Como distrair as crianças nas férias com artes manuais

Férias escolares em julho podem ser um desafio para muitas mães, tias e avós que buscam maneiras de manter as crianças entretidas e longe das telas. As artes manuais, como crochê, tricô e macramê, são excelentes soluções. Além de serem divertidas, essas atividades estimulam o desenvolvimento das crianças, melhorando a coordenação motora, a concentração e a criatividade. Vamos explorar algumas receitas de técnicas artesanais que você pode ensinar às crianças para distraí-las de forma saudável e educativa.

Benefícios das técnicas artesanais

Técnicas artesanais como crochê, tricô e macramê são atividades que oferecem inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Elas ajudam a:

  • Desenvolver a coordenação motora fina: manipular fios e agulhas exige precisão e destreza.
  • Estimular a criatividade: as crianças podem escolher cores e texturas diferentes, fazendo combinações e criando peças únicas.
  • Promover a paciência e a concentração: devido à rapidez proporcionada pelas telas (celular, tablet, computador etc.), as crianças estão cada vez mais impacientes. Como os projetos artesanais requerem tempo e atenção aos detalhes, eles podem contribuir para o desenvolvimento dessa habilidade.
  • Proporcionar sensação de realização: completar um projeto artesanal dá às crianças um senso de orgulho e conquista.

Receitas artesanais para crianças

Deu para perceber que as artes manuais são excelentes alternativas para manter as crianças ocupadas e melhorar o desenvolvimento delas. Para isso, separamos algumas receitas fáceis e rápidas que os pequenos vão adorar fazer.

Tapete de pompom

Os pompons são fáceis e divertidos de fazer, sendo uma atividade perfeita para os pequenos. Usando a lã Flash da Pingouin, as crianças podem criar um tapete colorido e macio.

Confira a receita do tapete de pompom aqui. 

Pulseira da amizade com fios

As pulseiras da amizade se tornaram uma febre graças à cantora Taylor Swift, que incentivou seus fãs a produzi-las. Nos shows da cantora, eles adotaram a tradição de fazer essas pulseirinhas para presentear uns aos outros como símbolo de amizade e recordação desse momento especial. Geralmente feitas de miçangas, com letras e símbolos, essas pulseiras também podem ser criadas com fios.

Assista ao vídeo e veja como fazer uma pulseira da amizade usando apenas fio.

Faixa de cabelo em tricô

Uma receita simples de tricô para fazer uma faixa de cabelo usando o fio Balloon Amigo. É uma ótima maneira de introduzir as crianças ao tricô.

Confira a receita da faixa de cabelo em tricô aqui. 

 

Cachecol de tricô colorido

Um cachecol fácil de fazer com o fio Bocaina, que tem um efeito bouclé e é muito macio. As crianças vão adorar a textura e as cores vibrantes.

Confira a receita do cachecol de tricô colorido aqui. 

 

Colar de Macramê

Aqui você encontra três modelos diferentes de colares em macramê, todos feitos com fio 100% algodão Macramê da Pingouin e fáceis de fazer. Escolha cores alegres e ensine as crianças a produzir.

Assista às videoaulas aqui e escolha o seu colar de macramê favorito.

 

Luvas de crochê canelada

Uma receita fácil e rápida de luvas de crochê. Perfeita para iniciantes e ideais para essa época do ano.

Aprenda a fazer a luvas de crochê canelada aqui.

 

Manta de tricô de dedo

Um projeto fácil e rápido de fazer, sem agulhas usando apenas os dedos! Essa manta aconchegante é feita com o fio Giga que é macio e possui um toque suave. Uma receita excelente para crianças.

Confira a receita da manta de tricô de dedos aqui.

 

Férias com crochê no Ateliê Vanessa Maio

O Ateliê Vanessa Maio, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, criou um programa especial chamado “Férias com Crochê”. Essa iniciativa oferece oficinas para ensinar crochê a crianças de 6 a 14 anos, proporcionando uma oportunidade maravilhosa para os pequenos aprenderem algo novo e divertido. Quem sabe não tem um projeto parecido aí na sua cidade?

 

Brincadeiras para entreter as crianças

O fato é que vale muito a pena incentivar as crianças a se envolverem nessas atividades manuais. Elas se divertem e ao mesmo tempo desenvolvem habilidades valiosas para a vida.

Queremos aproveitar para sugerir mais algumas ideias de como distrair as crianças durante as férias em outro post aqui do blog, onde apresentamos 15 brincadeiras divertidas que vão mantê-las entretidas e felizes por bastante tempo.

Não esqueça de marcar @fiospingouin nas fotos dos projetos produzidos pelos seus pequenos, queremos muito ver!

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top