, um amor que se expressa em pequenos gestos do dia a dia. Quem não se lembra das casas de vó, sempre decoradas com toalhinhas de crochê, tapetes feitos à mão, e aquele cheirinho de comida gostosa que nos faz sentir tão bem-vindos?
Elas nos ensinam a valorizar as coisas simples da vida, como o prazer de saborear um bolo feito em casa e a importância de estar junto da família. Nos mostram que a felicidade está nos pequenos detalhes e nos momentos compartilhados com quem amamos.
O colo da avó é um refúgio, um lugar onde encontramos e proteção e mimos, sim, porque mimar também é papel das avós! Hoje é dia de homenagear e agradecer por todo o amor, pelos ensinamentos e pelas memórias que nossas avós nos proporcionaram.
Receita da vovó: Xale Maria Odete
Aprenda a fazer esse lindo xale, criado pela dona Maria Odete, avó da artesã Gabi Kyrillos da comunidade Pingouin. Foi tecido com o fio Sedificada, o que dá um toque especial e brilhante a peça.
Acesse a receita do xale Maria Odete aqui.
Aproveite e conheça o trabalho do artista plástico Thiago Rezende, que foi inspirado por sua avó.
Compartilhe aqui nos comentários uma lembrança especial com sua avó.